1.280 lojas fecharam este ano no Rio por causa da crise

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Passa-se o Ponto por Angeli

E ainda tem gente que diz que não existe crise. POis uma pesquisa do Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, baseado em dados da JUCERJA – Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, somente entre janeiro/maio deste ano mais de 1.280 estabelecimentos comerciais do Município do Rio fecharam as suas portas, a maioria na Zona Norte. Isso equivale a 33% mais do que no mesmo período do ano passado. Em todo o Estado foram extintas mais de 3.290 empresas, um aumento de 31% em relação ao mesmo período de 2014.

Do total de estabelecimentos comerciais que encerram as suas atividades na Cidade do Rio, 233 foram no Centro, 449 na Zona Norte, 363 na Zona Oeste e 239 na Zona Sul.

O caso mais emblemático é o do Centro, especialmente da Rua da Carioca, uma das mais tradicionais do comércio da cidade, onde 33 dos 60 estabelecimentos comerciais fecharam suas portas em menos de um ano porque não resistiram à alta dos preços do aluguel na região, as obras, mudanças de trânsito e falta de estacionamento.

Advertisement

De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, além do “boom” imobiliário, o quadro econômico do país tem afetado profundamente o comportamento do consumidor influenciando a sua disposição para a compra. “Neste momento de incertezas, com inflação e o desemprego em alta, em que ainda não sabemos o tamanho real da crise e o tempo que levará para que o País retome o crescimento, a primeira atitude do consumidor é reduzir os gastos, entre eles com as compras. Com isso o comércio lojista, já massacrado pelo peso da burocracia e da alta carga tributária, acaba sucumbindo e não encontra alternativa a não ser o encerramento de sua atividade”, diz Aldo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 1.280 lojas fecharam este ano no Rio por causa da crise
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui