15 músicas que todo carioca tem que conhecer - Diário do Rio de Janeiro

15 músicas que todo carioca tem que conhecer

29

Good Morning por Rodrigo Soldon

Cantada em prosa e verso, a Cidade Maravilhosa é um ícone de beleza e inspiração. Inúmeros artistas consagrados da música popular brasileira já criaram canções para homenagear o Rio, exaltando o que ele tem de melhor: sua alegria, paisagens únicas e a energia do carioca, que é inigualável.

Assim, o Diário do Rio separou as quinze músicas que mais representam o Rio de Janeiro.

1. Cariocas – Adriana Calcanhotto

A cantora gaúcha fez uma homenagem a todos os nascidos na cidade do Rio, exaltando suas qualidades e características mais marcantes.

2. Cidade Maravilhosa – André Filho e Silva Sobreira

 

Escolhida como hino da cidade, a marchinha de carnaval tornou-se obrigatória em qualquer referência ao Rio de Janeiro.

3. Samba do Avião – Tom Jobim

A música é um hino para todos aqueles que são apaixonados pelo Rio e, por algum motivo, tiveram que se ausentar por um tempo. Os versos “Minha alma canta/ vejo o Rio de Janeiro/ Estou morrendo de saudades” são capazes de resumir em palavras o sentimento que o carioca sente quando vê a baía de Guanabara depois de muito tempo fora.

4. Solteiro no Rio de Janeiro – Cidade Negra

Criada em 1998, foi a trilha sonora do filme “Como ser solteiro”, mostrando o lado bom de se estar descompromissado na cidade. Virou um hit para quem quer sair, conhecer novas pessoas e badalar por aí.

5. Aquele Abraço – Gilberto Gil

Após ser exilado em Londres, o cantor compôs essa canção para saudar a volta à Cidade Maravilhosa. Ele saúda Realengo em referência ao quartel militar no bairro carioca, e o abraço fala do Cristo Redentor.

6. Endereço dos Bailes – Mc Júnior e Leonardo

A dupla carioca fala dos bailes que acontecem em diversas comunidades cariocas, e exalta as qualidades da cidade. Foram os primeiros a produzir um CD em uma gravadora.

7. Do Leme ao Pontal – Tim Maia

Existe orla mais bonita do que a do Rio? Do Leme ao Pontal, sem contar, claro, com o Calabouço, Flamengo, Botafogo, Urca e Praia Vermelha.

8. Rio 40 Graus – Fernanda Abreu

A música que melhor representa o clima urbano do Rio, falando das misturas de classes e culturas na cidade.

9. Rap da Felicidade – Cidinho e Doca

Um dos funks de maior sucesso nos anos 90, o funk mostra a realidade das favelas cariocas e virou um apelo de todos os moradores das comunidades.

10. A ordem é samba – Jackson do Pandeiro

Se é samba que eles querem, é tudo o que a gente tem por aqui, pois no Rio a pedida é sempre samba. Música inesquecível do mestre Jackson do Pandeiro na voz de Ney Matogrosso.

11. Samba de Orly – Vinícius, Toquinho e Chico Buarque

Corre pro Rio antes que um aventureiro lance mão. Vinícius de Moraes, Toquinho e Chico Buarque fazendo poesia com as notas musicais.

12. W Brasil – Jorge Ben Jor

O cantor fez uma bela homenagem à zona norte da cidade, com referências da Feira de Acari até a Central do Brasil, e chamando o síndico da MPB, o eterno Tim Maia.

13. Partido Alto – Chico Buarque

Com tantos lugares para nascer, nascemos brasileiros e no Rio de Janeiro. E você quer coisa melhor?

14. Pão de Açúcar – Erasmo Carlos

Uma homenagem do Tremendão da Jovem Guarda ao que existe de mais bonito no Rio.

15. Garota de Ipanema – Tom Jobim e Vinícius de Moraes

O maior clássico da música brasileira, já foi gravado em diversos idiomas e mostra a beleza de Ipanema e da mulher brasileira.

Lívia Lamblet

Lívia Lamblet

Nascida no ano do grande irmão, 1984, Lívia é nascida e apaixonada pela Cidade Maravilhosa. Uma das criadoras do #socialmediadadepressão, ela é viciada em redes sociais, internet e cultura nerd em geral.
Lívia Lamblet

Latest posts by Lívia Lamblet (see all)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente