App ajudará cariocas e turistas a usarem os transportes públicos na Rio 2016

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
.Foto Beth Santos

Onibus Rio de Janeiro App ajudará cariocas e turistas a usarem os transportes públicos na Rio 2016

As Olimpíadas estão chegando e com ela um número enorme de turistas e, certamente, cheio de dúvidas de como usar os transportes públicos da cidade e os cariocas também. Dia destes estive na Presidente Vargas e não achava o ônibus para voltar para casa, acabei pegando um táxi…. sério…

Uma das formas de retirar estas dúvidas é o uso da tecnologia, então como parte integrante do Plano Olímpico de Mobilidade, será possível planejar viagens em qualquer modal da cidade, utilizando aplicativo de smartphone. Para que isso fosse possível, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), padronizou e unificou dados de todos os transportes disponíveis no Rio — ônibus, BRT, VLT, trens, metrô, vans, barcas e teleféricos. O banco de dados Data Rio, que ficará de legado após os Jogos, foi disponibilizado para aplicativos do mercado. O Moovit foi o primeiro aplicativo oficial de transporte público homologado por atender os requisitos exigidos pelo município.

Ao todo, são mais de 50 km de linhas e novos serviços mapeados, interligando o sistema de transporte às regiões de competição – na Barra, Deodoro, Maracanã e Copacabana. Por meio do app, o usuário terá informações sobre trajetos de linhas de ônibus e serviços dos demais modais, indicações dos locais de competição, além das rotas olímpicas. Com isso, o passageiro poderá planejar viagens utilizando diferentes tipos de transporte e tendo conhecimento prévio sobre a disponibilidade dos serviços.

Advertisement

Além disso, durante os Jogos Rio 2016, um integrante do Moovit acompanhará os trabalhos do Comitê Olímpico de Mobilidade – que reúne representantes de vários órgãos da Prefeitura – no Centro de Operações Rio (COR), de onde as informações sobre trânsito e transporte serão monitoradas em tempo real. Associando dados oficiais às informações de usuários na comunidade do app, o Moovit poderá indicar os trajetos mais rápidos ou curtos aos passageiros.

O banco de dados Data Rio, elaborado pelo Comitê de Mobilidade, formado pela Secretaria Municipal de Transportes, Governo Estadual, Centro de Operações Rio e Iplan Rio, reúne informações em tempo real sobre os transportes da cidade: itinerários, localização de pontos e estações, tempo de intervalos, entre outros.

Acessibilidade para todos

moovit

Para garantir que as informações estejam disponíveis ao maior número de pessoas, o Moovit está disponível em 35 idiomas, incluindo português, inglês, espanhol e francês.

Outra importante novidade é que, atendendo a um dos requisitos da Prefeitura, o app também conta com recursos de acessibilidade que permitem sua utilização por pessoas com deficiência visual – opção disponível para celulares equipados com os sistemas iOS e Android. Integrado às funcionalidades VoiceOver e TalkBack (para iOS e Android, respectivamente), o Moovit têm todas as suas telas acessíveis.

Essas funcionalidades permitem que o usuário pressione seu dedo na tela do celular e, então, ouça qual botão ou ícone está sendo visualizado, facilitando a navegação e permitindo que deficientes visuais planejem suas viagens e rotas com mais facilidade.

O Moovit estará disponível também em versão web no site oficial para o turista, o www.visit.rio, que indica as melhores opções de lazer, gastronomia e locomoção pela cidade. Pelo app, os usuários poderão ainda compartilhar rotas e trajetos com seus contatos via e-mail e redes sociais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp App ajudará cariocas e turistas a usarem os transportes públicos na Rio 2016
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui