A história do surgimento dos primeiros bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro - Diário do Rio de Janeiro

A história do surgimento dos primeiros bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro

28

Engenhão Nas minhas navegadas ao sabor do vento na Internet, encontrei um post no blog Saiba História que conta rapidamente a história do surgimento  dos bairros dos Engenhos (Engenho de Dentro, Engenho Novo e Engenho da Rainha).

Engenho de Dentro, Engenho Novo e Engenho da Rainha. Não é à toa que esses bairros vizinhos têm nomes parecidos. Ainda no tempo de Estácio de Sá, no século XVI, após a fundação da cidade e com a distribuição de terras, surgiram inúmeros engenhos, boa parte de cana-de açúcar e de café. Daí, com o passar dos anos, as fazendas foram sendo divididas, e os primeiros bairros da Zona Norte, criados.

O bairro do Engenho da Rainha, por exemplo, fez parte das terras pertencentes à rainha Dona Carlota Joaquina, casada com D. João VI, mãe de Dom Pedro II.

A origem do engenho de Dentro, que recebeu um estádio com capacidade para 45 mil pessoas, está intimamente ligada ao transporte ferroviário. A estação que recebe o nome do bairro é uma das mais antigas do Rio, inaugurada em 1858, junto com as da Central do Brasil, de Cascadura, Queimados e Japeri. No terreno de 360 mil metros quadrados onde foi construído o Engenhão, funcionou uma das maiores oficinas de manutenção de locomotivas da América do Sul.

Bem, é curtinho, mas é bem interessante.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Quintino Gomes Freire
Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.
Quintino Gomes Freire

Latest posts by Quintino Gomes Freire (see all)

Comente