As 9 Melhores Atrações em Botafogo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

ESTATUA DE SIMON BOLIVAR EM BOTAFOGO RIO DE JANEIRO por José Roitberg

Pois então, o “bairro de passagem” que sempre foi Botafogo já tinha potencial: virou centrinho cultural e gastronômico. E agora a coisa esquentou – estão até chamando o bairrinho de BotaSoho. Não é para menos: com um tantão de casarões históricos, os ares locais têm suas belezuras.

Você pode ir até lá para ir à casa Daros, à livraria e ao café, pode ainda escolher a vontade um restaurante da Conde de Irajá, achar fácil comidas de todo canto… Fora que do ladinho tem a Cobal, com atrações diversas… Pra quem tinha algum preconceito com o bairro, fica aqui a dica de locais (pra todos os bolsos), pra te estimular a dar uma chance e botar fogo. Vamos lá:

Bares e Botecos: Salvação, Bar Caverna, Comuna

Comuna

comuna

Advertisement

Rua Sorocaba, 585

Lugar bacanudo e multifuncional, a comuna é um casarão para partilhar: ideias, lanchinhos e cafés, possível de usar para passeios, festas ou reuniões de trabalho. Lá funciona a Bolha Editora, que faz um trabalho de tradução alternativo ao grande mercado, buscando obras fora do eixo para lançamento nacional. A Sala de Estar, também na Comuna, conta com 29 marcas de estilistas, com criações bem especiais.

http://comuna.cc/

Boteco Salvação

Boteco-Salvação

Rua Henrique de Novaes, 55

Uma graça de casarão, do mesmo dono de Brazooca, na Lapa. Aos domingos, tem um samba para o turno da tarde com direito a feijoada (R$30).

Bar Caverna

caverna

Rua Assis Bueno, 26, Botafogo

Pra quem curte rock tem mais de uma opção em Botafogo, além do clássico Bukowsky, o Bar Caverna é mais recente e não menos charmoso. Menu com personalidade, boas bebidas com mesinhas pra ficar de pé e sentado. O bar oferece Fliperama. Mas, é pequeno: tem lotação de só 60 lugares.

Gourmet: Miam Miam, Mira e La Villa.

Miam Miam

miam

Rua General Góes monteiro, 34 – (21) 2244 0125

A chef Roberta Cisasca é fundadora do Oui Oui, na Conde de Irajá e do Mira, na Casa Daros. Os restaurantes são todos gourmets e tem um ambiente bem agradável e decorado.

http://www.miammiam.com.br/

Mira

mira

Rua General Severiano, 159 – (21) 2275 0737

http://www.restaurantemira.com.br/

La Villa

lavilla ok As 9 Melhores Atrações em Botafogo

Rua Álvaro Ramos, 408

No antigo prédio onde funcionava o famoso Barbas, o Restaurante Francês gourmet recém lançado, com pratos novos a cada semana do chef autenticamente ‘françois’ é uma graça. Por R$100, você come e bebe o menu completo, com direito a taça de vinho, sobremesa e cafezinho.

Casarões das artes: Solar das Palmeiras, Casa de Rui Barbosa e Casa Daros

Solar das Palmeiras – Cluster

o cluster__24

O Espaço do Solar das Palmeiras, casarão alugado para eventos, está aberto ao público e com programação. O Cluster, que acontece duas vezes ao mês, enche o local com expositores, artistas, e visitantes. Consulte o site para saber info:

http://www.ocluster.com.br/sobre/

Casa de Rui Barbosa

Casa-rui-barbosa

Rua São Clemente, 134

O Museu e o jardim dessa casa histórica estão abertos à visitação pública das 8h às 18h. Além disso, os arquivos e bibliotecas estão disponíveis para consulta. As dependências são utilizadas para eventos de música, cinema, literatura, dança, teatro, exposições e mostras. Confira site:

http://www.casaruibarbosa.gov.br/

Casa Daros

casa daros

Rua Genetal Severiano, 159

A Casa Daros tem uma das mais abrangentes coleções dedicadas à arte contemporânea latino-americana. Sua sede fica em Zurique, Suíça. Na América Latina, a casa possui cerca de 1.200 obras, de mais de 117 artistas, e segue em expansão. Seu casarão neoclássico do século XIX é preservado pelo Patrimônio da cidade do Rio de Janeiro. No site há imagens do acervo.

http://www.casadaros.net/

E Botafogo não pára por aí…

Bom, deixamos alguns pontos de referência pra você se divertir, mas a coisa não para por aí: o Museu do Índio, os estúdios Audio Rebel e Centro Cultural Baukurs são mais três locais que oferecem programação cultural de qualidade. E ainda tem muito mais. Deixe sua dica no comentário!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp As 9 Melhores Atrações em Botafogo
A Cariúcha de 29 anos, chegou na Maravilhosa logo após terminar seu curso de Jornalismo na PUC do Rio Grande do Sul. Pós-Graduada em Tradução, é redatora web, professora de Yoga e terapeuta. Ama o Rio, sua beleza e, principalmente, as pessoas que aqui habitam.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui