5 jovens políticos cariocas para ficar de olho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

5 jovens políticos cariocas para ficar de olho

Acabada as eleições, temos os resultados e podemos fazer algumas previsões para o futuro. Já fiz até uma lista dos candidatos a prefeito para 2016. Mas quais são os políticos jovens que o carioca deve ficar de olho, aqueles que parecem que em alguns anos possam vir a ter um grande destaque na política fluminense?

Vamos aqueles que valem a pena ficar de olho:

Carlo Caiado (DEM)

Carlo Caiado

Advertisement

O jovem vereador, tem apenas 33 anos, está em seu terceiro mandato como vereador. Talvez seja o nome mais importante do Democratas carioca que não tem o sobrenome Maia. Esta eleição, devido a problemas particulares, não tentou a eleição para deputado estadual, mas viu seu candidato Tio Carlos (SDD) ser eleito.

Apesar de ser da oposição a Eduardo Paes (PMDB) circula bem entre os vários grupos dentro da Câmara. Deve tentar a reeleição a vereador em 2016 e ter uma votação maior que em 2012.

Carlos Osório (PMDB)

Carlos Osório

Bem, é o mais velho da lista, tem 48 anos. Mas foi nessa eleição que se elegeu pela primeira vez, a deputado estadual com uma expressiva votação, 70.835 votos.

Ele foi organizador do Pan 2007 e da candidatura do Rio 2016, além de ter sido Secretario de Conservação e depois de Transportes da cidade. Além de ter um bom background acadêmico.

Na lista dos prefeitáveis é o nome que acredito que poderia ser o consenso do PMDB, se a disputa entre Paes (que quer Pedro Paulo candidato a prefeito) e Picciani (que quer seu filho Leonardo) se tornar impraticável.

Clarissa Garotinho (PR)

Clarissa Garotinho

Clarissa, tem 32 anos e já foi vereadora do Rio, deputada estadual, candidata a vice-prefeita e agora se elegeu deputada federal com 2ª maior votação do estado. Ela é mais conhecida por ser filha do ex-governador Anthony Garotinho (PR) mas não pense que é só isso que lhe garante votos, ela também é um animal político.

Talvez o maior problema dela seja exatamente o pai, hoje campeão de rejeição mas nada que um bom trabalho de imagem mostre que apesar do sobrenome não é uma cópia de Garotinho.

Em Brasília deve surpreender e não será engolida pelos grandes cardeais. Vale lembrar sua atuação na ALERJ com brigas com Cidinha Campos.

Pedro Paulo (PMDB)

Pedro Paulo

O pré-candidato a prefeito de Eduardo Paes (PMDB) e seu amigo próximo, Pedro Paulo, não é lá um grande político, ao menos daquele tipo que aparece e que a gente confia. Mas foi o terceiro federal mais votado da capital, ficou atrás apenas de Bolsonaro (PP) e Chico Alencar (PSol).

Já foi subprefeito, Chefe da Casa Civil de Paes, deputado estadual e duas vezes deputado federal. Mas tudo que é, ou que pode ser, depende diretamente de seu companheiro Paes, caso em 2016 ele esteja em uma situação complicada o mesmo acontece com Pedro Paulo.

Alessandro Molon (PT)

Alessandro Molon

Ele cai no mesmo caso de Osório, não é exatamente jovem, e já está indo para seu quarto mandato (dois como estadual e agora dois como federal). Mas Alessandro Molon é o melhor nome do PT do Rio, nem cara de petista ele tem. Foi até candidato a prefeito do Rio, quando teve 4% dos votos (foi abandonado pelo partido que apoiou a primeira eleição de Eduardo Paes). Mas após a queda de Lindbergh tem tudo para voltar como candidato em 2016, até dividindo voto com Freixo.

O forte de Molon tem sido a defesa dos Direitos Humanos e denúncias de corrupção (falei que não tinha cara de petista) e em seu primeiro mandato como deputado federal teve como grande vitória ser o relator do marco civil da internet que levou seu nome a ter destaque nacional.

Quem já é destaque e quem poderá ser

Outros políticos mais jovens não apareceram na lista por já serem destaque, como é o caso do deputado Rodrigo Maia (DEM) que foi presidente nacional de seu partido, do recém eleito deputado Indio da Costa (PSD) que já foi até candidato a vice presidente, ou de Leonardo Picciani (PMDB) que já foi presidente da CCJ em Brasília.

Há outros que ainda precisam mostrar mais serviço como Marcelo Queiroz (PP), grande futuro mas talvez precise se reeleger vereador primeiro, ou Marco Antonio Cabral (PMDB) filho de Sergio Cabral e eleito pela primeira vez deputado federal.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 5 jovens políticos cariocas para ficar de olho
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui