3 ideias polêmicas para um Rio melhor por um gringo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Rio de Janeiro continua lindo por Nicholas Bittencourt

Primeiro gostaria de responder alguns comentários em meu post anterior, 16 coisas óbvias para um carioca e excepcionais para um europeu. Bem, para deixar claro, minha descrição não é sobre a Zona Sul, não entendo o camarada que estava tão certo que “eu me referi apenas a área da Zona Sul”… essa é uma reação tipicamente carioca, porque isso significa que a pessoa acha que fora da Zona Sul o Rio não é lindo.

Eu conheço a Zona Norte, Oeste e o Centro, e posso assegurar que algumas áreas tem vistas e paisagens extremamente bonitas. Claro, infelizmente, uma favela de perto nunca parecerá bonita, principalmente por causa da sujeira.

Aqui vão algumas ideias para um Rio melhor.

Advertisement

COMLURB sem teto

COMLURB

Creio que eles tenham um bom contrato para limpar a cidade. Sugiro então que se crie o COMLURB SEM TETO, um serviço que cuidaria de áreas que são ocupadas pelos sem teto, para limpa-las diariamente.

Muitos dos melhores parques e áreas verdes do Rio são “territórios ocupados”, para os quais a solução deveria vir da Prefeitura e da polícia. MAS, enquanto isso, é importante deixar uma cidade mais limpa, e para fazer isso toda manhã os locais devem ser limpos após uma noite de sujeira. É o mínimo que deve ser feito.

CSP (Cidadão Se Proteger)

Vizinhança Vigilante

Leia esta ideia. Não há necessidade de falar novamente sobre a violência nas ruas, quase em todos lugares, quase toda hora. Melhor não ler as estatísticas, quem se importa se as coisas estão um pouco melhores?

Na última semana eu conheci 2 famílias, que estavam emigrando para o Canada e o EUA. Isso é uma tendência, e novamente, os “vencedores” são as pessoas que podem bancar isso.

Nós sempre “choramos” sobre a cidade e a polícia que não nos protege (o que é verdade, a propósito), mas a situação econômica e cortes no orçamento atinge todos lugares e a todos. É uma bola de neve que está rolando de Brasília sobre todo o Brasil.

Então, uma ideia, é o cidadão se envolver mais nas atividades da segurança de seu bairro, fazendo um trabalho voluntário.

Eu sugiro em algumas áreas (isso vai funcionar com a atitude dos cariocas) pessoas se voluntariem para fazer uma patrulha das ruas, 4 horas por mês, das 18h às 6h, com turnos de 2 horas por parceiro.

Como isso funcionaria: juntos com a PM local ou Guarda Municipal, pessoas que vivem na mesma área e quarteirão se registrariam como voluntários e seriam chamados para fazer o serviço de patrulha. Esta seria sempre de duas pessoas, com rádio, celular. Todos eles tem de fazer isso para dar mais presença nas ruas (eles teriam um símbolo em sua camisa). Em caso de emergência eles chamariam a polícia imediatamente pelo telefone. Eles podem enviar uma foto ou uma notícia para “grupo da vizinhança no Facebook ou algo assim” e as coisas se resolveriam rápido.

Claro, isso tudo requer logística, call centers, centro de operação, organizadores, radio, mas isso é “esmola” para o orçamento e, em retorno, você teria 500-800 pessoas ajudando a política e a GM.

Isso seria em qualquer área residencial.

Quais seria os benefícios? Primeiro, mais pessoas nas ruas, isso já seria um impacto positivo. Segundo, cidadãos também ajudaria sua cidade, seu bairro, eles se sentiriam mais envolvidos.

Então, quem quer fazer isso?

Ruas do Rio

1397754802

Rio é uma cidade lindíssima que sofre de um dos maiores problemas no Brasil, jovens criminosos, com menos de 18, que invadem as ruas, sem uma forma de os prender e leva-los à Justiça e prende-los.

Eu sei que muitos debates neste tema estão nos jornais, onde todos tem uma solução mágica, mas ninguém faz nada efetivo. Nos negócios o que conta são os resultados, o sucesso.

Eu começaria com a situação ideal: esvaziar as cidades dos jovens criminosos, leva-los embora.

Achar uma forma legal de prende-los, abrir várias prisões juvenis, nós não nos importamos como isso será feito, apenas façam.

Um menino de 15 anos que mata um cidadão inocente deveria estar preso. Essa é a única forma de tratar com isso. Não há idade para assassinos, me desculpem por dizer isso.

O resultado das ruas limpas dos criminosos será uma cidade mais segura. Hoje é insuportável que uma pessoa no Centro do Rio não se sinta segura para ir almoça e se ver incapaz de atravessar a Rio Branco na hora do almoço.

Então eu começaria com o resultado que podemos obter, LIMPAR AS RUAS, o Governo e a Prefeitura devem procurar um plano de como implementar isso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 3 ideias polêmicas para um Rio melhor por um gringo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui