10 características de um carioca | Diário do Rio

10 características de um carioca

52

Foto de Gustavo Minas

O blog Piração Total do Marcos Pinheiro deveria ser atualizado toda hora, pena que não seja, que cada post deles é sensacional, como é o caso do Dicionário Carioquês-Português, felizmente agora o Marcos Pinheiro escreve para o Diário do Rio. Em 2011 ele produziu o 10 características de um carioca, ressaltando que “qualquer carioca que se preze deve ter pelo menos 7 dessas 10 características

Não chegar na hora então, aqui no Rio é praticamente falta de educação chegar no horário marcado, o anfitrião muitas vezes não está nem de banho tomado. A única coisa que não me vi refletido foi o ônibus, morador de Jacarepaguá que sou, meu medo é do Caxias-Freguesia.

Veja a lista e diga quais são as suas:


1. Sua TEC (Taxa de efetividade do chopp) é de no máximo 50%

Bar Luiz por Luis Cordova

Ou seja, a cada dois chopps que você marca, um não sai nunca. Eu disse NO MÁXIMO, porque um verdadeiro carioca preserva uma TEC de no máximo 30% (existem relatos de heróis que mantém essa taxa sempre em um digito).

2 – Você não chega na hora.

Bob Burnquist por Alex Carvalho

Chegar na hora é sinal de desrespeito com quem marcou, que com certeza não vai chegar na hora nem imaginava que você fosse. Um atraso de 15 minutos é o mínimo que você pode fazer. Por falar neles…

3 – Você usa “15 minutos” para tudo.

Largo da Carioca por Gilmar Mattos

Da minha casa até a sua? Uns 15 minutos. Quando eu vou sair de casa? Daqui a uns 15 minutos. Em quanto tempo eu chego ai? Em 15 minutos. É o minuto mágico. Se for um pouco menos do que 15, vira “5 minutos”. Se for um pouco mais, “meia hora”. Nada além desse tripé místico. Ainda no campo dos minutos:

4- Você fala minutos no diminutivo.

Relojoaria do Seu Edgard por i...z

Apesar dos minutos serem uma unidade de medida fixa, você os flexiona em “minutinhos”. Qualquer carioca sabe: uma coisa são 5 minutos, outra são 5 minutinhos!

5- Você passa 10 meses desejando o verão e dois meses reclamando que tá um calor absurdo

Blue Ice por Sheila Tostes

6- Você gosta do horário de verão, e todo ano fala a mesma frase: “Que beleza: Já são 19h e ainda tá com sol!”

pôr do sol na praia da Reserva de Marapendi por Rodrigo Soldon

7 – Você já teve alguma experiência traumática com a Amigos Unidos.

158

Ou quase morreu num ônibus deles (592, 158 etc), ou quase foi atropelado ou um deles quase bateu no seu carro.

8- Você já viu um ex-BBB ou uma famosidade qualquer na rua

bbb

Mas não sabia quem era e um amigo teve que te explicar “É a Vanessa, do BBB 5”

9- Você é flamenguista ou não gosta do Flamengo

Feliz Cidade por Elias Francioni

10 – Você gosta de mostrar intimidade na fala e na escrita

Movimento do Arpoador por Fábio Pinheiro

Os homens tem uma quantidade interminável de vocativos: brtoher, braço, irmão, família, federal, fera etc. As mulheres, um estoque infinito de amor e a estranha mania de multiplicar a última letra das palavras: “Amo mtoooo amigaaaaaa!!!”

Quintino Gomes
Defensor do Carioca Way of Life, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima
Quintino Gomes

Latest posts by Quintino Gomes (see all)

52 Comentários

  1. Lieze Lotte Muniz Rodrigues on

    Nasci em Petrolis, mas fui para o Rio, com +ou- 2 meses, portanto com a idade que tenh0, mas não vou dizer, sou carioquissíma, apesar de morar em São Paulo por desígnos do destino. Mas não gosto do verãozão do Rio. Estive agora de 16 a 21 abril. O Rio é uma delícia.

  2. Marcos Antonio Lins Costa on

    Apesar de ñ ser carioca "da gema", e sim da clara (eu sei, essa 'pseudo-piadinha' foi infame, horrível hehehe), C/ EXCEÇÃO da 6ª e 7ª, TODAS, EU DISSE, TODAS… Ou sejE, nem todas HEHEHE!!!

  3. Karina Gazetta de Oliveira on

    Acho que ser carioca vai além dos tópicos descritos acima , tem esteriótipos cariocas bem mais fortes e marcantes como o MERMO ao invés de mesmo é nosso exagero em pronunciar o S.Esses acima não me descreveram em nada, salvo fato de odiar o flamengo , haha' de resto , muito fraco.

  4. Miguel De Abrunhosa Bahia on

    Só tenho a comentar que os bbb não deveriam ser reconhecidos. Eles e o programa que os coloca na televisão só prestam deserviço.

  5. Bianca Scarcelli on

    Sou Tijucana e sou sou chata pra CARALHO mesmo! Gostei, tirando o Big bosta que odeio e jamais saberia identificar um merda destes na rua.

  6. Marcelo Naconeski on

    Atrasar em compromisso marcado é uma extrema falta de consideração. A menos que seja por motivos que não se controla. Não consigo ver como normal alguém se gabando de atrasar ou não cumprir com a promessa. Péssimo isso! Depois falam de atrasos em obras públicas. Tá aí a explicação da origem da letargia política.

  7. 1) Não. 2) Não, sou muito pontual. 3) Sim. 4) Sim. 5) Reclamo do calor e não o desejo nunca. 6) Sim, amo o horário de verão. 7) Não. 8) Não, nem sei quem são. 9) SIM, sou flamenguista! 10) Sim sou muito irreverente.

Leave A Reply