23 de Abril tem Chorinho por todo o Rio de Janeiro - Diário do Rio de Janeiro

23 de Abril tem Chorinho por todo o Rio de Janeiro

0

Celebrado todo 23 de abril, o Dia Nacional do Choro vai entrar definitivamente para o Calendário Cultural Oficial da Cidade. A Secretaria Municipal de Cultura idealizou, juntamente com Instituto Casa do Choro, uma maratona de shows simultâneos que reunirá mais de 80 músicos. O grande homenageado da festa será Pixinguinha, que comemoraria, exatamente nesta data, 120 anos. O evento vai reunir grandes nomes, como Zé da Velha, Silvério Pontes Pedro Amorim, Marcelo Bernardes, Pedro Paulo Malta e Nina Wirttti, além dos grupos Cordão do Boitatá, Os Matutos, Choro na Rua, Choro da Glória, o projeto Pixinguinha para Crianças, o bandão da Escola Portátil de Música e a Orquestra Furiosa Portátil. Os shows vão começar em diferentes espaços até todos tomarem a direção do Largo da Carioca. O evento também abre o centenário do choro-canção “Carinhoso”, célebre composição de Pixinguinha, feita em 1917.

O grande evento terá início às 14h30 com shows de Pedro Amorim, Marcelo Bernardes e Choro da Glória durante todo o trajeto da barca Paquetá x Rio e com o grupo Os Matutos, que sai da estação Rodoviária no VLT do Choro. O Cordão do Boitatá e o projeto Pixinguinha para Crianças acontecem na Praça XV, no mesmo horário, enquanto o Choro na Rua faz a festa em frente à livraria Folha Seca com participação especial de Zé da Velha e Silvério Pontes. Professores e alunos da Escola Portátil de Música começam uma roda de choro no Largo da Carioca. Quando a barca de Paquetá chegar ao Rio, instrumentistas e espectadores vão se encontrar com o Cordão do Boitatá para um cortejo de todos os músicos, que seguirá para a Carioca, onde serão recebidos para execução de “Carinhoso”, com o Bandão e Coral EPM.

Pao-do-OuvidorO Shopping Paço do Ouvidor já é uma referência no centro da cidade do Rio de Janeiro. Quer conferir? Passa no Paço!

O encerramento será no Largo da Carioca com a Orquestra Furiosa Portátil e seus convidados: Nina Wirtti, Pedro Miranda e Pedro Paulo Malta. Na ocasião, também será feita uma homenagem a Severino Araújo, fundador da Orquestra Tabajara, cujo centenário de nascimento se comemora justamente neste 23 de abril de 2017. “O Dia do Choro já existe há bastante tempo, mas agora ganhamos um evento de celebração oficial e anual, a exemplo do que já é realizado no Dia do Samba”, comemora a presidente do Instituto Casa do Choro, pesquisadora musical e cavaquinista Luciana Rabello. “Nosso objetivo é ser o mais abrangente possível, reunindo toda a família ‘chorona’ da cidade”.

Serviço:

DIA DO CHORO
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
14h30 às 16h – Cinco eventos simultâneos:

· Barca Paquetá x Rio – Show na Barca (concentração 14h, saída da barca 14h30): Pedro Amorim, Marcelo Bernardes e Choro da Glória
Choro da Glória é Anderson Balbueno (pandeiro), Bernardo Diniz (cavaco), Diego Terra (sax), Lucas Porto (violão 7 cordas), Pedro Barros (violão de 6 cordas) e Rodrigo Milek (clarinete).

· VLT do Choro (concentração 14h na estação Rodoviária, saída às 14h30): Roda de choro com Os Matutos
Os Matutos é Everson Moraes (oficleide), Aquiles Moraes (trompete e flugelhorn), Tadeu Santinho (flauta e flautim), Marlon Júlio (violão de 7 cordas), Pablo Carrilho (violão de 6 cordas), Lucas Oliveira (cavaquinho), Maycon Júlio (bandolim), Marcus Thadeu (percussão), Magno Júlio (percussão) e Thiago Osório (tuba).

· Praça XV: Show “Pixinguinha para Crianças” voltado para o público infantil e Baile Cordão do Boitatá
Pixinguinha para Crianças é Daniel Fernandes (violão de 7 cordas), Marcelo Cebukin (sax, flauta e flautim), Milena Sá (pandeiro), Joana Saraiva (sax, flauta e flautim), Bernardo Diniz (cavaco) e Luzia de Mendonça (brincante).

· Rua do Ouvidor (em frente à Livraria Folha Seca): Roda de choro com Choro na Rua e participação especial de Zé da Velha e Silvério Pontes.

· Largo da Carioca: Roda de Choro com professores e alunos da Escola Portátil de Música

16h
Praça XV: Cortejo do Cordão do Boitatá
Saindo da Praça XV, encontrando os músicos da Rua do Ouvidor e seguindo pela Sete de Setembro em direção ao Largo da Carioca.

17h30
Largo da Carioca: Bandão e Coral da Escola Portátil de Música recebem os grupos para execução de “Carinhoso” e outras músicas de Pixinguinha. Grande encontro de encerramento, com a Orquestra Furiosa Portátil. Convidados Especiais: Nina Wirtti, Pedro Miranda e Pedro Paulo Malta.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Quintino Gomes Freire
Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

Comente