10 características de um carioca | Diário do Rio

10 características de um carioca

52

Foto de Gustavo Minas

O blog Piração Total do Marcos Pinheiro deveria ser atualizado toda hora, pena que não seja, que cada post deles é sensacional, como é o caso do Dicionário Carioquês-Português, felizmente agora o Marcos Pinheiro escreve para o Diário do Rio. Em 2011 ele produziu o 10 características de um carioca, ressaltando que “qualquer carioca que se preze deve ter pelo menos 7 dessas 10 características

Não chegar na hora então, aqui no Rio é praticamente falta de educação chegar no horário marcado, o anfitrião muitas vezes não está nem de banho tomado. A única coisa que não me vi refletido foi o ônibus, morador de Jacarepaguá que sou, meu medo é do Caxias-Freguesia.

Veja a lista e diga quais são as suas:


1. Sua TEC (Taxa de efetividade do chopp) é de no máximo 50%

Bar Luiz por Luis Cordova

Ou seja, a cada dois chopps que você marca, um não sai nunca. Eu disse NO MÁXIMO, porque um verdadeiro carioca preserva uma TEC de no máximo 30% (existem relatos de heróis que mantém essa taxa sempre em um digito).

2 – Você não chega na hora.

Bob Burnquist por Alex Carvalho

Chegar na hora é sinal de desrespeito com quem marcou, que com certeza não vai chegar na hora nem imaginava que você fosse. Um atraso de 15 minutos é o mínimo que você pode fazer. Por falar neles…

3 – Você usa “15 minutos” para tudo.

Largo da Carioca por Gilmar Mattos

Da minha casa até a sua? Uns 15 minutos. Quando eu vou sair de casa? Daqui a uns 15 minutos. Em quanto tempo eu chego ai? Em 15 minutos. É o minuto mágico. Se for um pouco menos do que 15, vira “5 minutos”. Se for um pouco mais, “meia hora”. Nada além desse tripé místico. Ainda no campo dos minutos:

4- Você fala minutos no diminutivo.

Relojoaria do Seu Edgard por i...z

Apesar dos minutos serem uma unidade de medida fixa, você os flexiona em “minutinhos”. Qualquer carioca sabe: uma coisa são 5 minutos, outra são 5 minutinhos!

5- Você passa 10 meses desejando o verão e dois meses reclamando que tá um calor absurdo

Blue Ice por Sheila Tostes

6- Você gosta do horário de verão, e todo ano fala a mesma frase: “Que beleza: Já são 19h e ainda tá com sol!”

pôr do sol na praia da Reserva de Marapendi por Rodrigo Soldon

7 – Você já teve alguma experiência traumática com a Amigos Unidos.

158

Ou quase morreu num ônibus deles (592, 158 etc), ou quase foi atropelado ou um deles quase bateu no seu carro.

8- Você já viu um ex-BBB ou uma famosidade qualquer na rua

bbb

Mas não sabia quem era e um amigo teve que te explicar “É a Vanessa, do BBB 5”

9- Você é flamenguista ou não gosta do Flamengo

Feliz Cidade por Elias Francioni

10 – Você gosta de mostrar intimidade na fala e na escrita

Movimento do Arpoador por Fábio Pinheiro

Os homens tem uma quantidade interminável de vocativos: brtoher, braço, irmão, família, federal, fera etc. As mulheres, um estoque infinito de amor e a estranha mania de multiplicar a última letra das palavras: “Amo mtoooo amigaaaaaa!!!”

Quintino Gomes
Defensor do Carioca Way of Life, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima

52 Comentários

  1. Lieze Lotte Muniz Rodrigues on

    Nasci em Petrolis, mas fui para o Rio, com +ou- 2 meses, portanto com a idade que tenh0, mas não vou dizer, sou carioquissíma, apesar de morar em São Paulo por desígnos do destino. Mas não gosto do verãozão do Rio. Estive agora de 16 a 21 abril. O Rio é uma delícia.

  2. Marcos Antonio Lins Costa on

    Apesar de ñ ser carioca "da gema", e sim da clara (eu sei, essa 'pseudo-piadinha' foi infame, horrível hehehe), C/ EXCEÇÃO da 6ª e 7ª, TODAS, EU DISSE, TODAS… Ou sejE, nem todas HEHEHE!!!

  3. Karina Gazetta de Oliveira on

    Acho que ser carioca vai além dos tópicos descritos acima , tem esteriótipos cariocas bem mais fortes e marcantes como o MERMO ao invés de mesmo é nosso exagero em pronunciar o S.Esses acima não me descreveram em nada, salvo fato de odiar o flamengo , haha' de resto , muito fraco.

  4. Miguel De Abrunhosa Bahia on

    Só tenho a comentar que os bbb não deveriam ser reconhecidos. Eles e o programa que os coloca na televisão só prestam deserviço.

  5. Bianca Scarcelli on

    Sou Tijucana e sou sou chata pra CARALHO mesmo! Gostei, tirando o Big bosta que odeio e jamais saberia identificar um merda destes na rua.

  6. Marcelo Naconeski on

    Atrasar em compromisso marcado é uma extrema falta de consideração. A menos que seja por motivos que não se controla. Não consigo ver como normal alguém se gabando de atrasar ou não cumprir com a promessa. Péssimo isso! Depois falam de atrasos em obras públicas. Tá aí a explicação da origem da letargia política.

  7. 1) Não. 2) Não, sou muito pontual. 3) Sim. 4) Sim. 5) Reclamo do calor e não o desejo nunca. 6) Sim, amo o horário de verão. 7) Não. 8) Não, nem sei quem são. 9) SIM, sou flamenguista! 10) Sim sou muito irreverente.

Leave A Reply