16 momentos do governo Eduardo Paes - do pior ao melhor - Di√°rio do Rio de Janeiro

16 momentos do governo Eduardo Paes – do pior ao melhor

0

Ap√≥s 8 anos de governo o Rio deixar√° de ser governado por¬†Eduardo Paes¬†(PMDB), voc√™ pode gostar ou n√£o gostar de Paes mas sem d√ļvida ele deixou sua marca na cidade. Do BRT¬†ao Boulevard Ol√≠mpico, √© certo que ele ficar√° para a hist√≥ria do Rio.

Mas nem tudo foram flores, a gest√£o de Paes √© cercada de p√©ssimos momentos, como a queda da ciclovia e a p√©ssima rela√ß√£o com o funcionalismo p√ļblico. Por isso o DDR separou¬†13 16 momentos do governo Eduardo Paes, do pior ao melhor, o que faltou incluir na lista?

16 – Queda Ciclovia

Em 21 de abril de 2016, a poucas semanas da abertura dos Jogos Ol√≠mpicos, um dos chamados “legados ol√≠mpicos”, a ciclovia Tim Maia que ligava o Leblon ao S√£o Conrado pela Niemeyer, caiu e causou a morte de duas pessoas. A situa√ß√£o piorou quando se descobriu que a empreiteira respons√°vel pela obra era da fam√≠lia de um dos secret√°rios de seu governo.

15 – Candidatura de Pedro Paulo

Eduardo Paes tinha tudo para fazer seu sucessor, um governo razoavelmente bem avaliado, apoio do governo Federal e Estadual, alian√ßa com v√°rios partidos¬†e um latif√ļndio de tempo de Tv. O importante √© que n√£o fizesse besteira na escolha do nome do candidato.

Pois ele fez besteira e escolheu seu amigo e maior aliado,¬†Pedro Paulo¬†(PMDB), o que n√£o teria nenhum problema, a n√£o ser uma s√©rie de den√ļncias de viol√™ncia dom√©stica contra ele. As den√ļncias feriram sua candidatura de morte e terminou em 3¬ļ, nem indo para o 2¬ļ turno.

14 – N√£o entregar 100% da frota de √īnibus com ar condicionado

Apesar de uma s√©rie de acordos e promessas de 100% da frota de √īnibus com ar condicionado no fim de 2016, a Prefeitura utilizou v√°rias desculpas em defesa das concession√°rias. Pois √©, os cariocas continuar√£o sofrendo com o calor nos √īnibus cariocas na pr√≥xima gest√£o.

13 РMaricá é uma merda de lugar


Após a condução coercitiva de Lula devido a desdobramentos da Operação Lava Jato, Eduardo Paes ligou para Lula para prestar sua solidariedade. No áudio que vazou, o telefone de Lula estava grampeado, Paes compara o sítio de Lula em Atibaia, a ter uma casa de praia em Maricá, pois os dois lugares são uma merda.

No √°udio, Paes tamb√©m diz ser um “soldado de Lula”, alguns meses depois todos seus aliados votariam pelo impeachment de Dilma.

12 РO Roubo das Vigas da Perimetral

Logo após a demolição da Perimetral, em 2013, cinco vigas da perimetral, com 40 metros de comprimento, 60 de largura e cerca de 20 toneladas, foram retiradas de um terreno cedido à Prefeitura do Rio e, até hoje, as autoridades não identificaram os responsáveis pelo crime.

11 РDefesa do Táxi contra o Uber

Eduardo Paes insistiu em defender os t√°xis, indo contra aplicativos como o Uber, tirando do carioca, a maioria favor√°vel ao app, a livre escolha.

10 РAs gracinhas de Eduardo Paes

Eduardo Paes gostava de fazer gracinhas, como com uma cidad√£ que ele visitou a casa que ela tinha acabado de adquirir e disse que ela iria “trepar muito“. E n√£o foi s√≥ ali, em julho de 2016 ele come√ßou a discutir com seguidores de seu twitter, mandou um se mudar do Rio e¬†‚ÄúDeixa de ser mal humorado po. Toma um chopp, joga uma pelada, dorme cedo, vai a igreja, d√° uma namorada. Domingo pode‚ÄĚ,

9 РO  VLT

O VLT est√° longe de ser o pior momento de Eduardo Paes, tamb√©m n√£o foi o melhor, mas ficar√° como marca de seu governo. Se virou quase um ponto tur√≠stico da cidade e facilitou o transporte ao integrar os modais, por outro lado, n√£o h√° integra√ß√£o tarif√°ria, se pegar o VLT¬†e o metr√ī¬†se gasta R$7,90. Tamb√©m h√° cr√≠ticas pelo alto investimento e o pouco n√ļmero de pessoas que carrega.

8 Р1746

O 1746 facilitou o acesso dos cariocas aos servi√ßos p√ļblicos. Algumas vezes o servi√ßo demora a ser realizado ou surgem obst√°culos na hora de resolver o problema, mas o 1746 √© um canal importante onde o cidad√£o pode fazer solicita√ß√Ķes e ter contato com a Prefeitura.

O porém dele é que nem sempre funciona como deveria.

7 РBRS

O Bus Rapid Service, em portugu√™s Servi√ßo R√°pido de √īnibus, pode gerar o √≥dio de muito motorista de carro mas para o passageiro de √īnibus foi uma boa solu√ß√£o. O servi√ßo √© basicamente destinar faixas exclusivas para os √īnibus e come√ßou a funcionar na cidade em 2011, gerando at√© hoje uma certa confus√£o entre os cariocas.

Mas para este morador da Freguesia, deixou o Centro do Rio muito mais pr√≥ximo. Seria muito melhor se a Prefeitura tivesse cumprido a promessa de 100% da frota de √īnibus com Ar-Condicionado.

6 РO BRT

O BRT, cuja operação começou em junho de 2012, acabou sendo uma bela mão na roda para quem depende dele, gerando um ganho importante de tempo para o trabalhador. Só que isso não salva ele de sérios problemas, como viver lotado e, para alguns, seria um investimento muito melhor se fosse um modal sobre trilhos.

5¬†– Centro de Opera√ß√Ķes Rio

Inaugurado¬†no √ļltimo dia de 2010, o Centro de Opera√ß√Ķes Rio, o COR.¬†integra cerca de 30 √≥rg√£os municipais e concession√°rias com o objetivo de monitorar e otimizar o funcionamento da cidade. Virou um verdadeiro QG da Prefeitura, ajudando a antecipar crises, tornando o Rio uma cidade mais inteligente.

4 РTransolímpica e Transoeste

A Transolímpica, oficialmente Corredor Presidente Tancredo Neves, a via expressa liga o Recreio a Deodoro, inaugurada em 9 de janeiro, acabou tendo o impacto na vida dos moradores do seu entorno, próximo ao da inauguração da Linha Amarela. Especialmente no ganho de tempo de quem mora em Deodoro e vizinhança e trabalha na Barra. O grande porém é a cobrança do pedágio, considerada por muitos ilegal.
A Transoeste, inaugurada em 2012, ligando o Recreio ao Campo Grande, também teve um grande impacto  positivo na vida de quem depende dela.

3 РRio 2016

Claro que Paes n√£o √© o √ļnico respons√°vel por trazer as Olimp√≠adas do Rio, mas seria injusto n√£o dar os devidos m√©ritos do sucesso dos Jogos a Paes. At√© o √ļltimo dia, antes da abertura, a maioria acreditava que a Rio 2016 seria um grande e retumbante fracasso e mostrou ser o contr√°rio. Durante aquelas duas semanas o Rio respirou felicidade. Quanto aos problemas p√≥s jogos, mais por culpa do estado do que da Prefeitura.

2 – Parque Madureira

Inaugurado ainda no final do primeiro mandato de Eduardo Paes, em 2012, com uma amplia√ß√£o em 2015,¬†o Parque Madureira valorizou o bairro do qual leva o nome. Com suas quadras esportivas, incluindo bocha e skate, ciclovias bosque, riacho, uma lan house p√ļblica e a Pra√ßa do Samba com o s√≠mbolo da Portela e do Imp√©rio Serrano, o Parque Madureira tem 450 mil m¬≤.

Pode n√£o ser, ainda,¬†um ponto tur√≠stico como o Boulevard Ol√≠mpico mas o Parque Madureira √©, sem d√ļvida, um dos melhores momentos da Prefeitura de Paes.

1 РO Boulevard Olímpico

Deixa eu ser claro, o que chamo de Boulevard Ol√≠mpico s√£o todos os equipamentos que est√£o no local que foi realizado a grande Fan Fest na Rio 2016. Indo da Pra√ßa XV sem a Perimetral¬†at√© os galp√Ķes modernizados do porto, incluindo o belo mural do Kobra, passando pelo AquaRio, o Museu do Amanh√£, o MAR e tantas outras obras que criaram um novo ponto tur√≠stico na cidade.

Só por esse conjunto de obras, mesmo contra forte críticas (o DDR fez várias contra a derrubada da Perimetral e na época recusei um patrocínio de uma matéria que era a favor da derrubada), Paes mudou a cara do Centro do Rio. E com a construção dos equipamentos, seja de forma direta ou a partir de fomentos, ele garantiu apenas ali que seu nome figurasse entre os grandes prefeitos do Rio, junto com Pereira Passos, Carlos Lacerda e Cesar Maia.

No final, o saldo de sua gestão é positivo. Esperamos que agora com Crivella, resolva-se os problemas que Paes criou mas mantenha o bom trabalho.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Quintino Gomes Freire
Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

Comente