100 anos do Hospital Souza Aguiar | Diário do Rio

100 anos do Hospital Souza Aguiar

13

Busto do Prefeito Souza Aguiar, por Thomas ee Deborah Moore O Hospital Municipal Souza Aguiar completa próximo dia 7 de novembro deu primeiro centenário.

O hospital que fica no nº 111 da Praça da República, tem uma Emergência, em que passam, diariamente, 5 mil pessoas, entre médicos, enfermeiros e pacientes. Não é apenas estes os números grandiosos do hospital, são 2100 funcionários, uma capacidade de armazenamento de água,  1,2 milhão de litros, o suficiente para abastecer localidades de até 10 mil habitantes, como Macuco, Rio das Flores ou Trajano de Morais. São 580 médicos da unidade. Isso tudo torna o Hospital Municipal Souza Aguiar o maior hospital de Emergência da América Latina.

O nome Souza Aguiar vem de Francisco Marcelino de Souza Aguiar que não foi médico, mas foi Marechal, engenheiro e arquiteto. Claro ele foi o prefeito do Rio de Janeiro, então capital da República, de 1906 a 1909, logo em 7 de novembro de 1907, inaugurou o Posto de Assistência Médica, que seria batizado com o seu nome em 1955, data do centenário de seu nascimento.

Quer saber mais sobre o Souza Aguiar? Leia esta matéria do jornal O Dia que o Thiago Rachid me enviou.

A foto ao lado é do busto do Souza Aguiar é retirei do Flickr de Thomaz e Deborah Moore.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Quintino Gomes Freire
Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

Comente