Afinal a marca Rio 2016 é plágio ou não é? - Diário do Rio de Janeiro

Afinal a marca Rio 2016 é plágio ou não é?

22

Rio 2016 e Telluride FoundationA logo para o Rio 2016 ficou linda, as cores, o Pão de Açúcar desenhado, as pessoas de mãos dadas. Tudo ótimo até alguém descobrir que há outras logos bem parecidas, além da pintura “A Dança” de Matisse, e logo começaram a dizer que a Agência Tátil plagiou o desenho.

 

Realmente se observamos a marca da Telluride Foundation a semelhança é inegável. Claro que o diretor da Tátil disse que não houve plágio e que já esperava comparações com outras marcas. Mas sempre se pode ter uma desculpa, os mais velhos devem lembrar daquela cena clássica de “Um Príncipe em Nova York”:

Look… me and the McDonald’s people got this little misunderstanding. See, they’re McDonald’s… I’m McDowell’s. They got the Golden Arches, mine is the Golden Arcs. They got the Big Mac, I got the Big Mick. We both got two all-beef patties, special sauce, lettuce, cheese, pickles and onions, but their buns have sesame seeds. My buns have no seeds.

Danca de MatisseNão acho que com a Tátil foi bem assim. Os símbolos são até parecidos mas não são idênticos. De alguma forma os artistas, como é o caso dos designs do Rio 2016 sempre se inspirarão e é muito difícil saber de onde veio aquela ideia. Nossa mente é formada de tudo aquilo que ouvimos e aprendemos, foram 150 pessoas trabalhando na marca e ela nasceu assim. Da união do pensamento de vários indivíduos diferentes.

 

Também não creio na possibilidade do COI deixasse passar algo que pensasse ser um plágio de uma tela do Matisse e, de novo, a logo é parecida, lembra, mas não é idêntica. A maior semelhança está com a marca da Telluride Foundation mas ainda assim ela parece mais um grupo dançando (como a tela acima), enquanto a criação da Tátil lembra mais um grupo se abraçando.

 

Bem, essa é minha opinião. E qual é de vocês? Respondam a enquete abaixo:

Quintino Gomes Freire
Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente