A Revitalização do Centro e a Nova Orla da Cidade - Diário do Rio de Janeiro

A Revitalização do Centro e a Nova Orla da Cidade

2

Orla Conde

Apesar das not√≠cias que andam ocupando nosso notici√°rio e, confesso, at√© aqui do DDR, o Rio tem muito¬† o que comemorar, e uma das principais raz√Ķes s√£o as grandes obras, j√° terminadas, de revitaliza√ß√£o da Pra√ßa Mau√°, da Pra√ßa XV, o VLT , a Nova Orla o interessante projeto de uma nova Zona Portu√°ria para a Cidade.

Essa inédita revitalização urbana que começou com a derrubada da Perimetral trouxe novas cores e uma vista  que estava completamente esquecida e perdida Рa da Baía da Guanabara vista do Centro. Dentre as outras obras prontas, se destacam outros grandes momentos como a Nova Praça Mauá, o Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã.

E nesse mês o que parecia impossível aconteceu:   a inauguração do novo trecho da Orla da Guanabara (deram o nome de Orla Conde), que trouxe o carioca de volta a região.  Agora dá pra caminhar deste a Praça XV até a Praça Mauá, faceando o mar!  Para o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a inauguração do novo trecho representa o resgate da cidade com a sua razão de ser: a Baía de Guanabara.

Pontos Culturais da Orla Luiz Paulo Conde

A nova orla, por exemplo, tem √°rea de 600 metros¬† e¬† apesar de pronta h√° alguns meses, ainda estava restrita √† presen√ßa militar.¬† Esse trecho, agora liberado para toda a popula√ß√£o, d√° livre acesso ao caminho entre o Museu do Amanh√£, na Pra√ßa Mau√°, e a Pra√ßa Bar√£o de Lad√°rio, na Rua Visconde de Inha√ļma, paisagem at√© ent√£o desconhecida √†s margens da Ba√≠a de Guanabara, entre a Ilha das Cobras (da Marinha) e o Mosteiro de S√£o Bento.

Dessa nova orla, dedicada ao lazer, ao descanso e à prática de exercícios, pode ser visto o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), o Mosteiro de São Bento, a Baía de Guanabara, a Ponte Rio-Niterói, entre outros locais marcantes da Cidade Maravilhosa. Ou seja, simplesmente nasceu  um novo point turístico de nossa Cidade.

Orla Luiz Paulo Conde

O presidente do Instituto Rio Patrim√īnio da Humanidade (IRPH), Washington Fajardo acredita que a Orla Conde vai promover um reencontro do carioca com o centro hist√≥rico. ‚ÄúEsse novo passeio p√ļblico vai mudar a percep√ß√£o das pessoas sobre a regi√£o, trazendo mais circula√ß√£o e permitindo fluidez maior entre os espa√ßos culturais j√° existentes e os que est√£o em constru√ß√£o. A Orla Conde tem o potencial de mudar o car√°ter tur√≠stico da cidade, voltando mais aten√ß√Ķes √† mem√≥ria do Rio de Janeiro e aos seus equipamentos culturais‚ÄĚ, comentou Fajardo.

E não é só na vista, alguns cariocas tinham reclamado que a região estava mal arborizada, feia, suja, perigosa. Pois então, na área estando sendo construídos 22 jardins com plantas como pata-de-vaca, ipê amarelo, pau-brasil e pitanga. Isso tudo está trazendo  um pouco mais de ar fresco para o carioca que vive e trabalha do Centro do Rio.

Mas n√£o s√≥ de investimentos p√ļblicos vive a √°rea.¬† S√£o in√ļmeros os empreendimentos comerciais que j√° ficaram prontos na √°rea, e muitas as novas lojas que foram inauguradas e as antigas que v√™m sendo reformadas pelos comerciantes.

Valorização Imobiliária

Perspectiva Ilustrada da Fachada Pio X

√Č claro que quando h√° um investimento p√ļblico neste n√≠vel numa √°rea urbana, vem a valoriza√ß√£o dos im√≥veis da regi√£o, e o aumento do n√ļmero de neg√≥cios imobili√°rios sendo feitos no local. Assim, enquanto as obras estavam sendo feitas, os grupos financeiros S√£o Carlos e GP Investimentos discretamente foram retrofitando um edif√≠cio nas proximidades.¬† E, em vez de vender ele na planta, como se faz normalmente, esperaram ele ficar integralmente pronto, pra coloca-lo no mercado ao mesmo tempo em que as obras p√ļblicas no local ficam prontas.

Assim nasceu o primeiro empreendimento da √°rea depois da inaugura√ß√£o da nova orla, que √©¬† o Latitude Rio. Moderno e esteticamente muito atraente, localizado na Presidente Vargas, do lado mais valorizado, junto √† nova orla e √† Candel√°ria e nas proximidades da Pra√ßa Mau√°, com¬† dois acessos (um pela Pra√ßa Pio X ‚Äď Presidente Vargas – e outro pela Rua da Alf√Ęndega), o pr√©dio tem uma vista privilegiada da Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde e uma localiza√ß√£o que √© classificada pela construtora como ‚Äúde presente e de futuro‚ÄĚ.

Localização Latitude Rio

O projeto do edifício é do renomado arquiteto Ruy Rezende.

‚ÄúAcho que o Latitude Rio √© um edif√≠cio de luxo que chegou na hora certa, pois est√° ao alcance de todos, na melhor localiza√ß√£o do Centro, junto do VLT, do Metr√ī, dos √īnibus, de edif√≠cios garagem e do centro financeiro da cidade. Ele tem um projeto de arquitetura extremamente bonito e funcional‚ÄĚ, disse Victor Jessula ao DDR, diretor de vendas da Sergio Castro Im√≥veis, empresa que recebeu a incumb√™ncia de vender as salas do Latitude Rio.

Cl√°udio Castro, da mesma imobili√°ria, discorreu animadamente sobre o empreendimento: “E quando a gente fala em ‚Äúentregar‚ÄĚ, √© E-N-T-R-E-G-A-R mesmo! Diferente de um destes lan√ßamentos que voc√™ compra hoje e s√≥ vai poder habitar daqui tr√™s anos, o Latitude est√° PRONTO! Isso mesmo, pronto! Isto significa que – isso mesmo – voc√™ pode se mudar para a sala j√°, come√ßar a trabalhar logo depois de por o piso da sua prefer√™ncia e o ar condicionado! Voc√™ nem precisa de arquiteto, pode visitar agora a sala decorada que fica no pr√≥prio empreendimento e ter sua pr√≥pria ideia sobre como utilizar o im√≥vel‚ÄĚ.

Perspectiva Ilsutrada do latitude Rio

No momento atual é difícil encontrar uma declaração tão otimista sobre um empreendimento imobiliário. Mas a empresa, que recentemente vendeu com sucesso o Cine Olaria e está encarregada da venda do Largo do Boticário, está cheia de planos pro Latitude Rio.

O valor de investimento num imóvel no empreendimento pode até ser pago em várias parcelas. Alguém se candidata?

Este foi um post patrocinado

Quintino Gomes Freire
Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente