13 das 16 novas instalações para o Rio 2016 já ultrapassaram 80% das obras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Parque-Olmpico-Crdito-Renato-Sette-Camara-Prefeitura-do-Rio

De 16 novas instalações que estão sendo construídas para os Jogos Rio 2016, 13 já igualaram ou ultrapassaram 80% de execução das obras. Os novos dados mostram uma evolução em relação ao que foi divulgado semana passada pelo prefeito Eduardo Paes no Parque Olímpico, por ocasião do marco de um ano para o evento. O Parque Olímpico, por sinal, que no fim de julho apresentava 82% de execução, chegou a 87%.

Cinco instalações que ainda não haviam alcançado 80% de evolução igualaram ou superaram este percentual: Circuito de Canoagem Slalom, Pista de BMX, Circuito de Mountain Bike, Arena do Futuro e o hotel que fica dentro do Parque Olímpico. As instalações mais avançadas são Campo de Golfe (98%), Arena Carioca 3 e IBC (ambos com 95%) e Arena Carioca 2 (93%). Os percentuais de evolução destas obras serão atualizados mensalmente, no site.

Confira os percentuais de avanço das obras:

Advertisement

PARQUE OLÍMPICO – 87%

(O Parque Olímpico não está na conta de 16 novas instalações por ser, na verdade, um conjunto de instalações esportivas e não-esportivas, que têm seus percentuais calculados separadamente. A evolução das obras no local como um todo, no entanto, também é calculada)

  • CENTRO DE TÊNIS – 72%
  • VELÓDROMO – 63%
  • ARENA DO FUTURO – 82%
  • ESTÁDIO AQUÁTICO – 84%
  • ARENA CARIOCA 1 – 88%
  • ARENA CARIOCA 2 – 93%
  • ARENA CARIOCA 3 – 95%
  • IBC – 95%
  • MPC – 84%
  • HOTEL – 80%
  • CAMPO DE GOLFE – 98%
  • VILA DOS ATLETAS – 89%

DEODORO

  • ESTÁDIO DE CANOAGEM SLALOM – 81%
  • PISTA DE BMX – 82%
  • ARENA DA JUVENTUDE – 64%
  • CIRCUITO DE MOUNTAIN BIKE – 80%

Confira também o status das obras:

Arenas Cariocas 1, 2 e 3

Conclusão – Terceiro trimestre de 2015.

Arena Carioca 1
Situação atual – A montagem da cobertura foi concluída. Estão sendo finalizados os últimos degraus da arquibancada permanente. As paredes divisórias, a montagem dos elevadores, as cerâmicas dos vestiários e a distribuição das instalações estão sendo executadas. O contrapiso autonivelante foi finalizado e começou a pintura de paredes.
Capacidade: 16.000 lugares
Modalidades: Basquete, basquete em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas
Eventos-teste – Janeiro de 2016 (basquete e rúgbi em cadeira de rodas)

Arena Carioca 2
Situação atual: A cobertura foi concluída, assim como a instalação do sistema de iluminação natural, dos sistemas de drenagem, das telas na fachada e dos elevadores. As cadeiras da arquibancada temporária estão sendo instaladas. Em paralelo, estão sendo executados o piso monolítico e as paredes divisórias. Os próximos passos serão a fixação das portas dos compartimentos e a instalação das louças e dos metais.
Capacidade: 10.000 lugares
Modalidades: Judô, luta greco-romana, luta livre e bocha paralímpica
Eventos-teste – Janeiro de 2016 (judô, levantamento de peso paralímpico e luta livre)

Arena Carioca 3
Situação atual: A cobertura foi concluída, assim como a montagem dos elevadores e a instalação do sistema de iluminação natural. Os guarda corpos estão sendo instalados, assim como as paredes divisórias e as cadeiras da arquibancada temporária. Estão em andamento o piso monolítico, a fixação das portas dos compartimentos e a instalação das louças e metais.
Capacidade: 10.000 lugares
Modalidades: Esgrima, taekwondo e judô paralímpico
Eventos-teste – Janeiro de 2016 (taekwondo) e abril de 2016 (levantamento de peso e esgrima)

Centro de Tênis
Situação atual – A primeira etapa da construção da estrutura de concreto da arquibancada da arena principal foi concluída. A montagem da estrutura metálica da cobertura está na fase final – a área que será coberta está pronta e foi iniciada a colocação das telhas. A segunda camada asfáltica da quadra da arena principal foi colocada, restando apenas a pintura. Foi executada a primeira camada de asfalto (binder) das quadras das quadras 2 e 3 e das quadras externas e de aquecimento.
Conclusão – Terceiro trimestre de 2015.
Capacidade: 19.750 lugares
Quadra principal: 10.000 lugares
Quadra 2: 5.000 lugares
Quadra 3: 3.000 lugares
Sete quadras de jogo, com 250 lugares cada, e seis quadras de treino e aquecimento
Modalidades: Tênis, tênis em cadeira de rodas e futebol de 5
Evento-teste – Dezembro de 2015 (tênis)

Velódromo
Situação atual – Estão sendo realizadas a montagem da estrutura metálica e a concretagem das lajes. Nos subsolos, as rampas de acesso interno estão concluídas e as externas, em andamento.  Lajes e paredes encontram-se em execução, assim como o anexo técnico. No reservatório, foram concretadas a cisterna e a casa de bombas.
Conclusão – Quarto trimestre de 2015.
Capacidade: 5.000 lugares
Modalidades: Ciclismo (pista) e paraciclismo de pista
Evento-teste – Março de 2016 (ciclismo pista)

Arena do Futuro
Situação atual – Foram concluídos a montagem da estrutura metálica, o piso da quadra e a montagem de reservatórios metálicos. A montagem da cobertura e da arquibancada pré-moldada estão em fase final.  Estão em andamento o fechamento lateral, colocação do painel da fachada, serviços de alvenaria e pintura e divisórias.
Conclusão – Quarto trimestre de 2015.
Capacidade: 12.000 lugares
Modalidades: Handebol e golbol
Eventos-teste: Abril (handebol) e maio (golbol) de 2016

Estádio Aquático
Situação atual – Foi concluída a montagem da estrutura metálica da arquibancada. A cobertura da arena principal e os serviços de infraestrutura de instalações, alvenaria, pintura e divisórias no interior seguem em andamento. A escavação e escoramento lateral da piscina de competição foi iniciada
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016.
Capacidade: 18.000 lugares
Modalidades: Natação, polo aquático e natação paralímpica
Evento-teste: Abril de 2016 (natação olímpica e paralímpica, e polo aquático)

Centro Internacional de Transmissão (IBC)
O IBC terá 12 estúdios, de 5 mil m² cada, e capacidade para 10 mil pessoas.
Situação atual – As obras civis das casas de bombas do sistema de refrigeração estão concluídas, assim como a montagem dos elevadores sociais. As obras civis da subestação entraram na fase final, com o fechamento das paredes externas e internas. Nos sanitários estão sendo executados os revestimentos cerâmicos, bancadas de granito, louças sanitárias e portas. Foi iniciada a pintura interna de tetos e paredes, além da instalação dos guarda-corpos e corrimãos das galerias e escadas. Está em andamento a montagem dos elevadores de carga, das luminárias e do forro acústico do teto no pavimento superior.
Conclusão: Terceiro trimestre de 2015.

Centro Principal de Imprensa (MPC)
Situação atual – Estão em execução as vedações com divisórias e alvenaria, as instalações prediais e o sistema de ar condicionado, além da montagem das esquadrias de alumínio da fachada.
Conclusão: Quarto trimestre de 2015

Hotel
Com 404 quartos, o hotel do Parque Olímpico terá área de lazer completa, com piscina, centro de convenções, academia e bar.
Situação atual – As obras das estruturas de concreto dos núcleos dos elevadores, laje do térreo, mezaninos e dos 20 pavimentos foram concluídas. Estão em andamento a laje de cobertura e a montagem da fachada de vidro. Nas áreas internas, estão em execução os serviços de alvenaria, instalações prediais, esquadrias e a montagem dos dutos de ventilação e ar condicionado. Alguns andares estão em fase de acabamento.
Conclusão – Segundo trimestre de 2016

Campo de Golfe
Situação atual: Foram concluídos o plantio da grama, a topografia dos 18 buracos, a dragagem dos lagos e o sistema de irrigação. Estão sendo realizados os trabalhos de irrigação e manutenção da grama bem como das áreas nativas transplantadas e o enriquecimento da vegetação de restinga. Os prédios de apoio e manutenção estão em fase final e a obra de construção do prédio principal (Club House) segue o cronograma previsto – está sendo finalizada a concretagem da estrutura e estão em andamento a execução das instalações elétrica e hidro-sanitárias, da rede de dados e dos acabamentos.
Capacidade: 15 mil lugares
Modalidade: Golfe
Evento-teste: Novembro de 2015

Circuito de canoagem slalom
Situação atual: As estruturas em concreto armado do lago (pilares, paredes, vigas e lajes), canais de treinamento e competição, casa de bombas e edifício técnico foram concluídas. Também estão prontas a fundação do prédio de apoio, a alvenaria da casa de bombas e do edifício técnico e a pavimentação de acesso ao circuito de canoagem slalom. A concretagem da laje do lago foi finalizada e a execução de sua drenagem, em manilhas de concreto, está em andamento. A armação e impermeabilização dos canais de competição e treinamento estão em fase de conclusão. Os trilhos dos obstáculos estão sendo instalados. A instalação das bombas dos circuitos de competição e treinamento estão em andamento. Na área comum do Parque Radical, as redes de drenagem de águas pluviais e o paisagismo estão em andamento. A pavimentação de acesso ao circuito de canoagem slalom foi concluída.
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 8.424 lugares temporários
Evento-teste: Novembro de 2015
Modalidade: Canoagem Slalom

Pista de BMX
Situação atual: Está em andamento a execução de revestimento asfáltico e pintura da pista. Está em fase de conclusão a estrutura da rampa de largada.
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 7.500 lugares temporários
Evento-teste: Outubro de 2015
Modalidade: Ciclismo BMX

Arena da Juventude – O ginásio terá 2.000 lugares permanentes e 3.000 temporários.
Situação atual: Estão em andamento a colocação das estruturas metálicas da cobertura, a montagem das peças pré-moldadas da arquibancada permanente, os serviços de forma, armação e concretagem da estrutura do fosso do elevador, a pavimentação e a montagem das rampas laterais.
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 5.000 lugares
Evento-teste: Março de 2016
Modalidades: Esgrima do pentatlo moderno, basquete feminino (primeira fase) e esgrima em cadeira de rodas.

Pista de Mountain Bike
Situação atual: Está em andamento a execução da pista de competição, a implantação de obstáculos e o plantio de grama da área de domínio comum.
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 25 mil lugares em pé}
Evento-teste: Outubro de 2015
Modalidade: Ciclismo Mountain Bike

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 13 das 16 novas instalações para o Rio 2016 já ultrapassaram 80% das obras
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui