A Tecnologia e Transmissão do Desfile das Escola de Samba pela Rede Globo | Diário do Rio

A Tecnologia e Transmissão do Desfile das Escola de Samba pela Rede Globo

1

GlobelezaCarnaval não é festa para algumas pessoas, é época de trabalhar duro. Imagine para o povo da Rede Globo que faz a transmissão dos desfiles de Sampa e do Rio, além dos flashs de blocos, bailes e afines nestas e em outras cidades? No total são 2.000 profissionais mobilizados pelo país.

 

No Rio e Sampa os desfiles serão transmitidos em HD (ah, Sky HD, conto minha vida em antes e depois deles). E quem tiver Tv 3D poderá assistir aos desfiles em 3D pelo canal 701 da Net, mas só as escolas cariocas, claro!!!

A narração na transmissão do desfile será feito pela Glenda Kozlowski e Luis Roberto. Serão usadas 40 câmeras, 5 delas sem fio, imagens aéreas do Globocop e detalhes do desfile serão dados pelos repórteres André Luiz Azevedo, Edmilson Ávila, Fábio Judice, Flávia Jannuzzi, Hélter Duarte, Lília Teles, Mariana Gross, Mônica Sanches, Renata Capucci, Renato Ribeiro, Sandra Moreyra e Vandrey Pereira, entre outros.

 

No segundo recuo da Sapucaí, haverá uma câmera especial para captar as imagens e, principalmente, os sons das baterias. O objetivo é detalhar os sons de cada instrumento, trazendo ainda mais emoção para quem está assistindo ao espetáculo do conforto de casa. Quem tiver um equipamento surround vai se dar bem.

 

O intervalo entre os desfiles terá a jornalista Ana Paula Araújo, fazendo a cobertura no “Estúdio Globeleza”, com telas touch screen interativas, posicionado na praça da Apoteose. Fernanda Abreu, Helio de La Pena, Teresa Cristina e Haroldo Costa integram o time de comentaristas da emissora no Rio de Janeiro. Chico Pinheiro lidera a mesa de convidados, que vai analisar os destaques da agremiação que acabou de desfilar pela avenida. Ana Paula comanda  a entrada dos repórteres na dispersão e vai mostrar o carnaval pelo Brasil, a folia quente de Salvador, do Recife e de outras capitais brasileiras.

 

O telespectador poderá participar ativamente da transmissão, mandando suas opiniões e comentários sobre os desfiles por SMS e vídeos colaborativos através da página de Carnaval do G1, que podem ser exibidos na TV. O público passará também a dar notas para cada escola em seis quesitos: samba-enredo, bateria, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias, fantasias e comissão de frente.

 

Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro serão exibidos no domingo, dia 06, depois do ‘Fantástico’ e na segunda, dia 07, após o ‘BBB11’. Na segunda e na terça, a TV Globo exibe um compacto com os melhores momentos do dia anterior logo depois do ‘Jornal Hoje’. E, na quarta-feira de cinzas, dia 09, a apuração será transmitida após a reexibição da novela ‘O Clone’.

 

Uma Transmissão Alternativa – Grupo SaltCover

SaltcoverBem, se depender do pessoal da Saltcover vamos ter uma transmissão alternativa. Veja aí embaixo como seria o carnaval sem investimento em pessoas e material. Ah, para quem não sabe o SaltCover, com um grupo de cariocas dentro, está invadindo o humor paulistano. Daqui a pouco vai ter muito torcedor do Palmeiras puxando o ESSE por aí.

 

Assista o vídeo com a cobertura do carnaval pelo SaltCover:

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Quintino Gomes Freire
Defensor do Carioca Way of Life, mora em Jacarepaguá, trabalha na Zona Sul, mas já passou pelo Mercadão de Madureira, pelo Centro, Barra e pela Ilha do Governador. Filho de uma mãe carioca da Gema, nascida no Catumbi e de pai português. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

1 Comentário

  1. Costumo assistir as transmissões das escolas de samba mas esse ano eu desisti. Não dava pra atuar a narração da Glenda Kozlowsk (que não entende nada de samba)e do Luis Roberto. Eles não não imparciais. A voz dela é chata, fala gritando…Até o desfile da Beija Flor eu não aguentei ver, tentei mas não deu. Nunca antes na minha vida eu deixei de assistir a Beija Flor, minha escola do coração.
    Eu assisti foi as escolas do grupo de acesso na Band. Mesmo sem os comentários do carnavalesco Milton Cunha (senti falta dele)foi muuuuuuuuuito melhor!
    Que falta faz o Fernado Vanucci!

Leave A Reply