10 sinais que a Barra fica nos Estados Unidos

Barra da Tijuca por Barrazine Da Barra

Vamos falar a verdade, é impossível que a Barra seja no Brasil, dezenas de shoppings, uma Estátua da Liberdade, longe pra caramba e ainda é expansionista! É óbvio, é claro, é ululante que a Barra é o 51º estado dos EUA, estou certo disso. Tinha uma época que até free shopping tinha.

Juntei 10 sinais que a Barra é nos EUA mas estou certo que há muito mais.

1. Um dos seus shoppings se chama Downtown

shoppingdowntown

2. Outro New York City Center

New York City Center

3. E ele ainda tem uma Estátua da Liberdade

Estátua da Liberdade por William Oliveira

Apesar de ter outra na Vila Kennedy

4. E você ainda tem Barra Garden, Barra Square, Village Mall, Rio Design e por aí vai

Barra Square

5. Alguns condomínios se chamam Santa Mônica e San Diego

Condomínio Santa Monica

Você se sente praticamente na Califórnia

6. Só a Avenida das Américas tem mais de 12 shoppings

Avenida das Americas

Vamos contar: só no BarraShopping são 3, o Barra Shopping, o Village Mall e o NYCC. Downtown, Citta America, Barra Square, Barra Garden. Rio Design, Rosas Shopping, Marapendi Shopping, Bayside Shopping, Shopping Millenium.

7. A Barra da Tijuca é expansionista

Autódromo de Jacarepaguá

O Autódromo, o RioCentro e o Aeroporto, todos costumavam ser em Jacarepaguá. Não mais, agora é Barra!

8. O trânsito da Barra lembra Los Angeles

Trânsito da Barra

9. O PROJAC é praticamente Hollywood

PROJAC

Ok, é em Jacarepaguá mas lembra que eu disse que a Barra é expansionista?

10. A Barra é tão longe que só com voo internacional e passaporte

Barra da Tijuca por Kenji Yamamoto

Para quem mora na Zona Sul então…

Deixe seu comentário

Quintino Gomes Freire8879 Posts

Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

0 Comentários

  • Bryan Garcia Reply

    18 de novembro de 2013 at 14:43

    Barra é um bairro da cidade maravilhosa, nada mais, as belezas dela são as mesmas que as de Bangu, campo grande, jacaré paguá, afinal, estão na mesma cidade, aiaia acho super tosco querer se diferenciar baseado no bairro em que vive, sendo que estamos todos na mesma cidade, K bobagem, bobagem… (mas texto legal, de qualquer forma, e idéia engraçada de comparação, K) enfim, é ilógico considerar um bairro de uma cidade superior a outros dessa mesma cidade ¬¬

  • Alexander Cordeiro Reply

    18 de novembro de 2013 at 12:04

    A Barra é um lugar muito bonito, más esta longe de ser comparado aos EUA, se o trânsito
    de Los Angeles for ruim igual o da Barra, Eles
    Estão perdidos. Colocar nomes em inglês em estabelecimento comercial é uma tendência no
    Brasil e para termina os preços cobrados nos EUA são justificáveis já na Barra são estratosféricos fora da realidade de um país normal.

  • Nina Carolina Reply

    18 de novembro de 2013 at 05:06

    Prefiro morar aqui em Big Field !
    Aqui é pra quem gosta de morar junto da natureza, tem mansões tão lindas quanto das do Novo Leblon, é um bairro tranquilo por não ter favela, tem uma infraestrutura boa,aqui não é roça como muita gente pensa ! Só não tem é praia. O resto tem tudo.
    Mas do que adianta vc viver em Ipanema por exemplo, um lugar 'chique' né?! E dividir o seu dia-a-dia com os favelados do Alemão?
    Dividir a sua 'praia' com os pivetes e cracudos da Rocinha, que é do lado? Não teria coragem,pois ver esse tipo de coisa me incomoda, não me faz bem,me revolta e entristece.
    A desigualdade social da zona sul é de dar nojo !
    Eles comem na varanda externa de um restaurante francês, tendo de vista durante a refeição… uma criança de 2 anos pelada e descalça dançando funk e tirarando piolho da cabeça, na mesma calçada.
    Uma cena dessas, é de virar o estômago.
    Prefiro morar num lugar q não tem praia, mas que não me faça viver com hipocrisia e desumanamente.

  • Carla Portes Reply

    18 de novembro de 2013 at 00:28

    Lisandra Couto A típca moradora da Barra. Você só afirma o que todos pensam dos moradores desse bairro, mas o autor do texto evitou falar. Bairrista e pobre de espírito!!

  • Felipe Pavão Reply

    17 de novembro de 2013 at 23:52

    Foto do Kenji Yamamoto. Nice!

  • Jose Alves Dos Santos Reply

    15 de novembro de 2013 at 22:34

    Eu acho isso palhaçada o carioca que se diz carioca querer sacanear outro carioca por morar aqui ou ali o Rio é um só o subúrbio, zona sul, oeste baixada é tudo uma coisa só o resto é babaquice!!!!!

  • Thiago Veigga Reply

    10 de novembro de 2013 at 22:30

    Não entendo o grau de doença das pessoas p/ficar discutindo um post de humor!

  • Pollyanna Assumpção Reply

    10 de novembro de 2013 at 22:13

    Lisandra Couto calma cara.

  • Luiz Fernando Soares Taboranski Reply

    5 de novembro de 2013 at 20:11

    Estive a pouco em S. Paulo, e na rodoviária eu pensei que estivesse em Nova York, tal era o luxo dos ônibus e para variar tudo até dentro deles escrito em inglês, é pra inglês ver mesmo.

  • Jéssica Feres Reply

    4 de novembro de 2013 at 14:52

    É Rita invejosa. Imagine então se citassem as mazelas do seu bairro que vc até omite…

  • Jéssica Feres Reply

    4 de novembro de 2013 at 14:50

    Maldito corretor ortográfico da Apple. Onde saiu "corneto" era para ser "concreto"!

  • Jéssica Feres Reply

    4 de novembro de 2013 at 14:44

    Kkkkkkkkkkk. Copacabana, aquele bairro trash, que só tem mendigo, prostituta, formigueiro humano, calooooooooor por causa do corneto e prédios (pulgueiros, cacarecos, cabeças de porco, joga chaves, etc.), travecos, praia suja, etc.? Fique aí com tudo isso para vc e seja felizzzzzz! Faça também o favor de evitar vir aqui quando quiser um bairro limpo, com as melhores praias, excelentes supermercados, shoppings climatizados e da melhor qualidade, estacionamento fácil, limpeza nas ruas, verde, reservas ambientais, etc., etc. etc. sem estar com aquela favelinha coladinha como sempre se tem na zona Sul… É muita gente sem noção liberando seus recalques e inveja por aqui, kkkkkk! Gente, vamos nos separar desse lixo e constituir nosso próprio município!

  • Mldiasserralheria Dias Reply

    4 de novembro de 2013 at 13:28

    Sou da baixada fluminense, mais precisamente de Belford Roxo
    To nem ai pra essa disputa de quem é melhor, só sei que tenho uma empresa de serralheria em aço inox, e a Barra esta elevando minha empresa sendo meu cartão de visita ao vivo e a cores.
    E me proporcionando a condição de ter um apartamento em Itaparica Vila Velha (E.S)
    Se conhecerem verão que o melhor não esta aqui.
    Beijos

  • Lisandra Couto Reply

    3 de novembro de 2013 at 21:11

    Kkkkkk. Estilosos devem ser os pés sujos embaixo de prédios cacarecos da sua zona Sul, o formigueiro humano daí, as trocentas favelas, a ausência de lugar para se parar um carro, os flanelinhas por todo lado, a mendigada, a sujeira, o calor de rachar, a falta de mercados decentes, de estrutura, etc. da sua ZS…

  • Lisandra Couto Reply

    3 de novembro de 2013 at 21:11

    Kkkkkk. Estilosos devem ser os pés sujos embaixo de prédios cacarecos da sua zona Sul, o formigueiro humano daí, as trocentas favelas, a ausência de lugar para se parar um carro, os flanelinhas por todo lado, a mendigada, a sujeira, o calor de rachar, a falta de mercados decentes, de estrutura, etc. da sua ZS…

  • Lisandra Couto Reply

    3 de novembro de 2013 at 21:09

    Exato. Dizem que é longe mas NUNCA saem das praias (as melhores da cidade), dos shoppings (os melhores da cidade), dos supermercados (existe algum decente no resto da cidade), etc. daqui. Algum bairro tem estrutura similar? Haja INVEJA!

  • Lisandra Couto Reply

    3 de novembro de 2013 at 21:09

    Exato. Dizem que é longe mas NUNCA saem das praias (as melhores da cidade), dos shoppings (os melhores da cidade), dos supermercados (existe algum decente no resto da cidade), etc. daqui. Algum bairro tem estrutura similar? Haja INVEJA!

  • Lisandra Couto Reply

    3 de novembro de 2013 at 21:07

    Recreio e Barra são a mesma coisa. Trata-se de uma réplica do Jardim Oceânico na outra ponta. Só tem como diferencial a Prainha depois.

  • Lisandra Couto Reply

    3 de novembro de 2013 at 21:02

    Continuando a cópia da mensagem postada em outro fórum:

    11) Engarrafamentos? Nesse aspecto, em que pese a degradação do trânsito da Barra, tenho pesadelos quando penso em: Praça Sibélius, Jardim Botânico, Botafogo (pelo conjunto da obra, mas em especial São Clemente e Voluntários), Lagoa, Nossa Senhora de Copacabana, etc.

    12) Formigueiro humano em rua? Estou fora !

    13) As praias mais limpas e belas do RJ (Barra, Prainha, Reserva, Recreio, etc.) não ficam na Zona Sul. Aliás por lá temos alguns "brejos" fedorentos como as praias Vermelha, do Flamengo, de Botafogo que sempre estão impróprias para o banho.

    14) Gosto de fazer compras em ambiente climatizado, agradável, com estacionamento, etc. Querem comparar shoppings? Ah, nem vou tocar nesse item para não humilhar…

    15) Favela vertical tipo Rajah (atual Solimar) e outras tantas em Botafogo, Copacabana, etc. não existem na Barra. Isso fora a Cruzada São Sebastião !

    16) Botequim pé-sujo (ovo colorido, salame pendurado e peão bebendo cachaça) no térreo de um prédio onde moram pessoas acima: totalmente zona sul !

    17) Supermercadinhos merrecas, espremidos, pequenos e onde falta tudo… A cara da zona sul, contraposta a mega e hipermercados em profusão da Barra.

    18) Comércio + camelô + boteco + moradia, tudo misturado no mesmo lugar sem qualquer resquício de PLANEJAMENTO URBANO… É a cara de muitos lugares "zona sul". Prefiro viver em um lugar planejado onde cada segmento tem seu setor, como acontece na Barra.

    19) Cinemas. Querem comparar a quantidade e qualidade?

    20) Ciclovias? Eu as tenho em toda a Barra e Recreio…

    21) Academias? Sobram na Barra, onde se vive em maior contato com a natureza e se dá maior importância à saúde.

    22) etc. etc. etc.

    Precisam de mais motivos? Que me desculpem os decadentes, mas a zona Sul não dá nem para começar…

  • Lisandra Couto Reply

    3 de novembro de 2013 at 21:00

    Ihhhhh, mais uma vez os decadentes que nunca nos esquecem… Enchem nossas praias e shoppings nos fins de semana, sentem inveja por não ter $$$ para comprar um imóvel bom aqui e durante a semana vomitam o recalque… Tomara que agora que a emancipação de municípios passou consigamos enfim nos livrar desses tralhas! Enquanto isso deixo aqui uma postagem de um morador da Barra em outro fórum para o contras morrerem de raivinha com a verdade:

    Fico impressionado com o quanto tal reportagem é tendenciosa e parcial !!! Ela expõe a opinião de alguns decadentes da zona sul, mas esconde a de moradores da Barra. Por que não questionaram a moradores da Barra se desejariam viver na Zona Sul?

    Moro na Barra, mas tenho dois apartamentos, um em Ipanema, outro na zona norte, que herdei e alugo pois não desejo morar neles.

    Por que jamais moraria na zona sul? Simples; são infinitas as razões, dentre as quais aponto:

    1) Não se dão dez passo na zona sul sem se avistar uma favela. Sequer na praia se está livre da visão delas (Vidigal, etc.), que tomaram conta geral daquela região;

    2) Onde se vá se esbarra em sujeira, mendigos, pedintes, bêbados, etc.

    3) Muuuuuuuuuuito concreto colado um no outro para pouco verde (reservas tipo Prainha, Chico Mendes, Marapendi, Bosque da Barra, etc. só existe uma na Urca e outra no Jardim Botânico).

    4) Por conseqüência do excesso de concreto e pouco espaçamento entre prédios altos, a ZS é mais quente e menos arejada que a Barra e Recreio;

    5) Contrapostos a prédios novos e com excelente infra-estrutura da Barra e Recreio, abundam prédios velhos, muitos dos quais verdadeiros CACARECOS, que sequer elevador têm na zona sul.

    6) Sobra gente falida a quem restou apenas o imóvel, mas mesmo assim que tenta viver de pose, sendo extremamente recalcada.

    7) Resistência ao moderno e inovador.

    8) Eu GOSTO de carro. Posso? Engraçado: mulheres também parecem gostar deles, pois acabam preferindo mesmo homens babacas em bons carros a caras de valor que vivam a pé. Por sinal, se forem convidadas para sair à noite a pé, de ônibus ou táxi, torcerão o nariz, mas quando querem inventar desculpa para desopilar seu recalque à Barra, daí dizem preferir fazer tudo a pé…

    9) Meu prédio tem vagaSSSS de garagem. Na zona sul pessoas largam seus carros na rua a mercê de mendigos, flanelinhas, trombadinhas, ladrões, barbeiros que os amassam, riscam, etc. por absoluta falta de garagem !!! Infra-estrutura ZERO !

    10) Quando quero ir a algum lugar na Barra, sempre tenho onde parar. Já na Zona Sul, quando me vejo FORÇADO a pisar lá, isso significa muita dor de cabeça, com ruas lotadas, filas duplas, flanelinhas extorsivos, muitas voltas para achar onde parar NA RUA, etc. Ora, eles não dizem que saem a pé? Por que é tão difícil encontrar vagas por lá então?

  • Maria Viana Reply

    3 de novembro de 2013 at 11:22

    Longe de onde?Nova Iguaçu,são joão de meriti….?Ìsso é mesmo,e que bom que é assim.

  • Maria Viana Reply

    3 de novembro de 2013 at 11:20

    E muitos gostariam de morar lá.Comentários inúteis.Coisa de quem gostaría mas nunca vai poder morar na Barra.Então fica mais fácil falar mal.

  • Fabio Carneiro Reply

    3 de novembro de 2013 at 10:44

    A todos os recalcados, bairristas cujo lugar aonde moram não tem suas mazelas, continuem falando mal, muito mal da Barra, quem sabe não ajuda a deixar nossas praias mais limpas e o trânsito menos carregado. Falar mal é fácil, difícil mesmo é deixar de freqüentar a barra!

  • Fabio Carneiro Reply

    3 de novembro de 2013 at 10:44

    A todos os recalcados, bairristas cujo lugar aonde moram não tem suas mazelas, continuem falando mal, muito mal da Barra, quem sabe não ajuda a deixar nossas praias mais limpas e o trânsito menos carregado. Falar mal é fácil, difícil mesmo é deixar de freqüentar a barra!

  • Givando Arraes Reply

    3 de novembro de 2013 at 02:26

    Que merda, que falta de nacionalismo, que falta de amor próprio. Barra de merda. Elitismo, isso sim. Odeio americanhalice, odeio americanalhado. Neguim nem sabe falar português ai se mete a cantar "ingrês". Ora vá se catar. Não vou me alongar pra não ofender os americanos do Rio, mas que é uma merda, é.

  • Marlei Tavares Reply

    3 de novembro de 2013 at 01:51

    É VERO !!!

  • Marcia Tavares Reply

    3 de novembro de 2013 at 01:36

    O transito da Barra mostra bem que o que muitos pregam é pura hipocrisia.
    O povo diz que é longe, que é fútil e blá blá blá… Mas nao sai o Barrashopping e qnd sai um solzinho, corre pra Barra. Palhaçada!!!

  • Joaquim Ribeiro Reply

    3 de novembro de 2013 at 00:32

    Tem não, vc que não tem dinheiro para comprar um imóvel la!

  • Luciano Assunção Reply

    2 de novembro de 2013 at 23:33

    Luciana Azevedo Nossa, que nada a ver. Não se grava em inglês pra agradar americanos, o inglês é uma língua internacional, é a mais popular. Não são só brasileiros que cantam em inglês, franceses, alemães e italianos também cantam. E não é cópia dos EUA, é só o modelo da globalização, rapaz. Você encontra lugares assim, como os citados, em vários outros lugares do mundo, não só nos EUA.O que de fato é exclusivo dos EUA foram os nomes dos shoppings e a arquitetura, mas pode ter sido uma homenagem ou sei lá que o dono do shopping, que é um grande investidor (sim, porque o investimento não vem só de brasileiros, americanos e empresários do mundo todo investem na área) quis fazer. A barra é um bairro que é simbolo de globalização, o Brasil não deve se limitar só aos paradigmas que as pessoas acham. O Brasil e o Rio de Janeiro podem e devem sim mudar e crescer. O lugar antes era abandonado, sem investimento algum, deveriam é agradecer que melhorou e agora possui investimentos a fim de melhorar a região, independente se o lugar não é "a cara do Brasil" que você acha que deve ter.

  • Rodrigo Mesquita Reply

    2 de novembro de 2013 at 23:17

    Ceneide sabe que o sistema financeiro é excludente e acredita que só quem não pode pagar não tem educação o suficiente para zelar por uma praia.

    E há gente que ainda que você possa pagar pelo seu lazer, não tem educação o suficiente para sugerir mudanças sociais e contribuir para com a mesma com o intuito de fazer um país melhor. Triste demais ver essas coisas. #xoranoaqui

  • RôMael Santana Reply

    2 de novembro de 2013 at 23:10

    Bom para quem não mora lá!!

  • RôMael Santana Reply

    2 de novembro de 2013 at 23:09

    Ceneide….querias ……mas não vos dou KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK a praia é de todos com ou sem educação!!!!!:P

  • Claudia Luiz Reply

    31 de outubro de 2013 at 21:01

    A Barra não fica nos Estados Unidos, ela fica no Brasil, na Cidade Maravilhosa, e o mais importante, ela é muito melhor.

  • Luciana Azevedo Reply

    31 de outubro de 2013 at 19:21

    Concordo contigo Rafael, ridículos que gravam músicas em inglês para agradar americanos, coisa que "eles" não fazem. Entendeu , não entendeu, azar o teu!!

  • Luciana Azevedo Reply

    31 de outubro de 2013 at 19:21

    Concordo contigo Rafael, ridículos que gravam músicas em inglês para agradar americanos, coisa que "eles" não fazem. Entendeu , não entendeu, azar o teu!!

  • Bianca Gonçales Menero Reply

    31 de outubro de 2013 at 11:18

    Voo internacional e passaporte é sacanagem!!!

  • Bianca Gregorio Reply

    31 de outubro de 2013 at 03:47

    10. A Barra é tão longe que só com voo internacional e passaporte. FATO kkkkkkk

  • Luana Mello Reply

    31 de outubro de 2013 at 01:02

    Luiza Paulista…

  • Pedro Schuwenck de Abreu Reply

    30 de outubro de 2013 at 22:58

    O projac eh praticamente hollywood. Huashuashuas

  • Alexandre Rabello Reply

    30 de outubro de 2013 at 20:37

    ..11) a barra tem uma bolha inflacionária

  • Rafael De Faria Ferreira Reply

    30 de outubro de 2013 at 19:38

    Ridículo essa cópia descarada aos Estados Unidos! Isso só mostra ainda mais o complexo de vira-latas dos brasileiros. Nosso idioma é o mais belo de todos, nosso país o mais grandioso, o mais vasto em natureza e cultura. Devemos valorizar o que é nosso! Criar nossos próprios modelos. Nosso próprio estilo de vida. O Rio só é tão famoso no mundo por causa de suas peculiaridades, e por causa de poetas e músicos importantes que souberam valorizá-las. É preciso sermos mais nacionalistas, menos "macacos de imitação" e consequentemente, mais brasileiros!!!

  • Ivison Torres Reply

    30 de outubro de 2013 at 19:19

    O titulo devia se chamar "10 sinais que o povo da Barra tem mau gosto"

  • Marinalva Arraes Reply

    30 de outubro de 2013 at 19:04

    Fala sério!!! Cada bairro tem suas belezas, suas peculiaridades… Vamos respeitar! Eu adoro a Barra…a zona sul, o centro e por aí vai…..

  • Amanda SouzaeSilva Reply

    30 de outubro de 2013 at 18:35

    Luiza Guimarães, que preconceituosa!

  • Pierre Belart Reply

    30 de outubro de 2013 at 15:09

    5 desses argumentos poderiam ser um só, mais criatividade na proxima

  • Fernando Neves Reply

    30 de outubro de 2013 at 14:21

    USA

  • Cléber Souza Reply

    30 de outubro de 2013 at 14:08

    O texto não deixa dúvidas: muitos cariocas tentam negar, xingam, esperneiam. Mas o futuro do Rio é a Barra. Só não vê quem não quer.

    "O MELHOR DO RIO DE JANEIRO ESTÁ NA BARRA DA TIJUCA
    Que me perdoem os cariocas “conservadores” que ainda acham que a Zona Sul concentra os melhores bairros do Rio de Janeiro.

    Mesmo antes dos atuais investimentos maciços na região, para adequar a cidade às exigências para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 (investimentos públicos e privados, diga-se de passagem), a Barra da Tijuca já despontava, em pesquisas, como o sonho de consumo da maioria absoluta dos cariocas, que a indicam como local ideal para residir, acima de todos os demais bairros da Zona Sul somados (o Leblon aparece num distante segundo lugar).

    Em recente promoção do jornal O Globo, em que moradores do Rio de Janeiro foram convidados a declarar sua visão do bairro em que moram, intitulada “Orgulho do Bairro”, o texto vencedor, escrito por uma ex-moradora (nascida e criada) da Zona Sul, exortava suas amigas que ainda resistem, a aceitar “um novo mundo”, um paraíso que fica a um túnel de distância…

    Na verdade, exceto pela famosa placa na entrada do bairro – Sorria, você está na Barra! – sinto que seus moradores evitam propagar as vantagens da região, num comportamento típico de quem “esconde o ouro”, para não estimular ainda mais o êxodo descontrolado que a tem vitimado, uma realidade inevitável.

    Mas agora que os principais símbolos mundiais do consumo de luxo migraram para um shopping recém lançado na Av. das Américas (na Barra), o hotel mais requintado do Brasil (Trump e W disputam a bandeira) está sendo construído em frente ao melhor ponto da praia (da Barra), o Gero, o Duo e até o Antiquarius (melhor ainda na Barra) acabaram sendo apenas mais um, entre tantas opções de alta gastronomia na região, fica difícil esconder essa mistura de alto estilo com modernidade, opção pela natureza (mais que respeito pelo meio ambiente), sentimento genuíno de segurança (menor índice de criminalidade, antes e após as UPPs), associado a comodidade, conforto e lazer.

    Alguém poderá dizer: “Mas e o mercado de trabalho, a saúde, a educação e o transporte? Haverá infraestrutura para todos?”

    Mais da metade das novas médias e grandes empresas do Rio de Janeiro, estão sendo instaladas na Barra, por motivos óbvios. Os melhores hospitais (os mais modernos, não os tradicionais) são construídos na região, as mais completas instituições de ensino, da pré-escola ao pós-doutorado, investem no bairro e vultosos investimentos no metrô e em linhas do BRT prometem desafogar o “trânsito paulista” que já atormenta, tanto os moradores, como quem chega e sai diariamente deste paraíso urbano.

    Assim como no século XIX, Santa Tereza, Lapa, Centro e São Cristóvão eram as regiões mais nobres do Rio de Janeiro, a Zona Sul representou o conjunto de bairros que atraiu a “elite” carioca no século XX.

    Na primeira metade do século passado, os bairros Botafogo e Flamengo eram o máximo, e Copacabana, Ipanema e Leblon ficavam muito longe… Já na segunda metade do século, a princesinha do mar desabrochou e trouxe junto, primeiro Ipanema e, logo depois, o longínquo Leblon, formando um trio insuperável, até aquele momento, à beira do oceano.

    Há muito tempo observo a evolução da Barra e, devido a nossa insuportável mania de privilegiar o futuro em relação ao presente, decidimos concentrar nossa vida no bairro em 1995 e, desde então, além de residir, acabamos por transferir nosso trabalho para cá, um movimento que atraiu familiares e amigos.

    Por isso, quando nos referimos à Zona Sul, lamentamos muito que tenha sido construída tão longe da Barra…, mas torcemos e comemoramos os anúncios de investimentos também em Ipanema, Lagoa, Copacabana, Leblon (e Botafogo, Flamengo, Urca, Laranjeiras, etc. etc.) bairros espetaculares, reconhecidos como símbolos de uma carioquice tradicional, que foi criada e moldada à sua semelhança.

    Mas a verdade é que hoje, início do século XXI, assistimos a uma nova transição da primazia entre as regiões cariocas, fenômeno que muitos já percebem, mas que somente será atestado de forma inquestionável, lá pelos anos 2030, quando os maiores formadores de opinião (política, imprensa, cultura, artes etc.) afirmarão o que os moradores da Barra já sabem há muito tempo: a Barra da Tijuca concentra o que há de melhor para se viver."

  • Gisele Marques Reply

    30 de outubro de 2013 at 12:49

    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

  • Leonardo Coelho Reply

    30 de outubro de 2013 at 11:53

    Daqui a 3 anos todos estarão trabalhando aqui na Barra, Mais exatamente em Curicica que é a nova aquisição da barra.

  • Suely Maria Eloy Reply

    30 de outubro de 2013 at 11:26

    Cambada de recalcados!!!!!!!!!!!!!!!!! A Barra e maravilhosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!………………………

  • Luiza Guimarães Reply

    30 de outubro de 2013 at 03:12

    Como se em Ipanema não houvesse gente fútil que não tem nenhum amor verdadeiro pelo Bairro (Vinícius de Morais foi uma das poucas exceções), aquilo ali é somente calçada de desfile de moda para patricinhas e playboys. Ou seja, escória da sociedade.
    A bem da verdade o Rio de Janeiro todo é um lixo, compostos por gente bairrista sem noção e favelada para todo lado. Por isso que em breve estarei me mudando para a Região Serrana (Local menos nojento, por enquanto). Antes que me chamem de paulista, digo que sou do Rio. Mas não sou tapada como a esmagadora maioria, que ainda acha que isso aqui é a "Cidade Maravilhosa".

  • Vagner Coimbra da Silva Reply

    30 de outubro de 2013 at 03:01

    É por essas e outras que eu acho um lugarzinho careta, fútil, sem identidade e sem personalidade própria… É a pura comprovação do mais puro complexo de vira latas que os emergentes tem. AOS BARRAÍBAS UMA BOA NOITE!!!

  • Maria Cristina Torres De Carvalho Barbosa Reply

    30 de outubro de 2013 at 00:06

    Morei por mais de 40 anos em Botafogo, mas conheço a Barra da Tijuca desde pequena, era uma viagem e tanto para chegar no Recreio dos Bandeirantes, só existia uma via de mão dupla, não havia iluminação e nas margens da estrada havia algumas dunas com vegetações rasteiras e cactos… Estou morando na Barra por quase 6 anos e trabalho no Centro da Cidade, perto do Largo da Carioca. Apesar de levar diariamente quase 5h de transporte (somando ida-volta, diga de passagem é um ABSURDO, tô aguardado com muita ansiedade a inauguração do Metrô da Barra da Tijuca), posso afirmar que a Barra ainda é um lugar muito especial, tranquilo, pelo menos aonde moro posso andar a qualquer hora com meus cachorrinhos (estão na foto) que não serei surpreendida por situações desagradáveis…

  • Cleuza Regina Miguens Reply

    29 de outubro de 2013 at 22:41

    Eu gosto mesmo é de ser carioca.

  • Pedro Castro Reply

    29 de outubro de 2013 at 21:47

    Cara, eu pensava que eu era o único a pensar que a Barra se parecia muito com os EUA……mas parecida ainda com Miame cara, pelas praias e shoopings luxuosos!!

  • Fernanda Morgado Reply

    29 de outubro de 2013 at 21:28

    Bairrista.

  • Adriane Curvello de Almeida Reply

    29 de outubro de 2013 at 21:26

    ahahahahahaha… Eis pq não gosto de lá.

  • Almir Ferreira Reply

    29 de outubro de 2013 at 21:13

    Que merda… Quer ter orgulho de ser carioca mesmo?: Vai valorizar Madureira, terra do Samba, ou outro bairro tradicional e não esse bairro que não tem nada a ver com a alma da cidade.

  • Priscila Vieira Reply

    29 de outubro de 2013 at 20:52

    Orgulho de ser carioca!!!

  • Jonas Casartelli Reply

    29 de outubro de 2013 at 20:48

    ja morei na barra, recreio, copa, tijuca, etc . enfim, sou rodado como vão dizer, mas não ligo para estereótipos !! amo a barra, é longe sim admito, mas hoje em dia com a tecnologia, globalização, e essas coisas universais, até mesmo a tonga da mironga fica bem ali…enfim somos brasileiros e amamos nossa terra que não é nada facinho de amar com tantos ladrões que a consomem dia apos dia (to incluindo, ladrões se revólver e tbm os de colarinhos chamados políticos e protegidos pela lei)

  • Haroldo Paulino Santos Reply

    29 de outubro de 2013 at 20:44

    Falta de respeito e amor pala própria língua!

  • Haroldo Paulino Santos Reply

    29 de outubro de 2013 at 20:43

    Pura macaquice! Falta de respeito e amor pala própria língua!

  • Diego Alvarenga Reply

    29 de outubro de 2013 at 20:30

    Acho então que os investimentos que são feitos no Recreio não deviam ser feitos com o IPTU dos outros bairros, certo?

  • Jose Alves Dos Santos Reply

    29 de outubro de 2013 at 19:10

    Tens razão em algumas coisas e esqueceu de sitar que pra morar na barra tem que falar Inglês é requisito básico, mais longe da onde meu caro de Caxias, Nova iguaçu, xerém e´um bairro bonito sem favela a favela mais perto da barra é em Jacarepaguá o maior shopping da America do Sul mais de 20km de praia, casas de Show, Boates o Barra Tijucano Realmente tira e pega onda!!!!

  • Jayson Santos Reply

    29 de outubro de 2013 at 19:07

    A pessoa que escreveu o artigo definitivamente nunca esteve na California. Comparar o trânsito caótico e mal resolvido da Barra ao de L.A. é sinal de pura ignorância. Por favor, atualize-se. O Projac não é na Barra; autódromo e aeroclube já são assuntos do passado. Cara, faça uma visita ao estado da California. Duvido que vc queira voltar para essa porcaria chamada Rio de Janeiro.

  • Cristiane Vieira Reply

    29 de outubro de 2013 at 19:03

    A matéria falou sobre Recreio? Nem citou porque é uma bosta, não famoso como a Barra da Tijuca e é mais longe ainda… Concordo que deve se isolar aí no Terreirão. rsrsrsrs

  • Jane Feital Reply

    29 de outubro de 2013 at 18:52

    Pode ser difícil de chegar,mas que é gostoso passar o dia lá,ha se é……..adoooooooooro….

  • Christiane Brito Reply

    29 de outubro de 2013 at 18:45

    Ah, mas eu gosto da praia!

  • Cristiane Vieira Reply

    29 de outubro de 2013 at 18:37

    Perfeito. Principalmente o item 8.

  • Bárbara Alves Reply

    29 de outubro de 2013 at 18:33

    Horrorosa! Cafonérrima!

  • Ceneide Tavares Reply

    29 de outubro de 2013 at 18:11

    Bom eu acho que a Barra deveria ainda ser toda cercada só para moradores e frequentadores que PAGASSEM pra frequentar as praias, incluiria o Recreio tb. Vcs dizem que é longe ,mas ,se fosse longe, não estaria o inferno que está nos fins de semana de sol. Que me perdoem os desordeiros, que vem infernizar com a falta de educação .. rsrsrsrsrsr

  • Larah Passarelli Reply

    29 de outubro de 2013 at 18:01

    Verdade absoluta!

  • Raquel Brandão Reply

    29 de outubro de 2013 at 17:34

    HAHAHAHAHA! é isso mesmo!

  • Wilson Cristalli Reply

    29 de outubro de 2013 at 17:32

    chegar ate a Barra e um verdadeiro passeio, de 1hora a 2 o que é horrivellllllllllllllll

  • Alau Moreira Reply

    29 de outubro de 2013 at 17:27

    O melhor são os pontos 8 e 10, rsrsrs…

  • Thalita Fontes Reply

    29 de outubro de 2013 at 17:26

    Como todo tijucano é a minha praia preferida!

  • Leandro Costa Reply

    29 de outubro de 2013 at 17:03

    euri do número 10

  • Lívia Nunes Reply

    29 de outubro de 2013 at 16:59

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Juliano Salles Reply

    29 de outubro de 2013 at 16:30

    barra é expansionista sim, rio2 (que fica em jpa), final das americas nivel saindo do recreio vem com IPTU constando barra, sei pq moro aqui, barra é sinistra, se aposa dos lugares, hahahhaha

  • Guilherme Azeredo Reply

    29 de outubro de 2013 at 16:01

    Maravilhoso! hahaha

  • Glauber Amaral Reply

    29 de outubro de 2013 at 15:52

    adoreii kkkk]

  • Miriam Costantini Reply

    29 de outubro de 2013 at 15:46

    Sr Quintino, isso tá com cheiro de inveja …..

  • May Tavares Reply

    29 de outubro de 2013 at 15:35

    Rafael De Faria Ferreira concordo plenamente! Nossas culturas foram ocupadas por esse povo que quer se americanizar. Ridículo –'

  • Quintino Gomes Freire Reply

    29 de outubro de 2013 at 15:17

    E mudar o aeroporto de Jacarepaguá para BAX?!

  • Regina Coeli Seixas Reply

    29 de outubro de 2013 at 14:58

    Moro na Barra, mas concordo com vocês. Meu genro é americano e quando vem me visitar parece que está no país dele!

  • Alexandre Guilherme Reply

    29 de outubro de 2013 at 14:54

    Deveriam também falar inglês

  • Maria Cristina Roche Costa Reply

    29 de outubro de 2013 at 14:36

    A Barra devera, no futuro se chamar BA, so pra combinar com LA

  • Rio Galeria Reply

    29 de outubro de 2013 at 14:34

    Thalita Berdeville [2] kkkkk….

  • Michele Gouveia Reply

    29 de outubro de 2013 at 14:34

    SOU MAIS O RECREIO !

  • Thalita Berdeville Reply

    29 de outubro de 2013 at 14:19

    Mas a Barra é expansionista. rs

  • Tiago Azevedo Crvg Reply

    29 de outubro de 2013 at 14:19

    cidade maravilhosa !!!!!!

  • Marcelo Roque Reply

    29 de outubro de 2013 at 14:17

    Excelente! rs

  • Marcelo Roque Reply

    29 de outubro de 2013 at 14:17

    Agora é na Barra rsrsrsrsrs

  • Rafael De Faria Ferreira Reply

    29 de outubro de 2013 at 14:07

    Acho que a imitação descarada dos modelos estadunidenses, é o maior de seus defeitos! O Rio deve ser original, e não uma cópia de cidades alheias!!!

  • Vinicius Fernandes Reply

    29 de outubro de 2013 at 12:18

    OK, mas PROJAC, nao fica na barra… é curicica!

  • Luciana Betzler Reply

    29 de outubro de 2013 at 12:00

    Aquele lugar que se tem um evento todo mundo fica preso em casa…

  • Catharina Barbosa Reply

    29 de outubro de 2013 at 11:19

    E Copacabana é uma organização que dá gosto, né?

  • Leví Cunha Reply

    29 de outubro de 2013 at 11:00

    A Fronteira da Barra fica no pedágio da Linha Amarela (ou será alfândega ?)

  • Leandro Estrella Reply

    29 de outubro de 2013 at 10:24

    Muito Bom!

  • Dalila Dias Reply

    29 de outubro de 2013 at 07:23

    Muito bom!!! As suas crónicas são ótimas!!!!

  • Rita Irisnalda Oliveira Reply

    29 de outubro de 2013 at 05:44

    Gostei! Sempre disse que a Barra é a Miami Brasileira. Faltou citar os pontos negativos da Barra.
    Garanto-lhe que não são poucos.

  • Angelo Barbosa Reply

    29 de outubro de 2013 at 05:05

    boa …

  • Quintino Gomes Freire Reply

    29 de outubro de 2013 at 03:04

    Caroline Brandão e é amiga da Luiza Bidone)! (que, diga-se de passagem, pensei nela quando fiz o post)

  • Paula Fernandes Reply

    29 de outubro de 2013 at 02:14

    Eu tbm…….

  • Caroline Brandão Reply

    29 de outubro de 2013 at 02:01

    hahahaha essa mora na Barra e é Flamenguista rs

  • Bernadete Dias Fernandes Memoria Reply

    29 de outubro de 2013 at 01:47

    Quer saber? Fico em Copacabana e passo bem longe daquele auÊ! Haja paciência!

  • Renan Vieira Reply

    29 de outubro de 2013 at 01:11

    Conheço tanta gente se mudando desse EUA, não suportam mais.

  • Iris Lins Reply

    29 de outubro de 2013 at 01:10

    Sempre achei isso !

  • Quintino Gomes Freire Reply

    29 de outubro de 2013 at 01:05

    Sinal que não mora na Tijuca nem torce para o Botafogo 😛

  • Tai Amaral Reply

    29 de outubro de 2013 at 00:58

    Queria eu q a barra fosse nos estados unidos e que todos meu queridos amigos morassem pertinho de mim!!!!!

  • Vanessa Oliveira Reply

    29 de outubro de 2013 at 00:54

    vc é ótimo, Quintino!
    sou fã 🙂

  • Lucia Canivello Reply

    29 de outubro de 2013 at 00:46

    Show!!!

  • Raphael Mourao Reply

    29 de outubro de 2013 at 00:31

    Ótimo!!! Se superou meu camarada!!! kkkkk

  • Rafael Batista Reply

    29 de outubro de 2013 at 00:22

    Haahahaha! Otima.
    Daqui uns dias vai precisar de visto norte americano pra ir no shopping na Barra, ah e Helicoptero, pq de carro No Way!

  • Brillbird RC Evila Ribeiro Reply

    28 de outubro de 2013 at 23:43

    Ahahahahahah

  • João Do Carmo Reply

    28 de outubro de 2013 at 22:56

    O Barra Music fica em Jacarepaguá

  • Matheus Senra Reply

    28 de outubro de 2013 at 22:53

    Mas vamos com calma… Barra é tão Zona Oeste quanto Bangu.rs

  • Lívia Nunes Mendonça Reply

    29 de outubro de 2013 at 16:59

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Juliano Salles Reply

    29 de outubro de 2013 at 16:30

    barra é expansionista sim, rio2 (que fica em jpa), final das americas nivel saindo do recreio vem com IPTU constando barra, sei pq moro aqui, barra é sinistra, se aposa dos lugares, hahahhaha

  • Gui Azeredo Reply

    29 de outubro de 2013 at 16:01

    Maravilhoso! hahaha

  • Glauber Amaral Reply

    29 de outubro de 2013 at 15:52

    adoreii kkkk]

  • Miriam Costantini Reply

    29 de outubro de 2013 at 15:46

    Sr Quintino, isso tá com cheiro de inveja …..

  • Alexandre Lima Reply

    29 de outubro de 2013 at 14:54

    Deveriam também falar inglês

  • Maria Cristina Roche Costa Reply

    29 de outubro de 2013 at 14:36

    A Barra devera, no futuro se chamar BA, so pra combinar com LA

  • Michele Gouveia Reply

    29 de outubro de 2013 at 14:34

    SOU MAIS O RECREIO !

  • Tiago Azevedo S Reply

    29 de outubro de 2013 at 14:19

    cidade maravilhosa !!!!!!

  • Marcelo Roque Reply

    29 de outubro de 2013 at 14:17

    Excelente! rs

  • Vinicius Fernandes Reply

    29 de outubro de 2013 at 12:18

    OK, mas PROJAC, nao fica na barra… é curicica!

  • Leví Cunha Reply

    29 de outubro de 2013 at 11:00

    A Fronteira da Barra fica no pedágio da Linha Amarela (ou será alfândega ?)

  • Leandro Estrella Reply

    29 de outubro de 2013 at 10:24

    Muito Bom!

  • Dalila Dias Reply

    29 de outubro de 2013 at 07:23

    Muito bom!!! As suas crónicas são ótimas!!!!

  • Rita Irisnalda Oliveira Reply

    29 de outubro de 2013 at 05:44

    Gostei! Sempre disse que a Barra é a Miami Brasileira. Faltou citar os pontos negativos da Barra.
    Garanto-lhe que não são poucos.

  • Angelo Barbosa Reply

    29 de outubro de 2013 at 05:05

    boa …

  • Bernadete Dias Fernandes Memoria Reply

    29 de outubro de 2013 at 01:47

    Quer saber? Fico em Copacabana e passo bem longe daquele auÊ! Haja paciência!

  • Nan Re Machado Reply

    29 de outubro de 2013 at 01:11

    Conheço tanta gente se mudando desse EUA, não suportam mais.

  • Iris Lins Reply

    29 de outubro de 2013 at 01:10

    Sempre achei isso !

  • Vanessa Oliveira Reply

    29 de outubro de 2013 at 00:54

    vc é ótimo, Quintino!
    sou fã 🙂

  • Raphael Mourão Reply

    29 de outubro de 2013 at 00:31

    Ótimo!!! Se superou meu camarada!!! kkkkk

  • Rafael Batista Reply

    29 de outubro de 2013 at 00:22

    Haahahaha! Otima.
    Daqui uns dias vai precisar de visto norte americano pra ir no shopping na Barra, ah e Helicoptero, pq de carro No Way!

  • Evila Ribeiro Reply

    28 de outubro de 2013 at 23:43

    Ahahahahahah

  • João Do Carmo Reply