A Semana na Câmara: Falta de Quórum, Briga e o líder que não é líder

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

COMEÇANDO BEM OS TRABALHOS

Depois de terminar a semana por falta de quórum e ir aproveitar logo o feriado, a Câmara voltou aos trabalhos na terça.

Mas e quem disse que a galera estava motivada? Parece que o feriado não foi bom o suficiente e a sessão caiu com menos de 30 minutos.

O único que foi votado foi um adiamento ao Orçamento da Prefeitura para o próximo ano. Ou seja, nem o que é de suma importância para o andamento da cidade, estavam afim de discutir.

Detalhe: tinham quase 30 vereadores no Plenário.

Advertisement

A NOVELA SEM FIM (UBER)

uber-large

Por mais uma semana, o Projeto de Lei proibindo o UBER esteve na pauta, prontinho para ser votado (e aprovado, infelizmente).

Por mais uma semana, os taxistas estiveram presentes na Câmara para pressionar os vereadores e presenciar essa vitória (ou derrota, depende do ponto de vistas).

Por mais uma semana, o tal PL não foi votado e o UBER continua livre, leve e solto.

O povo agradece.

JR. DA LUCINHA X BRIZOLINHA

BRIZOLA

Quinta-feira foi uma dia de fortes emoções, com direito a quase um UFC entre os vereadores – afinal, é tudo gente do povo.

A discutir sobre o mérito do Projeto de Resolução 45/2015 (explico melhor o que é na nota aqui embaixo!), o Vereador Leonel Brizola (PSOL) – Neto, não o original – disse que os vereadores da Casa estão querendo ir embora pra casa mais cedo e trabalhar menos.

Acontece que o Vereador Jr. da Lucinha (PSDB), filho da Deputada Estadual Lucinha (PSDB), entrou no meio para rebater os argumentos, mas não da melhor forma possível…

Júnior disse que Brizolinha apenas tinha virado oposição ao Prefeito por ter perdido espaço em seu antigo partido (PDT) e na Prefeitura. Além disso, citou casos como quando em um arroubo de juventude, tentou tirar o Presidente Jorge Felippe da cadeira, por não concordar com uma votação, ou quando pediu para assessores desligarem as luzes do plenário – também por não concordar com outra votação…

FIM DA HISTÓRIA

Ao fim e ao cabo, os dois começaram a discutir na Sala Inglesa (lugar privativo dos Vereadores e assessores) e quase foram às vias de fato.

A turma do “deixa disso” entrou em campo e no final das contas, o boato é que Brizolinha estava dizendo que foi agredido por seu colega de ringue.

“NA MINHA TERRA…”

NA MINHA TERRA

Passada a confusão, tinha Vereador dizendo “se fosse na Zona Oeste, lá na minha terra, vocês iam ver o que ia acontecer com esse cara”.

Para bom entendedor, meia palavra basta.

O POMO DA DISCÓRDIA

POMO DA DISCORDIA

O tal Projeto de Resolução 45/2015 prevê a inversão da Ordem do Dia (momento em que são votadas as proposições legislativas, das 16h às 18h) com o Grande Expediente (das 14h às 16h, quando são os discursos dos parlamentares, sobre qualquer tema que queiram falar.

A ideia é que haja maior celeridade nos trabalhos, já que frequentemente as sessões caem por falta de quórum.

Acontece que a oposição diz que isso é artimanha para a maioria não ficar para o Grande Expediente e ir embora mais cedo.

Como parecem não conhecer muito bem o funcionamento da Casa, esquecem que a parte dos discursos nunca tem mais do que meia dúzia de vereadores presentes e são sempre os mesmos: Cesar Maia (Democratas), Professor Célio Luparelli (Democratas), Eduardo Moura (PSC), Renato Cinco (PSOL), Babá (PSOL) e Professor Rogério Rocal (PSDC). Vez por outra, aparecem outros vereadores, mas nunca para ficar o tempo inteiro.

Ah, sim, Brizola não está nessa lista.

LÍDER DE JURE X LÍDER DE FACTO

jairinho

O Líder do Governo é o Vereador Jairinho (PMDB), mas há quem jure que o líder de facto seja o Vereador Thiago K. Ribeiro (PMDB).

K RIBEIRO

Quem observa, sempre vê que as negociações e articulações para apoio ao governo passam por Ribeiro.

Por que é assim? Eis a pergunta que não quer calar…

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp A Semana na Câmara: Falta de Quórum, Briga e o líder que não é líder
Após 40 anos de jornalismo cultural, decidi me focar no meu hobby: a política carioca. Aproveitando a aposentadoria, me dedico a escrever esta coluna semanal sobre os bastidores da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O que os grandes jornais não mostram.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui