10 nomes de bairros do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Pesquisei no wikipédia , uma lista com a origem dos nomes dos bairros do Rio. Não achei nenhuma lista agregando os bairros. Resolvi fazer a minha. Segue abaixo um lista de 10 bairros do Rio:

Ipanema: significa “águas perigosas” em tupi.

Grajaú foi dado em homenagem a cidade de Grajaú, terra natal do engenheiro que projetou o bairro, no interior do Maranhão. Várias ruas do bairro tem nome de cidades e rios maranhenses.

Leblon: O nome teve sua origem numa chácara pertencente ao francês Charles Le Bron que existia no local em meados do Século XIX.

Advertisement

Leme: O bairro deve seu nome à Pedra do Leme contornada pelas praias da Urca e Botafogo e cujo formato, visto de cima, se assemelha ao do leme de um navio.

Copacabana: vem da língua quechua, da Bolívia, e significa, segundo o “Dicionário de Curiosidades do Rio de Janeiro”, lugar luminoso ou praia azul… Originalmente , o nome do bairro era Sacopenapã.

Maracanã: O nome Maracanã vem do tupi maraka’nã, que significa papagaio. Provavelmente o rio homônimo recebeu este nome por ter suas cercanias habitadas por uma ou mais espécies destes psitacídeos.

Ilha do Governador: Terra natal de Araribóia, era habitada pelos índios Temiminós, que a abandonaram em conseqüência dos ataques de inimigos Tamoios e traficantes franceses de pau-brasil, os quais foram definitivamente expulsos em 1567, pelos portugueses. Doada a 5 de setembro desse ano por Mem de Sá a seu sobrinho Salvador Correia de Sá (o Velho), futuro governador (dái o nome do bairro) da capitania.

Tijuca: é nome de origem indígena (tupi) e significa brejal, charco, lamaçal, pântano. Recorde-se que esse nome era próprio da Barra e da Lagoa (Tijuca), originariamente. Invadindo a cidade, o uso popular acabou substituindo nomes como Andaraí Pequeno (hoje Tijuca).

Vila Isabel: O bairro foi batizado em homenagem à Princesa Isabel.

Gávea: O bairro deve seu nome à vista privilegiada da Pedra da Gávea (embora esta se localize em São Conrado, outro bairro), que por sua vez foi assim batizada por ter em seu topo uma formação rochosa semelhante à gávea dos navios.

Como tinha índio por aqui né? E não sobrou nenhum para contar história….

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 10 nomes de bairros do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 10 nomes de bairros do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui