A História do Cachorro Quente da Tia–Um Ícone de Jacarepaguá

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Cachorro Quente da Tia

Quem mora em Jacarepaguá já deve alguma vez parado no Cachorro-Quente da Tia, ali do lado do McDonald´s da Freguesia. É um point da região, e digo que roubei o primeiro beijo da esposa na fila de lá, quase 11 anos atrás!

Pois a Tia é a Eny Matos, uma personalidade do bairro de Jacarepaguá que muitos conhecem, mas poucos sabem seu nome verdadeiro.  O seu reconhecimento veio através da simpatia e do molho especial, criado por ela, desde que começou a vender cachorro-quente no início dos anos 80. Mas foi em 2000 que conseguiu chegar ao resultado final do molho que é, sem dúvida, o principal ingrediente do sucesso de seu negócio.

A iniciativa de vender o produto veio do seu marido, sargento da PM, que precisava aumentar a renda da casa. O pequeno negócio não estava indo bem e, para contornar a situação, a Tia, mãe de três filhos, entrou em cena. Trabalhando sem parar, o lucro começou a aparecer e conseguiram comprar uma Kombi para facilitar as vendas. Desde então, até nas férias escolares das crianças, o trabalho continuava e a Kombi chegou até a viajar para Minas Gerais, fazendo paradas obrigatórias em Poços de Caldas e São Lourenço.

Advertisement

Cachorro Quente da Tia, Freguesia

“Muitas pessoas podem achar arriscado trabalhar sozinha durante a madrugada, mas isso nunca foi um problema para mim. Eu contava com vários clientes defensores que não deixavam nem mesmo que alguém alterasse o tom de voz”, diz a Tia que, valente, chegou a tentar separar uma briga sozinha e quebrou seu dedinho do pé.

Com o negócio crescendo, a Tia decidiu colocar mais uma pessoa no negócio. Ela contratou o assistente  Ronaldo Pereira, 34 anos, que tinha a função de preparar o delicioso sanduíche exatamente do jeito dela. Mesmo assim, ela não abriu mão de uma coisa: a receita secreta do molho continua sendo feita por ela e guardada a sete chaves.

O ritmo acelerado de trabalho aumentava a cada dia e, assim, a Tia precisou não se dedicar tanto ao negócio. Foi no ano de 1998 que o seu filho do meio, Hugo Matos, assumiu a responsabilidade de fazer o empreendimento da família crescer ainda mais. “O meu principal objetivo era garantir um futuro melhor para sua mãe depois de tantos anos de trabalho. O passo seguinte foi trocar a Kombi por um quiosque, no mesmo local, a praça Professora Camisão, localizada em Jacarepaguá”, diz o empresário.

Apesar de Hugo dedicar a maior parte do tempo às vendas, a Tia sempre se manteve presente, conquistando muitos clientes com sua simpatia. Muitos fatos engraçados ficaram conhecidos no bairro e aconteceram no quiosque, como o casal que se conheceu comendo o cachorro-quente da Tia, se casou e a noiva foi lá saborear o quitute assim que saiu da igreja. Muitas pessoas também pediam a aprovação de seus pretendentes para a Tia, como se fosse uma parente próxima, ou iam para a praça desabafar e contar histórias para ela.

Um grande diferencial era o cachorro-quente personalizado: a Tia memorizava o gosto e ingredientes preferidos de cada cliente e, cada vez que retornavam para fazer um lanche, ela nem sequer perguntava como deveria ser preparado.

Em 2014, a principal conquista foi a abertura da primeira loja, que veio acompanhada do lançamento sabor “Frango” e do brownie como sobremesa, além dos sabores tradicionais de salsicha e linguiça. A empresa familiar está focada na satisfação dos clientes, realizando pesquisas periódicas e treinamento com os funcionários. “Para conquistar o sucesso, é preciso prestar atenção no que está fazendo, ter vontade de trabalhar e se preocupar em servir os clientes muito bem. Esqueça os problemas e foque 100% no trabalho”, ensina a Tia para todos que querem crescer a partir de um pequeno negócio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp A História do Cachorro Quente da Tia–Um Ícone de Jacarepaguá
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui