As 10 melhores universidades do Rio de Janeiro em 2013

As 10 melhores universidades do Rio de Janeiro em 2013

36

UFRJ é a melhor universidade do Rio de JaneiroSemana passada a Folha de São Paulo publicou o seu ranking universitário 2013 com as melhores universidades do Brasil. E, devo dizer, foi uma decepção a posição que o Rio de Janeiro ficou.

Das top 10, apenas UFRJ está, ao menos é em 2º lugar. No top 20, ao menos, temos também a UERJ, a UFF e a PUC-Rio, a única particular do Rio no Top 100. Uma grande vergonha.

Ranking Universidade Nota
UFRJ 95.64
13º UERJ 85.04
15º PUC-RIO 84.31
18º UFF 83.49
36º UENF 69.96
44º Rural 63.82
83º UNIRIO 44.75
104º Estácio de Sá 37.05
109º Gama Filho 35.4
115º UNIGRANRIO 32.98

A nota dada é feita com 7 subindicadores:

  • Trabalhos científicos publicados pela instituição
  • Citações desses trabalhos em outras pesquisas
  • Proporção de citações por publicações
  • Publicações por docente
  • Citações por docente
  • Publicações em revistas científicas nacionais
  • Recursos captados em agências de fomento
Quintino Gomes
Defensor do Carioca Way of Life, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima
Quintino Gomes

Latest posts by Quintino Gomes (see all)

36 Comentários

  1. Porém ,a facul de Medicina da Universidade Estácio de Sá, está entre uma das melhores do Brasil, muito bem equipada com tecnologia de ponta e professores altamente gabaritados. Quem tiver dúvidas….. Visite a Faculdade de Medicina, antes da inscrição no vestibular…..

  2. O que temos de bom, não é publicado. Aliás não só o curso de Medicina, os outros tb….. As pessoas tem um conceito errôneo … Dizem que é só pagar e é fácil de entrar…. Mas permanecer, mantendo notas, atualizando-se com as informações, sendo visionários das novas tecnologias aplicadas juntamente com as metodologias…. Com professores de primeira linha, contemporâneos, que estão sempre na web em contato com seus alunos, colocando-os informados, sobre novos cursos, palestras em outras salas de faculdades etc…. Não é repassado…. Não tem GREVE! Sabem que os alunos da Estácio não necessitam de comprarem livros? Eles recebem todos os materiais mesmo….. Não é publicidade é fato real……. Apenas um pouco de meu conhecimento para vocês meus amigos. Sou formada em outra Universidade e tenho 3 filhos. UVA, UFRJ e o último está na Estácio. Então tenho direito e posso fazer comparações… Eles são de áreas diferentes….Baseada em experiências que passo essa informação. Sandra Carvalho.

  3. Kkkkkkkkk! A Escracho de Sá não é aquela onde um analfabeto passou e deu no Fantástico? Ainda passou nas cabeças! Não é aquela que tem campus em tudo que é buraco, até em parque de diversões? Realmente, a internet aceita qualquer mentira e bravata, mas essa é dose!!! Escracho nas cabeças, kkkkkkkkkkk! Acooooooooorda Alice! A quem vc pensa que vai enganar???

  4. Mais uma vêz o estado de SP na frente, prá variar! Vamos esperar o ranking dos quiosques de praia ou dos campeonatos de frescobol. Com certeza estaremos melhos ranqueados (rs,rs,rs…)!
    A música é antiga, mas cada dia mais atual: Rio, cidade que me seduz, de dia falta água e de noite falta luz!

  5. A maioria das universidades particulares do Rio são péssimas…estilo pagou e passou…todo mundo sabe disto! O aluno, de qualque instituição de ensino, tem que correr muito atrás de ampliar seu conhecimento por conta própria mesmo…é o que penso! Opinião: cada um tem a sua e respeite a do outro.

  6. Raphaela Pereira Dos Santos on

    os quesitos na minha opinião ainda são mega questionáveis… O docente tem que ser muuuito fera e digo logo que para mim… a melhor universidade é aquela em que forma profissionais inigualáveis. Tenho amigos que estudaram na UFRJ onde a maioria dos professores se acham estrelas e o processo criativo dos alunos é irrelevante. De que adianta um professor que perde tempo com um zilhão de publicações e esquece dos seus alunos… que são os profissionais de amanhã e professores no futuro? Alunos como eu que sofre quando te acham preguiçosa quando no fundo você sobrevive as dificuldades de aprendizado como dislexia e TDAs e estes "Mestres" pos-doutorados nem sabem como lidar com isso????
    Para mim… isso é o mesmo que dizer que a J.K. Rowling é a melhor escritora do mundo por causa do numero exorbitante de livros…. Bobagem.

  7. Thiago Henrique Barbosa on

    Além de escrever mal, só falou merda. Se fosse formada em 3 universidade não usaria (…) para escrever. Mentir é feio, usar argumentos fracos é pior ainda.

  8. Sandra Carvalho
    A pessoa nem sabe interpretar o q vc escreveu e ja vem com 7 pedras…já ouvi disso tb, que a Estácio eh mto boa em Medicina… e tem mta gente que sai das faculdades publicas pela demora em se formar por causa das greves…

  9. Caroline Barcelos on

    Santa ignorancia de uns. Bom é o fundão com seu hospital vergonhoso, boa é a gama filho em greve e sem hospitais pra aula pratica!

  10. Sandra Carvalho Se você ler a matéria direito vai ver que as melhores faculdades foram classificadas em relação a várias características, então você dizer que o curso de Medicina da Estácio é um dos melhores do Brasil não quer dizer nada e não se aplica ao assunto do texto, uma vez que este não trata sobre melhor curso de medicina(ou qualquer curso separadamente) e sim uma análise geral. A faculdade x pode ter o melhor curso z do brasil, mas não é isto que está sendo discutido na matéria.

  11. Caroline Barcelos a questão é ensino, de que adianta uma grande estrutura se o ensino for um lixo? Não to dizendo que a faculdade tem que ser largada, mas o ponto aqui não é estrutura e sim qualidade de ensino.

  12. Esse ranking da Folha de São Paulo favorece universidades(vários cursos)…FGV, IBMEC e o IME, que são faculdades com poucos cursos ficam prejudicadas porque alguns critérios usados favorecem a quantidade de coisas ao invés da qualidade.

  13. As universidades maiores (em numero de cursos) sempre ficarão na frente, afinal eles avaliam quantidade de trabalhos publicados e coisas do tipo, talvez esse seja o motivo de universidades como ibmec e FGV nao aparecerem na lista e a Estácio sim.

  14. Na boa, é muita pesquisa, muita publicação, muita grana publica gasta, pra pouquíssimos resultados visíveis. Se pegássemos a grana investida nessas pseudo pesquisas e investíssemos diretamente na população, os resultados apareceriam mais depressa. O que adianta publicar muito?? O conteúdo da publicação tem relevância?? Quase tudo que é produzido nas academias hj, é o mais do mesmo!!! Alguns criticam o Bolsa Família, mas sobrevivem de bolsa também, porém uma bolsa bem mais cheia né. Ahhh, cansada de hipocrisia e de pseudo intelectuais.

  15. Verdade, eu sou carioca, mas moro em BH e estudo numa faculdade particular, as universidades particulares mineiras sao muito superiores as do Rio, inclusive, em Minas nao se faz distinção entre as universicades publicas e privadas.

  16. Diego Cop, sim cara, quero ser enganado, deve ser por isso que estudo na Federal Fluminense, mas deixa pra lá. Só quis dizer que o MEC não possui credibilidade nenhuma, então essas listas não valem nada. O exame é falho, só na UFF, mais de 10 cursos boicotaram e mesmo assim ela é a 18ª.

Leave A Reply