As 10 melhores universidades do Rio de Janeiro em 2013

As 10 melhores universidades do Rio de Janeiro em 2013

40
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

UFRJ é a melhor universidade do Rio de JaneiroSemana passada a Folha de São Paulo publicou o seu ranking universitário 2013 com as melhores universidades do Brasil. E, devo dizer, foi uma decepção a posição que o Rio de Janeiro ficou.

Das top 10, apenas UFRJ está, ao menos é em 2º lugar. No top 20, ao menos, temos também a UERJ, a UFF e a PUC-Rio, a única particular do Rio no Top 100. Uma grande vergonha.

Ranking Universidade Nota
UFRJ 95.64
13º UERJ 85.04
15º PUC-RIO 84.31
18º UFF 83.49
36º UENF 69.96
44º Rural 63.82
83º UNIRIO 44.75
104º Estácio de Sá 37.05
109º Gama Filho 35.4
115º UNIGRANRIO 32.98

A nota dada é feita com 7 subindicadores:

  • Trabalhos científicos publicados pela instituição
  • Citações desses trabalhos em outras pesquisas
  • Proporção de citações por publicações
  • Publicações por docente
  • Citações por docente
  • Publicações em revistas científicas nacionais
  • Recursos captados em agências de fomento

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Quintino Gomes Freire
Defensor do Carioca Way of Life, mora em Jacarepaguá, trabalha na Zona Sul, mas já passou pelo Mercadão de Madureira, pelo Centro, Barra e pela Ilha do Governador. Filho de uma mãe carioca da Gema, nascida no Catumbi e de pai português. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

40 comentários

  1. Porém ,a facul de Medicina da Universidade Estácio de Sá, está entre uma das melhores do Brasil, muito bem equipada com tecnologia de ponta e professores altamente gabaritados. Quem tiver dúvidas….. Visite a Faculdade de Medicina, antes da inscrição no vestibular…..

  2. O que temos de bom, não é publicado. Aliás não só o curso de Medicina, os outros tb….. As pessoas tem um conceito errôneo … Dizem que é só pagar e é fácil de entrar…. Mas permanecer, mantendo notas, atualizando-se com as informações, sendo visionários das novas tecnologias aplicadas juntamente com as metodologias…. Com professores de primeira linha, contemporâneos, que estão sempre na web em contato com seus alunos, colocando-os informados, sobre novos cursos, palestras em outras salas de faculdades etc…. Não é repassado…. Não tem GREVE! Sabem que os alunos da Estácio não necessitam de comprarem livros? Eles recebem todos os materiais mesmo….. Não é publicidade é fato real……. Apenas um pouco de meu conhecimento para vocês meus amigos. Sou formada em outra Universidade e tenho 3 filhos. UVA, UFRJ e o último está na Estácio. Então tenho direito e posso fazer comparações… Eles são de áreas diferentes….Baseada em experiências que passo essa informação. Sandra Carvalho.

  3. Kkkkkkkkk! A Escracho de Sá não é aquela onde um analfabeto passou e deu no Fantástico? Ainda passou nas cabeças! Não é aquela que tem campus em tudo que é buraco, até em parque de diversões? Realmente, a internet aceita qualquer mentira e bravata, mas essa é dose!!! Escracho nas cabeças, kkkkkkkkkkk! Acooooooooorda Alice! A quem vc pensa que vai enganar???

  4. Mais uma vêz o estado de SP na frente, prá variar! Vamos esperar o ranking dos quiosques de praia ou dos campeonatos de frescobol. Com certeza estaremos melhos ranqueados (rs,rs,rs…)!
    A música é antiga, mas cada dia mais atual: Rio, cidade que me seduz, de dia falta água e de noite falta luz!

  5. A maioria das universidades particulares do Rio são péssimas…estilo pagou e passou…todo mundo sabe disto! O aluno, de qualque instituição de ensino, tem que correr muito atrás de ampliar seu conhecimento por conta própria mesmo…é o que penso! Opinião: cada um tem a sua e respeite a do outro.

  6. Raphaela Pereira Dos Santos on

    os quesitos na minha opinião ainda são mega questionáveis… O docente tem que ser muuuito fera e digo logo que para mim… a melhor universidade é aquela em que forma profissionais inigualáveis. Tenho amigos que estudaram na UFRJ onde a maioria dos professores se acham estrelas e o processo criativo dos alunos é irrelevante. De que adianta um professor que perde tempo com um zilhão de publicações e esquece dos seus alunos… que são os profissionais de amanhã e professores no futuro? Alunos como eu que sofre quando te acham preguiçosa quando no fundo você sobrevive as dificuldades de aprendizado como dislexia e TDAs e estes "Mestres" pos-doutorados nem sabem como lidar com isso????
    Para mim… isso é o mesmo que dizer que a J.K. Rowling é a melhor escritora do mundo por causa do numero exorbitante de livros…. Bobagem.

  7. Thiago Henrique Barbosa on

    Além de escrever mal, só falou merda. Se fosse formada em 3 universidade não usaria (…) para escrever. Mentir é feio, usar argumentos fracos é pior ainda.

  8. Sandra Carvalho
    A pessoa nem sabe interpretar o q vc escreveu e ja vem com 7 pedras…já ouvi disso tb, que a Estácio eh mto boa em Medicina… e tem mta gente que sai das faculdades publicas pela demora em se formar por causa das greves…

  9. Caroline Barcelos on

    Santa ignorancia de uns. Bom é o fundão com seu hospital vergonhoso, boa é a gama filho em greve e sem hospitais pra aula pratica!

  10. Sandra Carvalho Se você ler a matéria direito vai ver que as melhores faculdades foram classificadas em relação a várias características, então você dizer que o curso de Medicina da Estácio é um dos melhores do Brasil não quer dizer nada e não se aplica ao assunto do texto, uma vez que este não trata sobre melhor curso de medicina(ou qualquer curso separadamente) e sim uma análise geral. A faculdade x pode ter o melhor curso z do brasil, mas não é isto que está sendo discutido na matéria.

  11. Caroline Barcelos a questão é ensino, de que adianta uma grande estrutura se o ensino for um lixo? Não to dizendo que a faculdade tem que ser largada, mas o ponto aqui não é estrutura e sim qualidade de ensino.

  12. Esse ranking da Folha de São Paulo favorece universidades(vários cursos)…FGV, IBMEC e o IME, que são faculdades com poucos cursos ficam prejudicadas porque alguns critérios usados favorecem a quantidade de coisas ao invés da qualidade.

  13. As universidades maiores (em numero de cursos) sempre ficarão na frente, afinal eles avaliam quantidade de trabalhos publicados e coisas do tipo, talvez esse seja o motivo de universidades como ibmec e FGV nao aparecerem na lista e a Estácio sim.

  14. Na boa, é muita pesquisa, muita publicação, muita grana publica gasta, pra pouquíssimos resultados visíveis. Se pegássemos a grana investida nessas pseudo pesquisas e investíssemos diretamente na população, os resultados apareceriam mais depressa. O que adianta publicar muito?? O conteúdo da publicação tem relevância?? Quase tudo que é produzido nas academias hj, é o mais do mesmo!!! Alguns criticam o Bolsa Família, mas sobrevivem de bolsa também, porém uma bolsa bem mais cheia né. Ahhh, cansada de hipocrisia e de pseudo intelectuais.

  15. Verdade, eu sou carioca, mas moro em BH e estudo numa faculdade particular, as universidades particulares mineiras sao muito superiores as do Rio, inclusive, em Minas nao se faz distinção entre as universicades publicas e privadas.

  16. Diego Cop, sim cara, quero ser enganado, deve ser por isso que estudo na Federal Fluminense, mas deixa pra lá. Só quis dizer que o MEC não possui credibilidade nenhuma, então essas listas não valem nada. O exame é falho, só na UFF, mais de 10 cursos boicotaram e mesmo assim ela é a 18ª.

  17. Gente é claro manipulado , os quesitos que estão apresentados na pesquisa são realmente para favorecerem as faculdades públicas. É só pensarem um pouco e perceberão , as greves atrapalham o rendimento das turmas , as infraestruturas estão precárias , o sistema de cotas diminuí o nível acadêmico das turmas… Então , como isso não conta ? A uerj que já foi e ainda é referência em Direito não ocupou neste ano os primeiros lugares no ranking da OAB . Eu conheco algumas das faculdades públicas de meu estado (Uerj ,UFRJ , UFRRj , UFF) , e posso dizer que na parte acadêmica elas ja foram bem melhores e hj sobrevivem de status que tiveram antigamente.

Leave A Reply