Antiga Casa Daros recebe Festival de Matemática neste fim de semana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Escola Eleva Antiga Casa Daros recebe Festival de Matemática neste fim de semana

Com o objetivo de despertar novas formas de vivenciar a ciência dos números, o Festival da Matemática, que acontece entre os dias 27 e 30 de abril, na Escola Eleva, antiga Casa Daros, marca o início do Biênio da Matemática Gomes de Souza – instituído por lei como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país – é organizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O evento surge com a perspectiva de cativar pessoas de 0 a 100 anos. “Além de atividades lúdicas e divertidas, voltadas para toda a família, ofereceremos ainda oficinas, exposições, protótipos em 3D, jogos eletrônicos, mostra de filmes, palestras e teatro”, diz Amaral Cunha, diretor da Escola Eleva. Este será o primeiro de muitos eventos na escola que serão abertos ao público.

Para ele, sediar o Festival de Matemática será uma oportunidade única não só para alunos e familiares, mas também para o público carioca. “Estamos empolgados por poder proporcionar a todos os interessados uma experiência com expoentes internacionais da área e esperamos que todos vivam conosco esse momento de manifestarmos tão fortemente nossos pilares de cidadania global e excelência acadêmica”, explica Amaral.

A entrada para todo o público é gratuita e para garantir o lugar basta se cadastrar no site http://www.festivaldamatematica.org.br/. O cadastro também pode ser feito direto no evento, mas fica sujeito à lotação do local.

Advertisement

Programação

 O Festival da Matemática oferece mais de 40 oficinas de Arte e Matemática na programação de seus polos. Essas oficinas são os trabalhos criados e desenvolvidos por escolas e universidades de todo o Brasil que se inscreveram para apresentar seus trabalhos no Festival. Entre elas, haverá atividade que relaciona a música e a matemática com criatividade e iniciativa, oficina de Cubo Mágico, charadas matemáticas, técnicas de origami, entre outras que foram selecionadas entre 274 trabalhos previamente inscritos.

Além disso, irão acontecer mais de palestras de 12 estudiosos da matemática, divulgadores da disciplina no mundo, medalhistas de Olimpíadas, professores, alunos de escolas mundialmente reconhecidas sobre os diversos temas da matemática com maneiras criativas de passar o conhecimento do mundo dos números.

Há também exposição de arte IMAGINARY, em 2D e 3D, que tem como tema a matemática e as formas que a encontramos na natureza; Cineclube, com mais de 60 sessões de vídeos sempre relacionados à Matemática, e a casa da Aramat, uma arara azul alegre e superesperta, apaixonada por matemática e mascote do Biênio, que estará repleta de atividades interessantes e instigantes para que todos aprendam ainda mais sobre esse mundo fascinante dos números.

SERVIÇO

Evento: Festival da Matemática
Datas e horários:
27 e 28 de abril: de 9h às 17h
29 e 30 de abril: de 10h às 18h
Local: Escola Eleva, que fica na Rua General Severiano, 159 – Botafogo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Antiga Casa Daros recebe Festival de Matemática neste fim de semana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui