10 características de um carioca

Foto de Gustavo Minas

Qualquer carioca que se preze deve ter pelo menos 7 dessas 10 características. Segundo estudos complexos, quem tiver menos que isso não pode ser considerado um legítimo carioca.

1. Sua TEC (Taxa de efetividade do chopp) é de no máximo 50%

Bar Luiz por Luis Cordova

Ou seja, a cada dois chopps que você marca, um não sai nunca. Eu disse NO MÁXIMO, porque um verdadeiro carioca preserva uma TEC de no máximo 30% (existem relatos de heróis que mantém essa taxa sempre em um digito).

2 – Você não chega na hora.

Bob Burnquist por Alex Carvalho

Chegar na hora é sinal de desrespeito com quem marcou, que com certeza não vai chegar na hora nem imaginava que você fosse. Um atraso de 15 minutos é o mínimo que você pode fazer. Por falar neles…

3 – Você usa “15 minutos” para tudo.

Largo da Carioca por Gilmar Mattos

Da minha casa até a sua? Uns 15 minutos. Quando eu vou sair de casa? Daqui a uns 15 minutos. Em quanto tempo eu chego ai? Em 15 minutos. É o minuto mágico. Se for um pouco menos do que 15, vira “5 minutos”. Se for um pouco mais, “meia hora”. Nada além desse tripé místico. Ainda no campo dos minutos:

4- Você fala minutos no diminutivo.

Relojoaria do Seu Edgard por i...z

Apesar dos minutos serem uma unidade de medida fixa, você os flexiona em “minutinhos”. Qualquer carioca sabe: uma coisa são 5 minutos, outra são 5 minutinhos!

5- Você passa 10 meses desejando o verão e dois meses reclamando que tá um calor absurdo

Blue Ice por Sheila Tostes

6- Você gosta do horário de verão, e todo ano fala a mesma frase: “Que beleza: Já são 19h e ainda tá com sol!”

pôr do sol na praia da Reserva de Marapendi por Rodrigo Soldon

7 – Você já teve alguma experiência traumática com a Amigos Unidos.

158

Ou quase morreu num ônibus deles (592, 158 etc), ou quase foi atropelado ou um deles quase bateu no seu carro.

8- Você já viu um ex-BBB ou uma famosidade qualquer na rua

bbb

Mas não sabia quem era e um amigo teve que te explicar “É a Vanessa, do BBB 5”

9- Você é flamenguista ou não gosta do Flamengo

Feliz Cidade por Elias Francioni

10 – Você gosta de mostrar intimidade na fala e na escrita

Movimento do Arpoador por Fábio Pinheiro

Os homens tem uma quantidade interminável de vocativos: brtoher, braço, irmão, família, federal, fera etc. As mulheres, um estoque infinito de amor e a estranha mania de multiplicar a última letra das palavras: “Amo mtoooo amigaaaaaa!!!”

Publicado originalmente no Blog Piração Total

Deixe seu comentário

Marcos Pinheiro22 Posts

Marcos é carioca e formado em Jornalismo pela PUC-Rio. Trabalhou com empreendedorismo desde a faculdade, coordena a ONG PECEP e trabalha no Instituto Phi. No tempo livre, gosta de ler e praticar esportes. Seus livros preferidos são “A revolução dos bichos”, “Amor nos tempos do cólera” e “O banqueiro dos pobres”.

71 Comentários

  • Maria Alda Tarlá Reply

    17 de junho de 2015 at 23:28

    "Olha só. … Faltou muita coisa,"Karaaka"!!…rs

  • Rose Viana Reply

    17 de junho de 2015 at 19:37

    tudo isso mesmo kkkkkkk

  • Gisele Moraes Reply

    19 de Maio de 2015 at 03:10

    E eu q pensava ser Gaúcha!!!kkkkkkk

  • José Candido Reply

    19 de Maio de 2015 at 00:50

    BAR LUIZ, DEU UMA SAUDADE DA RUA DA CARIOCA ( A MAIS CARIOCA DAS RUAS), FALTOU UMA SER CARIOCA É ADORAR A NATUREZA.

  • Sandra Da Silva Rocha Reply

    19 de Maio de 2015 at 00:46

    Sou carioquiiiiiiiiiiiiiiiissima!!! Qdo é que começa o verão meerrrmoo? Putz aquele calorão!!!! Adoooro o horário de verão e o meu Mengão!

  • Mari Souza Reply

    19 de Maio de 2015 at 00:09

    Esqueceu o " vamos marcar" o carioca sempre diz isso quando encontra alguém que quer marcar algo, seja reunião, churrasco , encontro de família , de amigos . a resposta é sempre "Vamos marcar"

  • Felipe Lima Ribeiro Reply

    18 de Maio de 2015 at 18:57

    Q materia fraca

  • Thainá Donato Reply

    18 de Maio de 2015 at 16:59

    Faltou o gosta de beber ou comer coisas na rua, mate, pastel, guaravita…

  • Priscila Dos Santos Ramos Reply

    18 de Maio de 2015 at 16:03

    Muito eu!!!!!
    Carioquíssima.

  • Fatima Besse Reply

    18 de Maio de 2015 at 15:58

    kkkkkkk verdade

  • Adelcio Barcellos Reply

    18 de Maio de 2015 at 15:06

    Verdade Pura!

  • Pilar Garcez Reply

    18 de Maio de 2015 at 14:14

    TEC foi excelente hahaha a minha deve ser de 10%

  • Marcelo Naconeski Reply

    18 de Maio de 2015 at 14:01

    Ana Grigolli Sim, um paulista pontual. E conheço cariocas que pensam como eu.

  • Ana Grigolli Reply

    18 de Maio de 2015 at 12:28

    você deve ser paulista!

  • Pedro Victor Lopes Reply

    18 de Maio de 2015 at 12:08

    Péssimo… Típica visão de "carioquinha" de zona sul. Do Rebouças pra cá vira turista !

  • Jonatas Batista Reply

    18 de Maio de 2015 at 01:33

    Sou carioca da zona norte. Só tenho uma ou duas características e olhe lá…

  • Bruna De Oliveira Reply

    18 de Maio de 2015 at 00:44

    mt cariocaaaaa u.u

  • Fatima Romar Reply

    18 de Maio de 2015 at 00:41

    Totalmente carioca!!!

  • Sônia Simões Reply

    18 de Maio de 2015 at 00:37

    Verdadeeee! Só achei a oitava caractrística de péééssimoooo gosto. Poderia substituí-la?

  • Helen Lazaro Reply

    10 de dezembro de 2013 at 11:09

    Exatamente isso!!!! Os quinze minutos é de lei!

  • Andre Moraes Reply

    8 de dezembro de 2013 at 13:38

    é isso aí sou carioca da gema apesar de morar em outro estado continuo deste jeito

  • Thaisis Moura Reply

    7 de dezembro de 2013 at 13:58

    Muito bom !!! hahahahaha

  • Andréia Rodrigues Gonçalves Dorsck Reply

    7 de dezembro de 2013 at 13:36

    Carioquiiiiiiissima!!!!!!!!!!kkkkkk

  • Teresa Cristina Cunha Freitas Reply

    7 de dezembro de 2013 at 02:51

    Sou tão carioca, que mesmo morando em outro Estado, as pessoas falam : Você é carioca né? Não tem jeito!!!!!

  • Gilson David Reply

    6 de dezembro de 2013 at 22:50

    Já virei num deles! Hahahah

  • Afonso Souza Reply

    6 de dezembro de 2013 at 12:04

    Compartilho até do seu medo do ônibus!!! Ao menos, a esquina da Bananal com Três Rios vai deixar de ser patrimônio do diabo verde…

  • Lygia Vianna Reply

    6 de dezembro de 2013 at 10:29

    1) Não. 2) Não, sou muito pontual. 3) Sim. 4) Sim. 5) Reclamo do calor e não o desejo nunca. 6) Sim, amo o horário de verão. 7) Não. 8) Não, nem sei quem são. 9) SIM, sou flamenguista! 10) Sim sou muito irreverente.

  • Cintia De Albuquerque Mendes Reply

    5 de dezembro de 2013 at 17:33

    Quintino Gomes Freire Eu volto ! Com certeza rsrsrs Sampa é muito crazy pra mim .. Mas trabalho é trabalho rs

  • Quintino Gomes Freire Reply

    5 de dezembro de 2013 at 17:25

    Vê se volta!!! 🙂

  • Cintia De Albuquerque Mendes Reply

    5 de dezembro de 2013 at 10:49

    Quintinoooo, moro em Sampa, mas sou do Rio, seus posts me deixam com orgulho e saudade de morar nessa terra dourada *-* Bjs

  • Fernandes Lucia Reply

    2 de novembro de 2013 at 11:45

    RSRSR TEM PAULISTA NA ÁREA!!!
    RSRSRSRSRS

  • Marcelo Naconeski Reply

    27 de outubro de 2013 at 03:12

    Atrasar em compromisso marcado é uma extrema falta de consideração. A menos que seja por motivos que não se controla. Não consigo ver como normal alguém se gabando de atrasar ou não cumprir com a promessa. Péssimo isso! Depois falam de atrasos em obras públicas. Tá aí a explicação da origem da letargia política.

  • Maria Manhani Reply

    24 de outubro de 2013 at 09:26

    Adoro esse jeito carioca de ser!!!!

  • Karyne Pereira Reply

    23 de outubro de 2013 at 14:58

    hahahahaha eu li o 3 e pensei: ''é verdade, mas falo minutinhos."
    Aí fui no 4 e… kkkkkkk sensacional.

  • Bianca Scarcelli Reply

    22 de outubro de 2013 at 16:10

    Sou Tijucana e sou sou chata pra CARALHO mesmo! Gostei, tirando o Big bosta que odeio e jamais saberia identificar um merda destes na rua.

  • Fefa Gomes Reply

    21 de outubro de 2013 at 22:24

    Tirando o nº 7, somos bem assim msm (nunca vi nenhum desses ônibus mas deve ser uma questão de bairro pra bairro.) Amo ser carioca!

  • Rob Udyat Reply

    21 de outubro de 2013 at 21:14

    Faltou bater palmas pro "por do sol no Arpoador"!!!

  • Quintino Gomes Freire Reply

    21 de outubro de 2013 at 17:45

    Opa, obrigado! Mas o texto é do grande Marcos Pinheiro

  • O Marquês de Pindorama Reply

    21 de outubro de 2013 at 17:31

    Céus, então cariocas e potiguares devem ter um ancestral em comum!

  • Rosana Souza Reply

    21 de outubro de 2013 at 17:19

    Quintino, vc é fera!

  • Carlos Montteiro Reply

    21 de outubro de 2013 at 16:57

    E tudo isso e tumate

  • Zozimo Fernandes Reply

    21 de outubro de 2013 at 16:45

    falar do bbb pqp! rsrs se pelo menos fosse dos podrões do final de festa!!falou desta linha de ônibus, mas não conhece o 665 ou 474! rsrs

  • Elisa Lima Reply

    21 de outubro de 2013 at 16:31

    Sem duvida o numero 6

  • Monique Oliveira Reply

    21 de outubro de 2013 at 16:07

    hauhauahuahauhauahuahuahauahua

  • Maria Nascimento de Oliveira Reply

    21 de outubro de 2013 at 16:03

    Amoooooooooooooooo,sou carioca ,sem o ser na verdade!!!

  • Celsa Lopes Reply

    21 de outubro de 2013 at 16:00

    CLARO VC É FLUMINENSE …É DE CAXIAS…CARIOCA É DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO…CAXIAS É ESTADO DO RIO…ADORO SUA TERRA….BJS

  • Montenegro Gabriel Reply

    21 de outubro de 2013 at 15:52

    hahahahahahhaa excelente.

  • Dehy Azeredo Coutinho Reply

    21 de outubro de 2013 at 15:49

    o Chopp do bar Luiz é o melhor do Rio !

  • Amanda Benitez Reply

    21 de outubro de 2013 at 15:48

    hihi?

  • Danrlei Araújo Reply

    21 de outubro de 2013 at 05:32

    Amo o Rio. <3

  • Lola Alves Reply

    19 de outubro de 2013 at 23:41

    Adoro esse jeito carioca e amo o Rio!

  • Miguel De Abrunhosa Bahia Reply

    19 de outubro de 2013 at 03:00

    Só tenho a comentar que os bbb não deveriam ser reconhecidos. Eles e o programa que os coloca na televisão só prestam deserviço.

  • Alline Ferreira Reply

    16 de outubro de 2013 at 23:14

    Agora tenho certeza que não sou carioca…nada a ver comigo!!!rsrsrs

  • Maria Elisa Galvão Menezes Reply

    16 de outubro de 2013 at 18:25

    Dê…nada A ver comigo…haver é verbo… a ver é o que vc quis dier…não é comigo…beijos

  • Bruno Mello Reply

    16 de outubro de 2013 at 02:17

    Todas menos a um e a sete!! kkkk

  • Cristiano Rolim Reply

    16 de outubro de 2013 at 01:22

    Mesmo morando longe, continuo carioquíssimo rsrsrsrsrs

  • Camila Mota Reply

    15 de outubro de 2013 at 21:34

    hahahaha verdade

  • Karina Gazetta de Oliveira Reply

    15 de outubro de 2013 at 21:29

    Acho que ser carioca vai além dos tópicos descritos acima , tem esteriótipos cariocas bem mais fortes e marcantes como o MERMO ao invés de mesmo é nosso exagero em pronunciar o S.Esses acima não me descreveram em nada, salvo fato de odiar o flamengo , haha' de resto , muito fraco.

  • Dê Allmeida Reply

    15 de outubro de 2013 at 21:05

    Quanto a amigos unidos eu concordo! 😛 kkkk restante … nada haver comigo! tudo isso foi muito estereotipado …

  • Marcio Marçal Reply

    15 de outubro de 2013 at 20:47

    hahahaha… mt boa…

  • Tatiana Cosenza Reply

    15 de outubro de 2013 at 19:51

    – ver BBB

  • Marcos Antonio Lins Costa Reply

    15 de outubro de 2013 at 17:52

    Apesar de ñ ser carioca "da gema", e sim da clara (eu sei, essa 'pseudo-piadinha' foi infame, horrível hehehe), C/ EXCEÇÃO da 6ª e 7ª, TODAS, EU DISSE, TODAS… Ou sejE, nem todas HEHEHE!!!

  • Nicholas Bastos Reply

    15 de outubro de 2013 at 17:22

    Para quem estudava na Urca, impossível não ter 1000 historias com o maldito 107.

  • Valmyr Brandão Reply

    30 de Abril de 2013 at 23:46

    Fraquíssimo!

  • Rita Lubanco Reply

    25 de Abril de 2013 at 23:53

    Nem tudooooo!

  • Lieze Lotte Muniz Rodrigues Reply

    25 de Abril de 2013 at 23:25

    Nasci em Petrolis, mas fui para o Rio, com +ou- 2 meses, portanto com a idade que tenh0, mas não vou dizer, sou carioquissíma, apesar de morar em São Paulo por desígnos do destino. Mas não gosto do verãozão do Rio. Estive agora de 16 a 21 abril. O Rio é uma delícia.

  • Gloria Glory Reply

    25 de Abril de 2013 at 23:23

    AMEIIIIIIIIII

  • Andreia Esteves Reply

    25 de Abril de 2013 at 23:08

    Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • Bill Tinoco Reply

    25 de Abril de 2013 at 23:08

    Gostar de horário de verão? Está louco! Hahaha.

    • Sergio Langenbach Reply

      28 de Abril de 2013 at 05:17

      Eu gosto, mas acho que a vida continua, e não somos só praia e horário de verão! Me senti um vagabundo por nos rotularem assim!

  • Fernanda Evangelista Reply

    25 de Abril de 2013 at 22:50

    Na moral … algumas me irritam. E eu SOU CARIOCA !