10 nomes de bairros do Rio | Diário do Rio

10 nomes de bairros do Rio

21

Pesquisei no wikipédia , uma lista com a origem dos nomes dos bairros do Rio. Não achei nenhuma lista agregando os bairros. Resolvi fazer a minha. Segue abaixo um lista de 10 bairros do Rio:

Ipanema: significa “águas perigosas” em tupi.

Grajaú foi dado em homenagem a cidade de Grajaú, terra natal do engenheiro que projetou o bairro, no interior do Maranhão. Várias ruas do bairro tem nome de cidades e rios maranhenses.

Leblon: O nome teve sua origem numa chácara pertencente ao francês Charles Le Bron que existia no local em meados do Século XIX.

Leme: O bairro deve seu nome à Pedra do Leme contornada pelas praias da Urca e Botafogo e cujo formato, visto de cima, se assemelha ao do leme de um navio.

Copacabana: vem da língua quechua, da Bolívia, e significa, segundo o “Dicionário de Curiosidades do Rio de Janeiro”, lugar luminoso ou praia azul… Originalmente , o nome do bairro era Sacopenapã.

Maracanã: O nome Maracanã vem do tupi maraka’nã, que significa papagaio. Provavelmente o rio homônimo recebeu este nome por ter suas cercanias habitadas por uma ou mais espécies destes psitacídeos.

Ilha do Governador: Terra natal de Araribóia, era habitada pelos índios Temiminós, que a abandonaram em conseqüência dos ataques de inimigos Tamoios e traficantes franceses de pau-brasil, os quais foram definitivamente expulsos em 1567, pelos portugueses. Doada a 5 de setembro desse ano por Mem de Sá a seu sobrinho Salvador Correia de Sá (o Velho), futuro governador (dái o nome do bairro) da capitania.

Tijuca: é nome de origem indígena (tupi) e significa brejal, charco, lamaçal, pântano. Recorde-se que esse nome era próprio da Barra e da Lagoa (Tijuca), originariamente. Invadindo a cidade, o uso popular acabou substituindo nomes como Andaraí Pequeno (hoje Tijuca).

Vila Isabel: O bairro foi batizado em homenagem à Princesa Isabel.

Gávea: O bairro deve seu nome à vista privilegiada da Pedra da Gávea (embora esta se localize em São Conrado, outro bairro), que por sua vez foi assim batizada por ter em seu topo uma formação rochosa semelhante à gávea dos navios.

Como tinha índio por aqui né? E não sobrou nenhum para contar história….


Quintino Gomes
Defensor do Carioca Way of Life, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima
Quintino Gomes

Latest posts by Quintino Gomes (see all)

21 Comentários

  1. S. Conrado era chamado de Praia da Gávea, ou seja, o bairro da Gávea ia até S. Conrado, que depois mudou de nome. Por isso o Gavea Golf e a Pedra da Gávea estão em S. Conrado.

  2. Certa vez ouvi que a origem de “Realengo” é a placa do nome do bonde que servia a região… que originalmente se chamava “Real Engenho” (na placa do bonde lia-se “Real Engº”.

  3. Excelente, nota dez!
    Mas e estou precisando descobrir o significado da palavra Gamboa, denominaçção de um bairro do Rio,gostaria de receber orientação nesse sentido.

    Waldair Queiroz

  4. **> Niterói = Águas Escondidas
    **> Itaipu = Pedra que brota água ( Nas cente , fonte…)
    **> Itacoatiara = Pedra Figurada ( Pedra desenhada)
    **> Piratininga= Praia do Peixe Seco ( Antigamente, os índios utilizavam técnicas de conservação de peixes através da secagem ao sol e da salmora por toda a orla da praia)
    ***> Camboinhas = Folhas que Caem ( Assim chamadas pelos indígenas por ser predominante naquela região , uma árvore que se despia de todas as folhas em determinada época do ano parecendo estar morta. No dia 8 de Maio de 1857, a incrível coinscidência histórica, um navio argentino de nome Camboinhas, naufragou nessa praia de mesmo nome , vítima de uma tempestade tropical)
    ***> Pendotiba = Sítio das Pendobas ( Tipo e plantas de frutinhas negras predominantes na Região)
    ***> Maralegre,Marazul,Maravista = Nomes das filhas do fazendeiro que era dono de toda a região que compreendia os bairros de Várzeas das Moças, Rio do Ouro, Itaipu, Itacoatiara e Engenho do mato ) A sede da fazenda existe até hoje no airro de Várzea das Moças

  5. Edison Furtado on

    Segue mais alguns:
    o bairro de Madureira, é aonde eles deixavam as frutas e legumes em galpões para serem vendidos e ali ficavam “madurando”,
    o bairro de Valqueire, o nome surgiu de uma placa ali colocada pelo dono das\terra que dizia : Vendo esta area de V alqueires ( V cinco em romanos ),
    Existe um viaduto em Campo Grande conhecido como , Viaduto dos Cabritos, seu nome original é Viaduto Oscar de Brito, como consta a placa fixada em baixo do mesmo, mas caiu em dito popular…
    E tambem o bairro de Ilha de guaratiba, como ilha se não é cercada por aguas por todos os lados, o nome surgiu de um fazendeiro donos daquelas terras onde era o ponto final do bonde, ali se produzia muita laranja, o dono era um ingles conhecido como Sir Willian e sua fazenda ficava em Guaratiba , ai o “ilha de guaratiba ” ” ilha = Willian ” , o que o povo não faz heim ???

  6. Pelo que lí, GAMBOA é: s.f. Bras. Pequeno esteiro, que se enche com o fluxo da maré, e fica seco na vazante. (Var.: camboa.) / Pequeno lago artificial junto ao mar, e que se enche de peixes com a preamar.

  7. Regislaine de Souza on

    PIABETÁ(Bairro do município de Magé)= PIABA=peixe/ETÁ=terminação de origem tupi que significa muito.Logo é um lugar onde se pode pescar muitas piabas!!!Segundo os mais antigos reamente ali era reduto preferencial dos pescadores!!!Legal ne?
    Gostaria de saber o significado de Méier????

  8. Pingback: Nome dos Bairros do Rio de Janeiro | Diário do Rio de Janeiro

Leave A Reply