As Olimpíadas foram boas para o Rio?

Praça Mauá, Facebook MAR

Vamos começar com uma resposta simples: definitivamente foram. Mas, você dirá: não limparam a Baía da Guanabara, a segurança está uma porcaria e os hospitais…  Tudo verdade, mas com ou sem Olimpíadas  a situação estaria idêntica, não se engane.

Quando digo que foi boa para o Rio, mesmo sem ter começado, são por obras na cidade que nunca teriam acontecido se não fosse a Rio 2016. O Porto Maravilha, VLT, o BRT, o Túnel Marcelo Alencar, a Salvador Allende e a Abelardo Bueno modernizadas, a Transolímpica, nada disso poderia  ter sido feito em nossa cidade ao mesmo tempo. Talvez tivéssemos de esperar décadas para ter tantas obras, sem contar o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio. Se você andar vai reparar que a cidade mudou e o carioca ganhou em qualidade de vida.

Elevado-da-Perimetral.jpg

Vamos a alguns exemplos das mudanças, por exemplo, fui muito crítico da derrubada da Perimetral e estava completamente errado. A vida que deu ao Centro do rio foi incrível, se você for a noite a Praça Mauá  verá que ela agora está viva. Fui em um jantar no MAR e conseguia ver jovens andando de skate, pessoas passeando. Consegue imaginar isso acontecendo antes? Claro que não. O lugar pode não ter a segurança de nossos sonhos mas já deu um belo passo. E as fotos, selfies e os passeios que cariocas de todas as classes fazem todos os dias, é um exemplo que o espaço é democrático e querido.

Se continuar andando pelos armazéns verá também que ali tem uma vida agora. O grafite que Kobra, famoso artista, está fazendo neles tem 3 mil m², 15 metros de altura e tem tudo para virar mais um ponto turístico da cidade. Ah, e dizem que pode continuar sendo feito murais até a rodoviária!!! Os eventos que passarão a acontecer naquele espaço também abre uma gama de possibilidades para a cidade. O turista que chegar de navio já não vai mais se decepcionar a dar de cara com a sujeira e degradação, outro ponto altamente favorável.

VLT

O VLT também, apesar das críticas, inclusive minhas, me causou espanto ao ligar tão bem os pontos do Centro. Eu me lembro quando era estagiário de Direito uns quinze  anos atrás e precisava ir do TJ para a Praça Mauá, era um lugar perto demais para ir de ônibus mas longe demais para ir à pé no calor de 40 graus e de terno. Ou mesmo quando, mais recentemente, do Centro precisava pegar um voo no Santos Dumont, quantas vezes fui andando porque táxi não queria levar. E agora posso chegar até a Rodoviária. Poderia ter mais metrô? Claro mas não creio que para esse uso específico seria melhor ideia.

BRT

Então temos o BRT somado com as linhas dedicadas a ônibus. Ok, quando estou dirigindo as odeio absurdamente. Mas estes últimos dias tenho usado mãos ônibus para sair da Freguesia e ir ao Centro e tem sido ótimo, em quarenta minutos tenho percorrido a distância. Nunca esperei isso. Ponto mais do que positivo para a Rio 2016.

O Túnel Marcelo Alencar, apesar do péssimo nome, substituiu perfeitamente a Perimetral. Uma cidade moderna realmente não poderia ter aquele monstrengo. No mesmo passo temos o Túnel Rio 450 anos que faz um ótimo trabalho ligando os pontos do Centro do Rio.

Transolímpica

E fora da região central há a Transolímpica que vai impactar diretamente a vida de moradores do subúrbio do Rio e da Barra ao aproximar os moradores e deixá-lo mais perto de seus empregos. E as mudanças na Salvador Allende e na Abelardo Bueno chegam a espantar para quem passa no local há mais de 10 anos, primeiro foi o Pan 2007 e agora a Rio 2016.

Sem contar tantas outras coisas como o Parque Olímpico, o Parque Deodoro certamente não existiriam se não fosse os Jogos Olímpicos. Talvez nem mesmo o Parque Madureira deva sua vida a Rio 2016.

Parque Deodoro

Então, antes de dizer que não tivemos legado, dê uma olhada nisso. Tivemos sim, talvez não tudo que precisamos e merecemos mas já foi bastante para menos de 8 anos.

Deixe seu comentário

Quintino Gomes Freire8912 Posts

Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

61 Comentários

  • Carlos Fernandes Reply

    31 de julho de 2016 at 01:56

    Teve muito aproveitamento para o bolso de muitos políticos, inclusive para o do Eduardo Paes.
    Tem obras Faraônicas e outras mal planejadas e executadas, como a VLT e a ciclovia entre outras.
    Quem defende estas obras, está de olhos e ouvidos fechados, ou se beneficiou com as mesmas.
    Olhem só a arborização que foi feita basicamente Barra e na Praça Mauá é um vergonha!

  • David Soares Reply

    30 de julho de 2016 at 22:57

    Muitas coisas foram boas pro Rio com a chegada das olimpíadas. Se não rolasse as olimpíadas estaríamos na mesma de antes ou até mesmo em situação pior.
    O que falaram aqui nos comentários acima é pertinente.

  • Ely Gomes Reply

    30 de julho de 2016 at 14:48

    è por isso qui eu digo poxa vamos olhar para as coisas boas e parar de reclamar porque os turistas vão embora e são vocês que fica ai e em deodoro e madoreira não é bairro turístico

  • Carlos Henrique Martins Reply

    30 de julho de 2016 at 14:06

    essa pergunta deveria ser feita aos milhares que foram retirados à força de suas casas demolidas. Muito fácil falar do lugar de quem vai jantar no MAR e olha os outros de forma zoologizada. Mas eu entendi! basta ler o seu currículo resumido.

  • Ely Gomes Reply

    30 de julho de 2016 at 12:31

    moro foro do Brasil a 10 anos e não mi lembro de ter ido embora e ter deixado um pais sem violência e com hospitais maravilhoso então vamos começar a ver as coisas boas também não só reclamar não estaria melhor sem os jogos então vamos aproveitar os frutos que deu as olimpíadas e pedir a Deus para dar sabedoria aos governantes para mudar o resto

  • David Soares Reply

    30 de julho de 2016 at 02:47

    Vi um reportagem hoje segundo os dados FGV O RJ cresceu em desenvolvimento e nas finanças ! o crescimento foi mais acentuado de 2013 pra cá, E a renda aumentou em todas classes sociais. E número de familias que estavam abaixo da linha da pobreza diminuiu. Trouxo realmente coisas positivas pra cidade. Nem tudo aqui é ruim, nem tudo aqui não presta. A gente tem o mau hábito de pichar demais o que é nosso, justificado por outras coisas.

  • Flavio Passos Gonçalves Reply

    30 de julho de 2016 at 02:46

    Concordo com o editor. Estaria tudo a mesmíssima coisa se não houvesse olimpiada. Há muita coisa que está ruim. Mas sem olimpíada, nem o que está aí em cima teríamos.

  • Gysele Marchiotti Reply

    30 de julho de 2016 at 02:02

    Francamente … É preciso ter “cara dura” pra escrever uma matéria dessa sobre o legado mirrado, maquiado e descartável dos jogos olímpicos 2016.
    Mas, vamos lá tentar salvar algum legado!
    Caso autor, o título correto seria: “A Olimpíada foi boa para o Rio?”, porque se trata de uma edição apenas. O termo “olimpíadas ” é plural, portanto indica mais de uma edição.

  • Marcio Pizzi Reply

    30 de julho de 2016 at 01:55

    Está sendo excelente. O Rio está muito mais bonito.

  • Sandro Mendes Reply

    30 de julho de 2016 at 01:44

    Parabéns Quintino, por reconhecer a importância da derrubada da perimetral. Acredito que muita gente mudou de opinião após ver o resultado.

  • Lilian Boden Reply

    30 de julho de 2016 at 01:31

    Discirdo de tudo, se não roubassem tanto tudo isso teríamos a 20 anos atrás, mas precisavam de uma desculpa para a realização…mas nem dinheiro para pagar o funcionalismo publico existe, hospital nso tem nem fio de sutura, decadência total, calamidade publica, violência em altíssimo índice…ta comemorando o que Otario????

  • Marcelo Weckerle Reply

    30 de julho de 2016 at 00:30

    Carioca principalmente aquele que só viveu aqui só sabe reclamar.
    Aliás um povo que não sabe nem as alçadas governamentais de o que é atribuído a quem, não dá pra estender muita conversa…
    Deem uma voltinha pelo mundo (não pelo que vcs vem na tv) mas no mundo real. Hoje em termos de Brasil nenhuma cidade se compara ao Rio.
    Se o Estado não tivesse se acomodado sobre os royaties, e tivesse diversificado a arrecadação, hoje teria dinheiro pra segurança e pra saúde com estes dois ítens o funcionando bem o Rio seria perfeito!
    Cada um com seus parâmetros de mundo perfeito, pena que alguns tiram isso da mídia horrorosa que temos hoje aqui pelo Brasil e não de experiências próprias.

    Empresário, morador da Glória, vivi 2 anos em Barcelona, 2 anos em Roma, 9 anos em Floripa, 6 em Porto Alegre, 5 em Curitiba e outros 6 meses em São Paulo… No Rio já morei por cerca de 1 ano na Tijuca, Copacabana, Jacarepaguá… Dois no Leblon e mais 2 na Glória… trabalhei por anos do Centro e tive 1 ano de Barra e escuto muito carioca falando muita asneira do Rio pq não tem parâmetro… fica vendo aquele sabidão do Fachel no bom dia Rio que só fala bobagem e cai na onda.

  • Roberto Santos Reply

    29 de julho de 2016 at 23:45

    De Quanto foi o repasse do Município para esta página?

  • Alberto Chrysostomo Reply

    29 de julho de 2016 at 23:39

    Varias cidades no mundo revitalizaram locais degradados com grandes elevados sem derrubá-los. O efeito estético é reduzido, mas o custo é muito melhor. O tal tunel Marcello Alencar tem um sinal próximo à rodoviária – deve ser a única via expressa do mundo com um sinal! Quatro BRTs demonstram claramente o açodamento do planejamento da politica de mobilidade e sua execução comprometida com as empresas de ônibus, pois pelo menos um desses BRTs deveria ter sido executado como um metro de superfície. A duplicação do Joá só seria efetiva se houvesse aumento de capacidade da Lagoa-barra, bem como de obras no acesso da Gávea à Lagoa. Além disso, é bom que se diga que o Parque Madureira foi feito em uma área da Via Light que seria estendida e que beneficiaria milhares de pessoas da Baixada que sofrem diariamente na Dutra. A linha 4 do metro é um embuste superfaturado. O projeto original foi alterado e a linha 1, já saturada, foi estendida de forma irresponsável. Sem falar que após a eleição a capital estará quebrada – exatamente como oconteceu com o estado do RJ ano passado. A Olimpíada é a maior oportunidade na História de mostrar ao mundo a devastação que o populismo cleptocrata pode causar em pais subdesenvolvido: que se encanta com um museu de exibição de palhaçadas politicamente corretas cercado de águas poluidas e com um caríssimo bonde moderninho cercado por meninos de rua que obviamente não vão se preocupar em serem “multados” se não pagarem a passagem…

  • Ana Souza Reply

    29 de julho de 2016 at 23:28

    Mas…a impressa tem que cobrar para que se termine todas as melhorias.

  • Catia Calonico Reply

    29 de julho de 2016 at 22:48

    A despoluição da Baía de Guanabara ficou para as próximas olimpíadas no RJ… Quando será ou se haverá, só Deus é quem sabe.
    Então, nademos de braçada nos coliformes fecais que já devem estar acima dos níveis aceitáveis…

  • Juliana Borges Reply

    29 de julho de 2016 at 22:03

    Yuri Ribeiro olha foi boa sim, e você falando que não…

  • Heleno Andrade Reply

    29 de julho de 2016 at 21:36

    Claro que a oportunidade poderia ter sido melhor aproveitada. Mas concordo que houveram diversas melhorias.

  • Camila Sampaio Reply

    29 de julho de 2016 at 21:33

    Foi muito bom, o Rio está de parabéns.

  • Erika A. Machado Reply

    29 de julho de 2016 at 20:53

    Para qual Rio??? Rio-Centro, Rio-Barra da Tijuca, qual?A maior parte da cidade não recebeu benefício algum.

  • Rosenildo Cavalcante Reply

    29 de julho de 2016 at 20:50

    Nao se deixa saude, educaçao e segurança, para realizar um evento deste numa cidade despreparada.

  • Luiz Fernando Reply

    29 de julho de 2016 at 20:43

    Uma legado que tiro dos jogos…Quando a prefeitura quer ela faz… Logo, é só cobrar o mesmo empenho no que falta.

  • Regina Fischer Reply

    29 de julho de 2016 at 20:42

    Com certeza! O turismo irá aumentar muito nos próximos anos!

  • Rodrigo Paes da Costa Reply

    29 de julho de 2016 at 20:30

    A cidade exibicionista melhorou. Mas para a maioria da população a coisa está pior.

  • Marise Linhares Rosalino Reply

    29 de julho de 2016 at 20:21

    Sangrou a população e os cofres públicos.
    Absurdo.

  • Moacyr Rosa Jr. Reply

    29 de julho de 2016 at 20:20

    Concordo totalmente com o colunista.Viajo frequentemente ao Rio e a melhora no aspecto visual da cidade é impressionante. O maior impacto foi a derrubada da Perimetral, que eu adoraria que ocorresse o mesmo com o Minhocão em SP. Obviamente que os oposicionistas irão sempre criticar, reclamar da saúde, da educação, do emprego, da moradia, do asfalto, da poluição, da carestia, dos alugéis altos mimimimi como se o governo fosse o pai do mundo e tivesse que resolver o problema de todos. Mas o Brasil é assim…

  • Luiz Antonio Reply

    29 de julho de 2016 at 20:20

    Seria muito bonito se os hospitais, segurança e educação e trabalho para o povo tivesse bom

  • Gabrielle Vitaliano Reply

    29 de julho de 2016 at 20:10

    Com certeza é uma piada ..

  • Gustavo Henninger Reply

    29 de julho de 2016 at 19:59

    SIM, estão sendo! Aprovo a gestão do atual prefeito! Ele errou muito, com o aumento das passagens e com a posterior alteração nos prazos para a climatização da frota de ônibus municipais.
    O senso comum está confundindo responsabilidade e administração municipal, com matérias estaduais e federais. Nesse bonde, vem a oposição e se farta; principalmente aquela que representa interesses religiosos, com ampla penetração, por meio de mídia e reuniões.

  • Ronilda Dias Aquino Dias Reply

    29 de julho de 2016 at 19:54

    Falta a saúde, segurança, educação, empregos, com isso fechou.

  • Théo Travassos Reply

    29 de julho de 2016 at 19:54

    Tá pior que o sensacionalista. Pelo menos os exageros deles são engraçados.
    Piada de mau gosto!

  • Igor Zurawska Reply

    29 de julho de 2016 at 19:52

    Isso é uma piada?