Análise do 2º dia de desfiles da Série A do Carnaval 2016

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Império Serrano - Foto: Gabriel Santos | Riotur

Após um primeiro dia de desfiles onde a Porto da Pedra e, principalmente, a Viradouro se destacaram, o sábado trouxe mais candidatas ao título e uma favorita ao rebaixamento. Confira:

1ª Escola – União do Parque Curicica

União do Parque Curicica - Foto: Tata Barreto | Riotur

Falando sobre os bonecos mamulengos, a União do Parque Curicica veio com um samba bem acelerado, que levantou a avenida e também os seus integrantes. Mas teve alegorias e fantasias repetitivas e, principalmente, deixou de apresentar um carro alegórico, o que pode colocar a agremiação na disputa pelos últimos lugares.

Advertisement

2ª Escola – Paraíso do Tuiuti

Paraíso do Tuiuti - Foto: Fernando Grilli | Riotur

O samba da Paraíso do Tuiuti funcionou, principalmente o refrão, que foi cantado nas arquibancadas. Com ótimas alegorias, bonitas fantasias e uma bateria excelente que se destacou, a Paraíso do Tuiuti fez um grande desfile construindo o enredo em torno de um tema curioso: um boi zebu milagreiro possuído por Padre Cícero. Embora tenha tido algumas falhas, carros que passaram com as luzes apagadas e corrido um pouco em alguns momentos, a agremiação disputa os primeiros lugares e pode chegar ao título.

3ª Escola – Inocentes de Belford Roxo

nocentes de Belford Roxo - Foto: Alexandre Macieira | Riotur

A Inocentes de Belford Roxo fez um desfile regular sobre o diretor de cinema Cacá Diegues, sem tanta empolgação e com alegorias um pouco pobres e com falhas. A evolução foi apenas razoável e o 2º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira ficou espremido em alguns momentos. Além disso, o desenvolvimento do enredo foi um pouco confuso. Deve ficar em posição intermediária.

4ª Escola – Império Serrano

 Império Serrano - Foto: Fernando Grilli | Riotur

A tradicional Império Serrano contou com grande torcida nas arquibancadas, porém, mesmo assim não gerou tanta vibração com seu samba. A agremiação fez um desfile técnico, talvez tentando não errar para conseguir o título e voltar ao Grupo Especial, como pede a letra de seu samba. O Império Serrano apresentou boas alegorias e fantasias, embora o visual tenha sido um pouco monótono, pois a escola falou de sua própria história e assim usou apenas verde, branco e dourado o tempo todo. Deve disputar os primeiros lugares e pode até levar o título.

5ª Escola – Caprichosos de Pilares

Caprichosos de Pilares - Foto: Fernando Grilli | Riotur

Sem dúvida a Caprichosos de Pilares fez um desfile abaixo do atual nível da Série A. Alegorias com defeitos graves como uma escutura sem um braço no carro abre-alas, fantasias simplórias e harmonia e evolução prejudicadas por problemas em carros alegóricos, o que gerou um enorme atraso e fez a escola terminar o desfile quatro minutos após o tempo limite, mesmo tendo feito a bateria passar direto pelo recuo.

Existem grandes chances de que, no ano que vem, a Caprichosos não desfile na Sapucaí, a não ser que os jurados tenham visto virtudes que, exceto a criativa Comissão de Frente, ninguém viu. Em um enredo sobre gringos que deram certo no Brasil, a Caprichosos não teve na apresentação o sucesso que seu principal destaque do enredo, Petkovic, teve nos gramados cariocas. Favorita ao rebaixamento.

6ª Escola – Unidos de Padre Miguel

Unidos de Padre Miguel - Foto: Fernando Grilli | Riotur

Satirizando a corrupção e a impunidade existentes na sociedade brasileira desde os primórdios, a escola vice-campeã do ano passado fez um belo desfile, com excelente visual, ótimas alegorias, fantasias bem feitas e empolgação dos componentes e das arquibancadas. Detalhes como uma alegoria com olhos articulados onde o olho esquerdo não se abria, a aceleração no final e buracos em certos momentos entre as alas ao longo do desfile podem prejudicar, mas a agremiação, que encerrou o desfile no último minuto regulamentar, disputa os primeiros lugares e talvez até o título.

7ª Escola – Acadêmicos do Cubango

Acadêmicos do Cubango - Foto: Tata Barreto | Riotur

Com um tema simples e de boa comunicação sobre os mares e com um interessante samba, a escola passou bem na Sapucaí, fechando os desfiles da Série A de 2016. Boas alegorias, elementos alegóricos extras e fantasias bem feitas deram um bom visual à escola. A bateria não foi excelente, mas a harmonia foi bem e a Cubango pode disputar os primeiros lugares.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Análise do 2º dia de desfiles da Série A do Carnaval 2016
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui