72% dos cariocas querem ir embora, mas um novo Rio também depende de nós

Muitos cariocas se acostumaram, ao longo dos anos, a brincar com outras cidades e estados dizendo que “a gente mora onde vocês passam férias”. Mas parece que as coisas mudaram. Pesquisa Datafolha mostra que 7 em cada 10 cariocas deixariam o Rio, caso pudessem, por conta da violência. É sintomático que isso ocorra na cidade olímpica, dos grandes eventos, que até pouco tempo atrás estava “bombando”.
 Sem dúvida os números comprovam o medo de viver no Rio atualmente. Além de refletir os problemas no serviço público e na mobilidade que nos desgastam diariamente. Até mesmo os atores globais, astros de novelas que normalmente mostram os encantos da Cidade Maravilhosa, estão indo exercer sua carioquice, de sangue ou de espírito, na Flórida. Aposentados de classe média e alta começam a falar em mudar para Lisboa.
 Contudo, duas coisas que nunca faltaram ao carioca são otimismo e garra. Temos que acreditar que é possível a recuperação, analisar onde erramos e fazer diferente a partir de agora. No ano que vem elegeremos novos governantes. Será que estamos prestando a atenção na Assembleia Legislativa como deveríamos? Será que vamos votar no candidato a Governador que apresentar soluções concretas de como resolver o caos financeiro e ajeitar os serviços, a segurança e a mobilidade ou naquele que é mais “carismático”? Será que nos comportamos em busca de uma sociedade sadia ou estimulando a contravenção?
 Vamos dar uma chance a nós mesmos, com novos hábitos, mais respeito às regras, menos incentivo ao desvio, mais cidadania, cumprindo a nossa parte e fazendo do Rio uma cidade onde queremos viver.
Deixe seu comentário

Bruno Kazuhiro93 Posts

29 anos, é formado em Direito pela UFRJ, Mestre em Ciência Política pelo IESP-UERJ e Presidente Nacional da Juventude do Democratas. Além disso, é coordenador de Juventude da União de Partidos Latino-Americanos e Presidente Adjunto da Juventude da União Democrata Internacional.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password