As Diferenças Entre Rio de Janeiro e São Paulo

O Felipe Franco do Papo de Homem fez uma belíssima homenagem às diferenças entre Rio e Sampa, se inspirando no blog Paris vs New York. O post que pode ser visto completo aqui é nada menos que perfeito, sem preconceitos, belísimo, de aplaudir de pé.

No mesmo site tem outro artigo sobre as diferenças entre a Cidade Maravilhosa e a Cidade da Garoa, desta vez escrito por Alex Castro, um cara que sem dúvida sabe escrever bem.

Veja as diferenças entre as principais cidades do país:

Hipster Sambista

Skate x Surf

Noite x Dia

Retas x Curvas

Adoniram x Bezerra

Vem de Cima x Vem de Baixo

Doutor x Galinho

Pastel x Paxxtel

Concreto x Natural

Deixe seu comentário

Quintino Gomes Freire8865 Posts

Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

51 Comentários

  • Felipe Prado Reply

    24 de julho de 2015 at 18:01

    Uma passagem comprada uma voltada dada, Paris6, praça Rousvell, Paulista; a perfeita junção do Cristo que do alto avista o incrivel pão de açucar, a visão inteira do Aterro e os encantos dos Arcos da Lapa. O jeito dificil e acelerado de um paulista matando um leão por dia na selva de pedra em conhecer o jeitinho carioca de ser. O que tem em comum "Mer mão, brother"!? Não se diz paxxtel, se diz pastel. – Ah Foda – se o que importa são as diferenças gostosas de se viver, que mesmo longe estamos tão perto. Sou paulistano de raizes e alma com o com parcela de amor a cidade maravilhosa Rio.

  • Daniel Perlin Reply

    4 de julho de 2015 at 01:00

    caído

  • Morgana Fortunato Rocha Reply

    30 de Maio de 2015 at 17:47

    O que eu estou fazendo aqui? Eu ? sp!

  • Cleber Micaela Reply

    25 de Maio de 2015 at 01:47

    Meus amigos! Eu moro em São Paulo a mais ou menos 40 anos, mais nunca deixei de amar o meu Rio de Janeiro. Os Paulistas fizeram de Sampa uma selva de pedra enquanto os Carioca conservam o Rio com muito verde. Cada um tem a cidade que merece. Duas poderosas cidades. Que Deus abençoe a todos.

  • Marinaldo Souza Nazca Reply

    23 de Maio de 2015 at 19:22

    Achei a comparação de muito bom gosto, diferente de seu comentário que só contradiz o fato de que carioca não liga pra paulista. O post é daquele que se replica; muito bom!

  • Luiz Marcelo Reply

    23 de Maio de 2015 at 17:26

    A comparação é entre cidades o tiozão acima quer falar de todo o estado. Amigo nem desenhando e lendo o cara entende.

  • Nei Loja Reply

    23 de Maio de 2015 at 17:04

    Igor Aleixo eu acho que olhei na linha errada, mas até melhorou – são 12 milhões, e supostamente só no RJ, haverá hum milhão de habitantes de férias – se estivessem em Copacabana na hora em que a idiota que falou que carioca não quer nada olhando para os caminhantes da orla de Copacabana…, ela estaria presa na multidão.

  • Nei Loja Reply

    23 de Maio de 2015 at 13:59

    Parece apenas, porque precisaram de 67 anos para finalmente me " encher" e perceber que é burrice mesmo com enorme inveja e só então tentar ensinar ( não adiantou). A arrogância chegou ao ponto de, em J de Fora um palestrante de SP, falando mal de seu cunhado que trabalhava com ele, disse que ia mandar o cara para o Rio, que seria o lugar dos que só querem praia. Na frente de umas 200 pessoas. Eu tive que dizer que ele deveria deixar em SP pq o cunhado devia ser maluco, e lá é o lugar certo: maior índice de consumo de drogas do hemisfério Sul, maior índice de suicídios e de todo tipo de violência.
    Mas uma coisa é certa – nunca ouvi no Rio conversa de carioca contra paulista, e nunca ouvi palestrante carioca falando essas barbaridades, que mostram o quanto se sentem inferiores querendo ser superiores – Recentemente saíram falando mal dos brasileiros do Nordeste e ainda votam na direita!!!! Os caras nascem sob o estigma daquela nuvem negra de poluição sobre a cidade e saem com essas bobagens. Mas atenção, que o Nordeste, com água, vai assumir as exportações que SP fazia. Já estão produzindo mais alimentos que o Sudeste, apareceu isto no face.

    As áreas litorâneas sempre são mais bonitas e é para onde todo mundo quer ir nas férias. Não conheço uma alma que queira ir para SP passear na Av. Paulista durante 30 dias.
    O RJ é conhecido NO PLANETA TERRA, com um dos lugares que têm a população mais agradável e boa praça DO PLANETA TERRA, é é muito bom fazer parte disso. Já rodei um pouco pelo mundo e só vi um lugar onde o povo parece carioca, em Amsterdam – lá, como no Rio, é possível conversar com as pessoas nas ruas, nos lugares públicos, nos transportes, perguntar, papear em geral… São humanos. Recomendo sempre Amsterdam.
    Enfim, nem de longe imaginava esse debate, apenas dois dias atrás o face " me chamou" para ver uma resposta e me espantei. Mas acho bom dizer aos irmãos de SP que é no mínimo imaturo passar em Copacabana, olhar para o mar e sair falando uma barbaridade impossível ser vista ali.

  • Luan Marcondes Reply

    23 de Maio de 2015 at 12:50

    se carioca não se importasse com paulista voce nao teria gasto seu tempo falando deles aqui

  • Rose Silva Reply

    23 de Maio de 2015 at 02:32

    Gostei do pastel/paxxtel, pq nisso tanto paulista quanto carioca concorda: é muito bom! rs

  • Leonardo Alvim Mezadri Reply

    2 de dezembro de 2013 at 15:36

    Bom, se vc refletir e resolver mudar de idéia, pode me adicionar q será bem vinda. Lamento que vc tenha se doído a tal ponto de sair do meu grupo. Fico triste, pq da minha parte a amizade é sempre verdadeira e sempre espero o mesmo. Enfim, volto a dizer q as portas estão abertas, desejando que vc repense e volte a me adicionar. Boa tarde. Fique com Deus.

  • Sandra Neves Reply

    2 de dezembro de 2013 at 15:29

    Leonardo Alvim Mezadri Considere-se "readmitido" na minha lista e no meu coração.

  • Leonardo Alvim Mezadri Reply

    2 de dezembro de 2013 at 15:20

    Vc entendeu errado Sandra, infelizmente abre mao de uma amizade sincera para outras falsas que sabemos q existe por uma besteira. Nunca fui preconceituoso e nunca serei, sou do bem, um cara simples, humilde e que gosta de tratar as pessoas com respeito. Tenho uma boa condição graças a Deus mas jamais uso isso. Lamentável q vc tenha tomado essa atitude por interpretar mal um post. Graças a Deus, vc foi a única, pq quem discordou, fundamentou e não me excluiu do Face. Sou frequentador da Tijuca, do Méier, e região, tenho amigos aí e nenhum deles agiu assim. A Cris, nossa amiga tbm não se incomodou, e ela me conhece pessoalmente, sabe quem eu sou e que sou essa pessoa boa, que trata sempre com educação e respeito todo mundo. Vc devia se informar com ela,antes de taxar os outros. Proponho se for do seu interesse, reatar o contato e esquecermos o que passou. Peço desculpas se vc se ofendeu, não tive essa intenção e vc acabou sendo um caso isolado. As portas estão abertas.

  • Sandra Neves Reply

    2 de dezembro de 2013 at 15:11

    Leonardo Alvim Mezadri , amigo com toda certeza não foi sobre futebol, ate pq isso é um lazer, uma paixão que não me acrescenta em nada. Mas confesso que fiquei mto, mas mto surpresa, com um comentário seu, alem de mto preconceituoso estava repleto de erros, tais como: os marginais que barbarizam as praias não são do subúrbio e sim das favelas que, infelizmente, existem na zona sul. Ser suburbano não é exatamente sinônimo de pobreza extrema de educação, financeira e nem social. Estou certa que os marginais que não foram às praias não estavam fazendo churrasco na laje e sim NOS assaltando em qq outro lugar desse nosso grande e lindo Rio de Janeiro. Sou completamente adversa a qq tipo de grosseira, seja física, verbal, portanto tambem não gosto de gente espaçosa, com músicas altas, de aparência de gosto duvidoso, sem modos, sejam elas de onde forem. Foi só isso. Como diz um amigo meu, dentro em breve deveremos tirar os nossos passaportes para zona sul…Ah por favor, não se incomode quando eu for a praia, sou moradora de Vila Isabel, mas sou limpinha. Bj

  • Leonardo Alvim Mezadri Reply

    2 de dezembro de 2013 at 14:58

    OI Sandra, o que houve q saiu do meu grupo…não creio q seja por futebol. Sempre gostei da sua amizade, gostaria q vc revisse sua decisão e voltasse a me adicionar. Desculpe por algo e as portas estão abertas. Fico no aguardo. Fique com Deus.

  • Lukinhas Rodrigues Reply

    30 de julho de 2013 at 06:01

    TEM COMO ME ADD EU ESTOU BLOQUEADO , PRECISO FALAR COM VOCE , SOBRE TROCA DE DIVULGAÇÃO , TENHO PAGINAS DE 87K HA 117 K

  • Carlos Alexandre Melman Reply

    30 de julho de 2013 at 00:37

    temos muita coisa para fazer e mudar e para isso devemos nos unir e respeitar as diferenças, sou carioca e gosto do paulista. Comparar para que?

  • Igor Aleixo Reply

    29 de julho de 2013 at 22:47

    Quem são 9 milhões? A cidade do Rio tem 6 e a região metropolitana tem 12…..da onde vem os 9??

  • André Valicente Reply

    29 de julho de 2013 at 22:29

    Pelé é de minas, jão…

  • Alessandra Campion Vagliengo Reply

    29 de julho de 2013 at 22:14

    É incrível a falta de entedimento de certas pessoas.O artista não está criticando São Paulo, nem muito menos os paulistanos, e msmo assim tem gente que por ser carioca está escrevendo nos comentários mal de Sampa e de quem nasceu lá! Vamos abrir a mente!!! Open Your Mind!!!!!!

  • Alexandre Pereira Reply

    29 de julho de 2013 at 21:17

    eu acho que esse tal de Nei ai levou chifre de uma paulista. rsrsrsrs

  • Marco Antonio Duarte Viggiani Reply

    29 de julho de 2013 at 21:09

    Sensacional, aproveito e gostaria de indicar uma pagina
    https://www.facebook.com/eusoucariocadagema

  • Rafael Pontes Reply

    29 de julho de 2013 at 19:06

    Muito legal heim! Mais do que criticar um povo, uma cultura, um comportamento, ressaltar a importância de 2 potencias, aspectos característicos de cada lugar, belezas, isso sim é valido! Sem delongas, tive a oportunidade de conhecer muito bem os dois lugares e posso falar que a unica coisa que tem de ruim em ambas as partes não é o sotaque, o ar, a praia, a mulher, a comida, educação, nem a segurança foi a mola impulsionaria desse preconceito bobo o bairrismo, isso que mata, quando não mata fere!

  • Rafael Pontes Reply

    29 de julho de 2013 at 18:58

    Isso que eu acho valido, "não ofensivo" acho que da pra ressaltar as belezas e as coisas boas de cada lugar sem desmerecer o outro! São Paulo e Rio são dois extremos, 2 potencias, com muitas diferenças entre si, mas fazer guerra ou gerar conflito entre seus cidadãos não é nada valido, nem legal!

  • Rafael Pontes Reply

    29 de julho de 2013 at 18:53

    Incrível como tem gente que ainda alimenta a ideia retrograda desse bairrismo nojento!
    E o pior de tudo é que eu não vejo nenhum sobre nome Guinlle nem Matarazzo nessa disputa medíocre.

  • Cleber Micaela Reply

    29 de julho de 2013 at 18:13

    Deus é generoso mesmo, tirou o Rio de Janeiro do lamaçal e colocou entre a poderosas internacionais, é isso que meu Deus faz.

  • Neia Bayer Reply

    29 de julho de 2013 at 17:50

    Adorei essa resposta inteligente e verdadeiramente correta , será q eles vão entender??!?! rsss

  • Luiz Orquestra Reply

    29 de julho de 2013 at 16:18

    Não é hora de bairrismo…..e alem do mais:não se está comparando São Paulo e Rio de Janeiro e sim Copacabana e Av.Paulista…..

  • Denise Oliveira Reply

    29 de julho de 2013 at 15:25

    Jéssica Lira Obrigada…confundi rs

  • Fernanda Sousa Reply

    29 de julho de 2013 at 15:21

    Aquilo era área de MANGUE. Qualquer chuvinha iria dar lama.

  • Luiz Carlos Roque Reply

    29 de julho de 2013 at 15:03

    Apenas discordo dos craques. Pelé e Garrincha…..
    Muito bom.

  • Raphael Souza Reply

    29 de julho de 2013 at 14:57

    Paxxtel

  • Barão Do Pandeiro Reply

    29 de julho de 2013 at 14:17

    É isso aí!!!

  • Jéssica Lira Reply

    29 de julho de 2013 at 13:33

    Não foi em Mangaratiba o lamaçal e sim em Guaratiba.

  • Denise Oliveira Reply

    29 de julho de 2013 at 13:06

    isso é verdade no lugar das pessoas postar aquela coisa linda que foi JMJ em Copacabana ……pessoal criticando Mangaratiba…….que aconteceu devido a natureza…..choveu muito e se criou aquele lamaçal

  • Nei Loja Reply

    29 de julho de 2013 at 09:31

    Tem esta diferença tb…. Carioca não se importa com paulista, mas paulista vive reclamando de carioca (?) Uma das coisas mais desconfortáveis é ver que não sabem matemática – O paulista passa por Copacabana, vê montes de pessoas caminhando na orla e reclama:- Carioca não quer nada!!! Claro que é coitado, mas vamos conhecera matemática?
    1 – É provável até que na orla de Copacabana existam mais paulistas do que cariocas – Lá existe a maior concentração de hotéis, pousadas e outros modelos de hospedagem do País inteiro.
    2 – Todo a população do Brasil tira férias em Copacabana. E também gente do mundo inteiro.
    3 – Existem duas enormes favelas nas duas extremidades de Copacabana, a do Pavão e a do Chapéu Mangueira, de onde saem pessoas que vão trabalhar nas prais, vendendo de tudo, dia e noite.
    4- O MAIS IMPORTANTE: Somos 9 milhões, portanto, 1/12 avos da população está de férias um mes por ano , ou 750 mil pessoas, as quais, se fossem à praia juntas equivaleria a mais uma visita do Papa em multidão.
    5 – Copacabana tem a maior concentração de aposentados por m2. A média de idade é bem alta..
    Enfim, Copacabana, por excesso de gente, e de paulistas atrás de prostitutas e travestis, é muito chata para cariocas.
    Mas não saber matemática é apenas resultado da falta de oxigênio crônica de SP. Interfere com o desenvolvimento dos neurônios, como todos sabemos ( no RJ), onde os ventos do mar nos abençoam com purificação de nossa atmosfera – A inveja é uma bosta mesmo. rsrsrsrsr

  • Anna Uchôa Reply

    29 de julho de 2013 at 04:36

    Muito bom! Criativo e não-ofensivo

  • Gabriel Oliveira Reply

    29 de julho de 2013 at 03:39

    Muito bom mesmo!

  • Frederick Silva Reply

    29 de julho de 2013 at 03:17

    Simplesmente Foda rs 😉

  • Sonia Menezes Reply

    29 de julho de 2013 at 03:14

    Amei!!

  • Rosana Pansani Reply

    29 de julho de 2013 at 03:14

    Mt bom…criatividade….

  • Doda Brasil Reply

    29 de julho de 2013 at 03:06

    show de bola

  • Sandra Neves Reply

    29 de julho de 2013 at 03:02

    Formidável!

  • Lhbt1 Reply

    9 de Março de 2012 at 13:27

    Hj em dia, as diferenças são “menores”. No Rio, skate está cada vez mais presente, onde a 1ª pista do país foi construída no Rio. Pastel, todo bom carioca de feira gosta. Museus, dispensam apresentações. Vida noturna, falta pouco pra ficar SP=RJ.

  • Lhbt1 Reply

    9 de Março de 2012 at 13:27

    Hj em dia, as diferenças são “menores”. No Rio, skate está cada vez mais presente, onde a 1ª pista do país foi construída no Rio. Pastel, todo bom carioca de feira gosta. Museus, dispensam apresentações. Vida noturna, falta pouco pra ficar SP=RJ.

  • Iguaba Reply

    7 de Março de 2012 at 12:10

    Muito bom!

  • Iguaba Reply

    7 de Março de 2012 at 12:10

    Muito bom!

  • Felipe! Reply

    7 de Março de 2012 at 01:56

     Os estereótipos mandam abraços!

  • Felipe! Reply

    7 de Março de 2012 at 01:56

     Os estereótipos mandam abraços!

  • Luciene Reply

    6 de Março de 2012 at 13:50

    gosto das duas! adorei o trabalho!!

  • Martha Lungow Reply

    6 de Março de 2012 at 13:21

    …e viva la diferença!!! Cada qual com seus encantos!!!