3 Centros culturais do Centro do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

É comum ver as pessoas reclamarem que a cultura é pouco valorizada no Brasil. E com razão. No entanto, sempre há uma alternativa. O Diário do Rio indica três centros culturais que podem ser visitados em horários livres nos corridos dias de uma grande cidade.

Centro Cultural Banco do Brasil

Centro Cultural Banco do Brasil por Savissivik

O CCBB Rio de Janeiro ocupa o histórico nº 66 da Rua Primeiro de Março, no centro da cidade, prédio de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado às finanças e aos negócios. Sua pedra fundamental foi lançada em 1880, materializando projeto de Francisco Joaquim Bethencourt da Silva (1831-1912), arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios.

Inaugurado como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em 1906, sua rotunda abrigava o pregão da Bolsa de Fundos Públicos. Na década de 1920 passou a pertencer ao Banco do Brasil, que o reformou para abertura de sua sede. Esta função tornou o edifício emblemático do mundo financeiro nacional e duraria até 1960, quando cedeu lugar à Agência Centro do Rio de Janeiro e depois à Agência Primeiro de Março.

Advertisement

No final da década de 1980, resgatando o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil decidiu pela sua preservação ao transformá-lo em um centro cultural. O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore que sobe do foyer pelas escadarias e retrabalhou a cúpula sobre a rotunda.

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB Rio de Janeiro transformou-se rapidamente em um dos centros culturais mais importantes do País. É o museu/centro cultural mais visitado do Brasil e o 17º no mundo, de acordo com o ranking da publicação inglesa The Art Newspaper (abril/2013).

O prédio possui uma área construída de 19.243m². O CCBB ocupa 15.046m² desse total.

Serviço:

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro. Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

 69625_10151749325387892_1386177941_n

Depois de um passeio cultural, uma volta no shopping não faz mal. O Diário do Rio indica uma visita ao Shopping Paço do Ouvidor. Passa no Paço que a satisfação é garantida.

Centro Cultural dos Correios

Centro Cultural dos Correios por arianemittidieri

Construído para sediar a escola da companhia de navegação Lloyd Brasileiro, o edifício foi inaugurado em 1922. A projetada escola, entretanto, não chegou a ser instalada, tendo o imóvel sido utilizado, por mais de cinco décadas, para o funcionamento de unidades administrativas e operacionais da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Na década de 1980 o imóvel foi desativado para reformas, sendo reaberto em dois de junho de 1992, parcialmente restaurado, para receber a “Exposição Ecológica 92”, evento integrante do calendário da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.

A inauguração oficial do Centro Cultural Correios veio a acontecer em agosto do ano seguinte, com a Exposição Mundial de Filatelia – Brasiliana 93.

Desde então, o Centro Cultural vem promovendo eventos nas áreas de teatro, vídeo, música, artes plásticas, cinema e outras.

Serviço:

Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro. Funcionamento: De terça-feira a domingo, das 10h às 22h.

Centro Cultural da Justiça Federal

Centro Cultural da Justiça Federal por Laély

O Centro Cultural Justiça Federal é uma espaço reconhecido por incentivar e garantir o acesso da população às diversas formas de expressão cultural, abrigando exposições, peças teatrais, espetáculos de dança e de música, mostras de cinema, cursos, seminários, palestras, dentre outras. Vinculado à Presidência do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, ocupa a antiga sede do Supremo Tribunal Federal na cidade do Rio de Janeiro.

A construção do prédio teve início em 1905, como parte integrante do projeto de reformulação urbanística da cidade, então Capital Federal, e estava destinado, inicialmente, a abrigar a Mitra Arquiepiscopal. Iniciadas as obras, o prédio foi adquirido pelo Governo Federal para a instalação do Supremo Tribunal Federal, que ainda não possuía sede definitiva, e foi inaugurado em três de abril de 1909. Projetado pelo arquiteto Adolpho Morales de Los Rios, o edifício é um dos mais importantes testemunhos da arquitetura eclética do país.

O STF ocupou o prédio até 1960, quando da transferência da Capital Federal para Brasília. Desde então, a edificação abrigou o Superior Tribunal Eleitoral, o Tribunal de Alçada e varas da Justiça Federal de 1ª Instancia. Após sete anos de obras de restauração, o prédio foi aberto ao público em quatro de abril de 2001, já como Centro Cultural.

Serviço:

Avenida Rio Branco 241 – Centro. Funcionamento: de terça a domingo 12h às 19h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 3 Centros culturais do Centro do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui