3/12 tem cortejo de blocos na Praça Tiradentes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Sebastiana

No sábado 3 de Dezembro acontece na Praça Tiradentes mais uma edição do Desenrolando a Serpentina, promovido pela Sebastiana (Associação Independente de Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade do Rio) e o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB).

Em sua 9ª edição o evento continua com sua série de debates importantes, este ano os papos sobre cultura de rua, o carnaval dos blocos e a cidade, que produzirão um documento a ser entregue ao novo prefeito da cidade, o Desenrolando a Serpentina traz como novidades a exposição “Artesãos da Folia” e as oficinas de confecção de estandartes, adereços e customização de camisetas, criação de bonecos, e perna-de-pau, realizadas pela primeira vez no evento.

Pao-do-OuvidorEstá no Centro? Que tal ir no Shopping Paço do Ouvidor. Passa no Paço!

Advertisement

 Outro destaque da edição de 2016 do Desenrolando a Serpentina é que a programação cultural será em área externa, na Praça Tiradentes, em parceria com a Rede Tiradentes Cultural, que reúne os agentes culturais locais sempre no primeiro sábado de cada mês. Entre as atividades, feira gastronômica, recreação infantil, oficinas e música.

 O encerramento da programação ficará por conta de um cortejo com o Bloco Virtual e do show 100 anos de Samba: Sururu na Roda e convidados.  O Desenrolando a Serpentina é aberto ao público e a entrada é franca.

DEBATES

 A partir das 14h30 – Mesas de debate no auditório do CRAB
“De quem é essa rua” (14h30) vai reunir agentes da cultura de rua do Rio de Janeiro para o debate em torno da força desse tipo de cultura e arte, presente em todos os territórios da cidade, e temas a serem debatidos com a nova gestão municipal. Legitimação da ocupação dos espaços urbanos, reconhecimento do segmento nas políticas culturais, desburocratização e acesso aos programas de apoio e financiamento, bem como às leis de incentivo e a eficiência dos editais, entre outros.

 “Desafios do Carnaval de Rua no Rio de Janeiro em 2017” (16h30) coloca na mesa uma avaliação sobre o cenário atual do carnaval dos blocos e uma reflexão sobre as mudanças ocorridas nos últimos anos. Uma análise conjunta a partir de três grandes temas: legitimação e memória, infraestrutura e financiamento do Carnaval de rua. Um documento deverá ser produzido e encaminhado ao novo prefeito da cidade.

EXPOSIÇÃO ARTESÃOS DA FOLIA

Inauguração: dia 3 de dezembro, às 10h. Até o dia 25 de fevereiro de 2017
Dividida em quatro ambientes, a exposição Artesãos da Folia é uma parceria entre o CRAB e a Sebastiana, e apresenta as formas artesanais de trabalho de quem vive no mundo da folia, artistas, músicos e foliões, envolvidos nos saberes e fazeres que permeiam o carnaval de rua do Rio de Janeiro. Uma apresentação multifacetada do que há por trás dessa construção, da brincadeira nas frases e palavras, à criatividade das fantasias e adereços, da confecção intuitiva de instrumentos musicais, à delicadeza de estandartes e bonecos. A exposição tem curadoria de Rita Fernandes, pesquisadora de Carnaval, e criação e execução de Patricia Sobral, designer e diretora da Paluana.

 Espaço 1 – Artesãos da Palavra – trata da irreverência e irônica das palavras reveladas em frases engraçadas e curiosas, geralmente carregadas pelos foliões nas ruas em cartazes e estandartes bem-humorados.

 Espaço 2 – Artesãos da Fantasia – destaca a multiplicidade de elementos e aviamentos possíveis para a construção das fantasias e alegorias, muitas vezes feitas pelos próprios foliões, ou por costureiras de bairro, que ainda trabalham de forma mais artesanal.

 Espaço 3 – Artesãos da Melodia – é sobre a criatividade na construção de instrumentos musicais, feitos de sucatas como latas de manteiga ou banha, latas de conservas, chocalhos de tampinhas de cerveja, entre outros materiais.

 Espaço 4 – Lugar de Trabalho: Oficinas – vai reproduzir os ateliês e as oficinas de costura e adereços, com os itens que fazem parte do dia a dia desses profissionais: costureiras, aderecistas, artistas plásticos, mestres de bateria, entre outros.

OFICINAS

A programação de oficinas começa às 10h e segue pela tarde.
Todas as oficinas são gratuitas. Serão 20 vagas em cada uma e as inscrições poderão ser feitas pelo email oficinas@sebastiana.org.br.

No CRAB, simultaneamente:

  • Adereços Carnavalescos e Customização de Camisetas, promovida pelo Bloco Suvaco do Cristo e sua ONG Divinas Axilas.
  • Criação de Bonecos – confecção de bonecos para blocos, teatro e outras artes, realizada pelo Bloco das Carmelitas, sob a orientação do artista Jorge Crespo.
  • Confecção de estandartes carnavalescos, promovida pelo bloco Escravos da Mauá, sob a coordenação do artista Willi de Carvalho.

 Na Praça Tiradentes, a partir de 14h:

  • Circo Circuito, realizada por integrantes do Bloco Gigantes da Lira – uma verdadeira maratona de iniciação circense, na qual as crianças experimentam cinco modalidades: acrobacias de solo, perninhas de pau, bambolês, malabarismo e fitas olímpicas.
  • Oficina de Perna-de-Pau – com a educadora e atriz Raquel Poti, premiada pelo jornal O Globo, responsável pelos pernas-de-pau do Bloco das Carmelitas.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

O Desenrolando a Serpentina traz uma programação cultural especial, que será realizada na Praça Tiradentes em parceria com a Rede Tiradentes Cultural:

  • 14h – Abertura das atividades culturais e Feira gastronômica
  • 15h – Circo Circuito – oficina e show acrobáticos com Gigantes da Lira
  • 16h – Cortejo Brincante – com brincadeiras e um mini desfile das crianças, também com os Gigantes da Lira
  • 16h30 – Show Aqualoucos Gigantes
  • 19h – Cortejo do Bloco Virtual
  • 20h – Show “100 anos de Samba: Sururu na Roda e convidados”

SERVIÇOS

 Evento
Desenrolando a Serpentina
Datas: 3 de dezembro (10h às 22h)
Mesas de debates: 14h30 e 16h30
Local: Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB – Praça Tiradentes, 69, Centro – Tel.: (21) 3380-1850

Exposição
Artesãos da Folia
Período: Abertura dia 3 de dezembro, às 10h, até 25 de fevereiro de 2017
Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB
Entrada gratuita

Oficinas
Data: sábado, dia 03, a partir das 10h
Inscrições gratuitas pelo email oficinas@sebastiana.org.br
Oficinas CRAB (10h): Adereços Carnavalescos e Customização de Camisetas, Criação de Bonecos e Confecção de estandartes carnavalescos
Oficinas Praça Tiradentes (15h): Circo Circuito e Perna-de-Pau

CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro
Praça Tiradentes, 69 – Centro – Rio de Janeiro, RJ – tel: 3380-1850
Funcionamento: Terça a Sábado, das 10 às 17h
Entrada Gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 3/12 tem cortejo de blocos na Praça Tiradentes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui