5 Coisas que você talvez não saiba sobre o Rio de Janeiro - Diário do Rio de Janeiro

5 Coisas que você talvez não saiba sobre o Rio de Janeiro

0

Rio de Janeiro por Rubem Porto Jr.

O Rio de Janeiro tem uma história incrível e tem muita coisa que não sabemos sobre esta Cidade Maravilhosa. Então o DDR separou para você 5 coisas que você talvez não saiba sobre a antiga capital imperial.

 

1 ‚Äď O sotaque carioca √© parecido com o sotaque de Portugal

1808

Uma das raz√Ķes √© a vinda da Fam√≠lia Real para o Rio de Janeiro em 1808. O dublador Guilherme Briggs chama a aten√ß√£o para os Erres e Esses:

O modo chiado de falar os S,X,CH dos cariocas é simplesmente resultado de ter sofrido uma total influência do português dos colonizadores, da Corte Portuguesa… Parem umas duas horas para assistir a programação de uma emissora portuguesa e vocês verão que os Erres Esses são os mesmos!!! E porque falamos português, como criticar quem reproduz o modo como se expressam aqueles que foram justamente mais influenciados por eles?

 Ah, claro, na verdade é o sotaque de Lisboa, já que também são vários os sotaques lusitanos.

2. O sotaque Carioca é considerado padrão nacional

Biscoito não é bolache

Em dois Congressos, um de 1937 e outro de 1956, considerou o sotaque carioca o padrão para a língua cantada e língua falada no teatro.

3. O Futevolei e o Frescobol foram inventados no Rio

Futevolei por Alobos Life

Dois esportes de praia s√£o puramente cariocas, o Futevolei, inventado em 1965 em Copacabana e o Frescobol, em 1945/46 tamb√©m em Copacabana. Aqui eu falo mais sobre estas cria√ß√Ķes cariocas.

4. A primeira loja de Fast-Food do Brasil foi no Rio

Bob's, 1o logo

Uma loja do Bob’s, mais especificamente na rua Domingos Ferreira, 236, fundada em 1952, foi a primeira loja de fast food do Brasil. A loja ainda existe e conta com alguns produtos da época.

5. Fernando Henrique e Fernando Collor s√£o cariocas

FHC

Apesar de terem feito carreira pol√≠tica em outros estados, FHC em S√£o Paulo e Collor em Alagoas, ambos s√£o cariocas. Nenhum pol√≠tico carioca se tornou presidente na nova Rep√ļblica, quem chegou mais perto foi Garotinho, que ficou em 3o lugar nas elei√ß√Ķes de 2002, atr√°s de Lula e Serra.

Garotinho nem carioca é, ele é de Campos.

Quintino Gomes Freire
Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente