12 cidades pra você conhecer no Estado do Rio de Janeiro - Diário do Rio de Janeiro

12 cidades pra você conhecer no Estado do Rio de Janeiro

0

A Cidade Maravilhosa sem d√ļvidas √© o maior atrativo do Rio de Janeiro, mas o Estado possui lugares incr√≠veis – ao todo s√£o 92 munic√≠pios – cheios de hist√≥rias, mas muitas vezes esquecidos ou desconhecidos pelos pr√≥prios cariocas e fluminenses.
Por isso, junto com a TIM, a gente dá dicas de lugares que valem a pena conhecer no Estado, seja na Região Serrana, Região dos Lagos, Costa Verde ou no Vale do Café!

Na Regi√£o Serrana…

1- Petrópolis

Conhecida como Cidade Imperial, é a cidade mais populosa da Região Serrana e já foi considerada a cidade mais segura do Estado e a sexta mais segura do Brasil.
O clima ameno, as constru√ß√Ķes hist√≥ricas e a vegeta√ß√£o abundante s√£o grandes atrativos tur√≠sticos.
Fundada por iniciativa de Dom Pedro II, foi a a rota preferida do Imperador para seus momentos de lazer e repouso. Da√≠ vem o nome “Cidade de Pedro”.

N√£o deixe de conhecer:
Catedral de S√£o Pedro – L√° est√£o sepultados o Dom Pedro II e sua esposa Dona Teresa, al√©m da Princesa Isabel e Conde D’eu.
Pal√°cio de Cristal – Encomendado pelo Conde d’Eu, a inten√ß√£o do Conde foi presentear a Princesa Isabel, a fim de poder cultivar suas hortali√ßas.
Com estrutura met√°lica francesa e paredes de vidro, o Pal√°cio √© sem d√ļvidas um √≥timo local para fotos. N√£o deixe de visit√°-lo!
Museu Imperial РAntigo Palácio de Verão de Dom Pedro II, o belo prédio neoclássico é cercado por belos jardins, com várias espécies de arvores e flores vindas de todas as partes do mundo.
No acervo, peças ligadas à Monarquia Brasileira, como mobiliários, documentos, obras de arte e objetos pessoais da família imperial. Um passei delicioso e inesquecível.

2- Teresópolis

Cidade mais alta do estado, é consequentemente uma das mais frias também.
Por seu clima ameno, foi escolhida como sede de treinos da CBF, sendo o local de concentração da Seleção Brasileira de Futebol, situada na Granja Comary.
Voltada principalmente para o turismo e produção agrícola, possui comércio diversificado e setor hoteleiro muito desenvolvido.
Além de abrigar uma das maiores feiras de artesanato a céu aberto do Brasil, a Feirinha de Teresópolis ou como é carinhosamente chamada a Feirinha do Alto, que contém diversos produtos da moda feminina, infantil, móveis, uniformes, potes, bijouterias e muito mais.

N√£o deixe de conhecer:
Parque Nacional da Serra dos Orgãos Рum dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras.
O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil.
S√£o mais de 200 quil√īmetros de trilhas em todos os n√≠veis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acess√≠vel at√© a cadeirantes, at√© a pesada Travessia Petr√≥polis-Teres√≥polis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.
Mirante do Soberbo РLocal de parada obrigatória para contemplação da natureza, o Mirante do Soberbo, na entrada de Teresópolis tem uma vista maravilhosa do Dedo de Deus e em dias de céu claro pode-se ver a cidade do Rio de Janeiro e baia de Guanabara. O melhor? é uma atração gratuita!
Feirinha de Teres√≥polis (Feirarte) – Um cl√°ssico, a “Feirinha do Alto” como √© conhecida, √© ponto de encontro de turistas que adoram ir √†s compras entre as dezenas de barracas de vestur√°rio, acess√≥rios e produtos artesanais.

3- Nova Friburgo

Nova Friburgo possui a maior rede hoteleira do interior do estado do Rio de Janeiro.
√Č considerada a “Capital nacional da lingerie”, pois abriga f√°bricas dos mais variados portes.
As peças podem ser encontradas em diversas lojas e shoppings espalhados pela cidade.

N√£o deixe de conhecer:
Lumiar e S√£o Pedro da Serra – As duas vilas, distritos de Friburgo se completam, oferecendo ao visitante in√ļmeras op√ß√Ķes de lazer.
De paisagem natural impressionante, com ambiente florestal intocado, s√£o dotadas de in√ļmeras belezas, como as corredeiras do Rio Maca√©, o Encontro dos Rios, a Pedra Riscada e extensas regi√Ķes de Mata Atl√Ęntica preservada.
Piscinas naturais, mais de 30 trilhas para serem percorridas de jipe, moto, bicicleta ou a pé, oferecendo ao visitante esportes de canoagem, mountain bike, trekking e escalada.
Pico da Caled√īnia – A estrada √© linda, muito √≠ngreme mas possui alguns trechos que est√£o deteriorados e n√£o permite carro comum passar, apenas 4×4.
Se for acampar, leve bastante agasalho e de preferencia uma barraca para se proteger do frio, pois é proibido acender fogueira.
Praça do Suspiro РPonto de partida para o teleférico da cidade, é um ótimo local para conversar e fazer compras de produto fabricados na cidade.
Ponte da Saudade – √ďtimo local para realizar comprinhas de moda √≠ntima. L√° voc√™ ir√° encontrar v√°rias lojas de revendedores da regi√£o e com grande variedade.

Na Regi√£o dos Lagos…

4- Cabo Frio

Cidade com maior economia da Região dos Lagos, se consolidou como um influente polo turístico.
Um dos destinos mais procurados por turistas, principalmente Mineiros, √© famosa por suas praias cristalina e suas dunas de areia branca em cen√°rios de tirar o f√īlego.

N√£o deixe de conhecer:
Parque das Dunas Рárea de preservação ambiental, possui um cenário paradisíaco com grandes dunas de areia branca e fina.
Praia das Conchas – √Č repleta de conchas de todos os tamanhos e formatos.
Com águas calmas e praticamente sem ondas, é excelente para crianças.

5- Arma√ß√£o dos B√ļzios

A vila de pescadores que encantou a diva Brigitte Bardot na d√©cada de 60 se transformou em um sofisticado balne√°rio, repleto de atra√ß√Ķes o ano inteiro.

N√£o deixe de conhecer:
Rua das Pedras – Passeio agrad√°vel e divertido tanto de dia quanto a noite, na famosa rua h√° v√°rias op√ß√Ķes de restaurantes e lojas, desde grifes √† estabelecimentos mais populares.
Orla Bardot РLugar perfeito para um caminhada logo pela manhã e no final da tarde, além da bela paisagem com vários barquinhos, é possível admirar também as estátuas de Brigitte Bardot, Juscelino Kubitschek e dos Três Pescadores.
Praias РSão tantas praias lindas que fica difícil indicar apenas uma. As minhas preferidas são Tartaruga, Ferradurinha e Geribá.

6- Arraial do Cabo

Al√©m de reunir algumas das mais belas caracter√≠sticas do litoral brasileiro, como dunas de areia branca, vegeta√ß√£o de restinga, lagoas e praias de mar cristalino, os cost√Ķes de Arraial do Cabo¬†funcionam como mirantes para apreciar belas paisagens.

N√£o deixe de conhecer:
Igreja Nossa Senhora dos Rem√©dios – Erguida em 1503, √© uma das primeiras edifica√ß√Ķes do Brasil, localizada na Praia dos Anjos.
Mergulhos – Um dos points preferidos de mergulhadores do mundo inteiro, a rica vida marinha, √°guas cristalinas e uma infinidade de “pontos” para a atividade como naufr√°gios, grutas, lajes e fendas fazem de Arraial um lugar mais que especial.
Passeios de barco РHá vários roteiros com passeios inesquecíveis pelas belas paisagens da região.

Na Costa Verde…

7- Paraty

Perfeita combina√ß√£o entre o azul mar√≠timo e o verde da Mata Atl√Ęntica, Paraty √© uma das cidades mais lindas do estado.
Declarada Patrim√īnio Hist√≥rico Nacional pelo Instituto do Patrim√īnio Hist√≥rico e Art√≠stico Nacional (IPHAN), devido √† sua import√Ęncia no ciclo do ouro, chegou a ser uma das cidades mais pr√≥speras da Col√īnia e do in√≠cio do Imp√©rio.

N√£o deixe de conhecer:
Centro Histórico РAs ruas protegidas por correntes, impedem a passagem dos carros, preservando ainda o encanto colonial.
Seus casar√Ķes coloniais hoje abrigam muitas lojas, ateliers, pousadas e restaurantes.
A noite no Centro é onde os turistas e locais se encontram para passear, curtir, comer e comprar.
Casa da Cultura –¬†Centro Cultural que oferece uma ampla programa√ß√£o sobre a cultura paratiense com exposi√ß√Ķes tempor√°rias, shows e atividades infantis.
Em seu audit√≥rio sempre h√° programa√ß√Ķes variadas de teatro, cinema e eventos diversos.
FLIP – Festa Liter√°ria de Paraty – Desde 2003, a Flip oferece todos os anos em Paraty uma experi√™ncia √ļnica, permeada pela literatura.
Sempre em conexão com a cidade que a recebe, a festa é mais do que um evento, é uma manifestação cultural.

8- Angra dos Reis

Paraíso com cerca de 365 ilhas, é destino obrigatório para os amantes de belezas naturais.
Embora mais lembrada por suas ilhas e pela beleza natural, Angra possui tamb√©m um rico acervo patrimonial, com in√ļmeros pr√©dios tombados pelo IPHAN.

N√£o deixe de conhecer:
Cais Turístico de Santa Luzia РFica no centro de Angra e é de onde saem os barcos para os passeios nas ilhas.
Vila Histórica de Mambucaba РA vilazinha pequenina é linda e tranquila, com casario imperial e praia de aguas claras.
Ilhas – √Č uma ilha mais maravilinda que a outra e sim, visite quantas puder! Destaque para a Ilha da Piedade, Botinas, Catagu√°s e Gip√≥ia.

9- Ilha Grande

Distrito de Angra dos Reis, a Ilha Grande apresenta uma das mais belas regi√Ķes costeiras, um verdadeiro santu√°rio ecol√≥gico.

N√£o deixe de conhecer:
Gruta do Acai√° – A 8 metros abaixo do n√≠vel do mar, uma fenda na pedra da costeira por onde √°gua do mar tem acesso a um sal√£o subterr√Ęneo, h√° uma praia de pedra subterr√Ęnea.
Cachoeira da Feiticeira РDe beleza espetacular, exalta a admiração de quem a visita e certamente é uma das melhores caminhadas em toda a Ilha Grande, um roteiro certo de quem quer aproveitar ao máximo tudo o que a ilha tem para oferecer.
Lagoa Azul- Uma piscina natural com fundo arenoso, algumas rochas e água predominantemente azul, localizada entre duas ilhotas na importante região histórica de Freguesia de Santana.

No Vale do Caf√©…

10- Conservatória

Distrito de Valença, Conservatória é famosa por suas serenatas, chamada de Capital das Serestas.
Mantem suas características bucólicas de arraial, pacata e tranquila, onde moradores de fala branda, afáveis e educados preservam seus costumes.

N√£o deixe de conhecer:
Tradicional Serenata pelas ruas РRealizada toda sexta-feira e sábado, parte às 23h do Museu do Seresteiro e segue noite adentro.
T√ļnel Que Chora – Construido no s√©culo XIX, √© um t√ļnel de pedra, r√ļstico e simples, mas cheio de hist√≥ria.
Locomotiva – No tempo do ciclo do caf√©, a ferrovia escoava produ√ß√Ķes para a exporta√ß√£o. A locomotiva est√° em exposi√ß√£o para tirar fotos trazendo de volta a ideia de tempos antigos.

11- Paty do Alferes

Paty do Alferes, um dos ber√ßos da ocupa√ß√£o do interior do Estado, √© citada em antigos e importantes relatos dos grandes estudiosos de hist√≥ria do Brasil, demostrando a relev√Ęncia da hist√≥ria do munic√≠pio na coloniza√ß√£o da Regi√£o do Vale do Ciclo do Caf√©.

N√£o deixe de conhecer:
Museu da Cachaça РA história dessa tradicional bebida brasileira é contada através da iniciativa de Iris e Yale Renan.
No local ainda é possível conhecer o processo de fabricação, degustar e adquirir o produto da região.
Festa do Tomate РA consagração da produção agrícola local ocorre anualmente na semana do feriado de Corpus Christi.
Al√©m de shows de artistas famosos, a programa√ß√£o inclui atividades da √°rea agr√≠cola como o Concurso Leiteiro e de Qualidade do Tomate, eventos esportivos tais como os Torneios de V√īlei e de Corrida R√ļstica, concursos de culin√°ria do tomate e elei√ß√£o da Rainha da Festa.

12- Rio das Flores

Pacata cidadezinha, Rio das Flores possui uma infinidade de atrativos naturais e culturais.

N√£o deixe de conhecer:
Fazenda do Para√≠zo – Considerada a ‚ÄúJ√≥ia do Vale‚ÄĚ, a propriedade possui 58 c√īmodos, preservando ainda o mobili√°rio franc√™s e brasileiro, al√©m dos pap√©is de parede originais.
Mirante da Boa Vista – Concorrido por causa da bela vista para apreciar o p√īr do sol.
Festival do Vale do Café РCom intensa programação musical, o evento apresenta ritmos que vão do clássico ao samba, passando pelo chorinho e bossa-nova.

Quer uma ótima notícia?


A cidade de Rio das Flores, foi a √ļltima a receber a rede 4G da TIM e √© considerada o marco da cobertura total da operadora no Estado com a tecnologia LTE.
A TIM é a primeira operadora a cobrir 100% do estado do Rio de Janeiro com a rede 4G e um dos setores mais beneficiados com essa novidade é o turismo.
Agora turistas e moradores do estado poderão apreciar com mais tranquilidade os atrativos fluminenses sem se preocupar com falta de sinal ou ficar sem conexão móvel durante um passeio.

E aí, vamos desbravar nosso amado Rio de Janeiro?
Quem vem com a gente?

 

* Esse é um publieditorial.

Flu Ferreira
Carioca de Alma! Aquarilouca pela vida! Head Creative responsável pela editoria de moda, carioquices e life style do Diário do Rio. Editora do IG do site, adora coxinha, é fã de star wars e aos 37 resolveu colorir os cabelos de rosa, no melhor estilo "a diferentona" que você respeita!
Flu Ferreira

Latest posts by Flu Ferreira (see all)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente