As Olimpíadas foram boas para o Rio?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Praça Mauá, Facebook MAR

Vamos começar com uma resposta simples: definitivamente foram. Mas, você dirá: não limparam a Baía da Guanabara, a segurança está uma porcaria e os hospitais…  Tudo verdade, mas com ou sem Olimpíadas  a situação estaria idêntica, não se engane.

Quando digo que foi boa para o Rio, mesmo sem ter começado, são por obras na cidade que nunca teriam acontecido se não fosse a Rio 2016. O Porto Maravilha, VLT, o BRT, o Túnel Marcelo Alencar, a Salvador Allende e a Abelardo Bueno modernizadas, a Transolímpica, nada disso poderia  ter sido feito em nossa cidade ao mesmo tempo. Talvez tivéssemos de esperar décadas para ter tantas obras, sem contar o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio. Se você andar vai reparar que a cidade mudou e o carioca ganhou em qualidade de vida.

Elevado-da-Perimetral.jpg

Advertisement

Vamos a alguns exemplos das mudanças, por exemplo, fui muito crítico da derrubada da Perimetral e estava completamente errado. A vida que deu ao Centro do rio foi incrível, se você for a noite a Praça Mauá  verá que ela agora está viva. Fui em um jantar no MAR e conseguia ver jovens andando de skate, pessoas passeando. Consegue imaginar isso acontecendo antes? Claro que não. O lugar pode não ter a segurança de nossos sonhos mas já deu um belo passo. E as fotos, selfies e os passeios que cariocas de todas as classes fazem todos os dias, é um exemplo que o espaço é democrático e querido.

Se continuar andando pelos armazéns verá também que ali tem uma vida agora. O grafite que Kobra, famoso artista, está fazendo neles tem 3 mil m², 15 metros de altura e tem tudo para virar mais um ponto turístico da cidade. Ah, e dizem que pode continuar sendo feito murais até a rodoviária!!! Os eventos que passarão a acontecer naquele espaço também abre uma gama de possibilidades para a cidade. O turista que chegar de navio já não vai mais se decepcionar a dar de cara com a sujeira e degradação, outro ponto altamente favorável.

VLT

O VLT também, apesar das críticas, inclusive minhas, me causou espanto ao ligar tão bem os pontos do Centro. Eu me lembro quando era estagiário de Direito uns quinze  anos atrás e precisava ir do TJ para a Praça Mauá, era um lugar perto demais para ir de ônibus mas longe demais para ir à pé no calor de 40 graus e de terno. Ou mesmo quando, mais recentemente, do Centro precisava pegar um voo no Santos Dumont, quantas vezes fui andando porque táxi não queria levar. E agora posso chegar até a Rodoviária. Poderia ter mais metrô? Claro mas não creio que para esse uso específico seria melhor ideia.

BRT

Então temos o BRT somado com as linhas dedicadas a ônibus. Ok, quando estou dirigindo as odeio absurdamente. Mas estes últimos dias tenho usado mãos ônibus para sair da Freguesia e ir ao Centro e tem sido ótimo, em quarenta minutos tenho percorrido a distância. Nunca esperei isso. Ponto mais do que positivo para a Rio 2016.

O Túnel Marcelo Alencar, apesar do péssimo nome, substituiu perfeitamente a Perimetral. Uma cidade moderna realmente não poderia ter aquele monstrengo. No mesmo passo temos o Túnel Rio 450 anos que faz um ótimo trabalho ligando os pontos do Centro do Rio.

Transolímpica

E fora da região central há a Transolímpica que vai impactar diretamente a vida de moradores do subúrbio do Rio e da Barra ao aproximar os moradores e deixá-lo mais perto de seus empregos. E as mudanças na Salvador Allende e na Abelardo Bueno chegam a espantar para quem passa no local há mais de 10 anos, primeiro foi o Pan 2007 e agora a Rio 2016.

Sem contar tantas outras coisas como o Parque Olímpico, o Parque Deodoro certamente não existiriam se não fosse os Jogos Olímpicos. Talvez nem mesmo o Parque Madureira deva sua vida a Rio 2016.

Parque Deodoro

Então, antes de dizer que não tivemos legado, dê uma olhada nisso. Tivemos sim, talvez não tudo que precisamos e merecemos mas já foi bastante para menos de 8 anos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp As Olimpíadas foram boas para o Rio?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui