Arquipélago de Cagarras pode ser primeiro Monumento Natural do Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Ibama vai decidir se o Arquipélago de Cagarras é um monumento natural. A pesca pode ser proibida no local. Procurando mais fotos sobre o local encontre um site muito legal http://www.cagarras.com.br , criado por frequentadores e estudiosos do arquipélago carioca.

Rio de Janeiro pode ter primeiro Monumento Natural do Brasil

No dia 02/05, o IBAMA irá promover uma consulta pública sobre a criação do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, um arquipélago rico em diversidade marinha localizado a cinco quilômetros da Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Os interessados em participar da consulta devem comparecer ao auditório da Universidade Cândido Mendes, em Ipanema, às 19h. Há registros de que o arquipélago abriga novas espécies marinhas que podem ser endêmicas, o que justificaria sua proteção.

“A fauna é rica e única porque aquela é uma região de transição. Ali existem tanto animais de regiões temperadas, como de regiões tropicais”, explicou o analista ambiental Breno Herrera Coelho, coordenador do Grupo de Trabalho instituído pelo Ibama ainda em 2002 para criação da unidade. Por estarem muito próximas a costa, as Ilhas Cagarras são muito utilizadas para pesca, turismo ecológico e mergulho, o que resulta em grande impacto ambiental. De acordo com Breno, “se a unidade for criada, as atividades de pesca serão proibidas nas ilhas do Arquipélago das Cagarras, Redonda e Filhote da Redonda. Com isso esperamos que haja um aumento das populações de peixes, o que levaria a um aumento do ecoturismo na região e um incremento dos estoques pesqueiros em áreas adjacentes”.

Advertisement

Descobri que existem empresas como a Macuco Rio (vale entrar no site) e a Tropical Cruises que fazem passeios para lá.

471134481 5b136c558f Arquipélago de Cagarras pode ser primeiro Monumento Natural do Brasil

Foto do site da Macuco Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Arquipélago de Cagarras pode ser primeiro Monumento Natural do Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui