Ainda não estamos no fim do ano, mas já é Carnaval no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Carnaval no Rio pro Nicholas Bastos

Você pode estar se perguntando como é possível que já seja Carnaval, se ainda nem passou o Natal. Pois bem, no Rio de Janeiro o Carnaval 2014 começou assim que terminaram os desfiles de 2013. Isso porque a demanda de trabalho para montar fantasias e carros alegóricos é tão grande que se as pessoas não começarem a confeccionar os materiais com antecedência, não dá tempo de ficar tudo pronto.

No entanto, para quem não vive tão de perto essa realidade de Carnaval, é possível começar a sentir o gostinho dessa grande festa através dos eventos que são oferecidos pelas escolas de samba e também pelas informações sobre o desfile como samba-enredo e madrinhas de bateria. Para 2014 todas as escolas já tem seu samba-enredo basicamente definido. Entre os principais temas estão: os batuques africanos, cantado pela Império da Tijuca; o povo brasileiro, que será trazido pela Mangueira; e os meios de comunicação que serão trazidos pela Beija-Flor.

Um dos grandes destaques temáticos ficará para Unidos da Tijuca. Vencedora do terceiro lugar do Carnaval 2013, a escola irá apostar em um samba-enredo auto referencial com o título “Acelera, Tijuca!” que irá falar da corrida da escola por mais um título e trará personagens do famoso desenho “Corrida Maluca”.

Advertisement

Corrida Maluca

Na escolha das madrinhas de bateria, Sabrina Sato, Viviane Araújo e Juliana Alves mantêm seus postos na Vila Isabel, Salgueiro e Unidos da Tijuca. Já como novidade para 2014 teremos a modelo Ana Paula Evangelista que já está se dedicando aos ensaios da Mocidade Independente de Padre Miguel.

Bom, e se você está interessado em fazer parte dessa festa, é bom começar a se planejar agora, pois o Carnaval no Rio de Janeiro é um dos destinos mais procurados por turistas, tanto os brasileiros como os estrangeiros. E para ter a chance de acompanhar todos os desfiles, é bom reservar uma graninha e muita disposição, já que são basicamente dois dias inteiros de desfile.

Uma dica para quem quer estar com tudo em cima no carnaval é investir em atividades físicas, para estar com o corpo preparado para tanto requebrado. Uma boa opção para os mais travados é procurar por academias e escolas de dança que oferecem aulas de samba para iniciantes. Desse jeito você já perde peso com os exercícios e já entra no ritmo para a festa.
Para aqueles que querem sentir de perto a emoção de participar do carnaval, diversas escolas de samba colocam a disposição dos turistas fantasias que podem ser compradas e que dão as pessoas o direito de desfilar em determinada ala da escola. Outra opção, porém mais direcionada a moradores da cidade é frequentar as quadras das escolas e participar dos ensaios para poder desfilar nas alas da comunidade.

Uma outra pedida para quem quer aproveitar cada momento do carnaval de 2014, é a opção de acompanhar os diversos blocos de rua que a cidade oferece. Entre os mais famosos estão o “Cordão do Bola Preta”, o “Empolga às 9” e “Banda de Ipanema”. Se você quiser dar uma olhada na agenda preliminar do blocos e mais algumas informações úteis, de uma lida nesse outro post aqui.

Então ficou empolgado? Ainda tem mais, se você quiser ver o carnaval acontecer antes mesmo do dia 4 de março, fique ligado nas agendas dos ensaios do desfile. Eles começam geralmente no mês de dezembro e vão até o último final de semana antes do carnaval. E o melhor de tudo, são de graça! Nas quadras das escolas de samba, também é possível acompanhar os ensaios e curtir muito samba no pé. Agora é só partir para o samba!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ainda não estamos no fim do ano, mas já é Carnaval no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui