Ato Nacional pela Hipocrisia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Carina Vitral (atual presidente da UNE, filiada ao PCdoB) e Dilma Rousseff.
Carina Vitral (atual presidente da UNE, filiada ao PCdoB) e Dilma Rousseff.

No Rio, cidade que reúne algumas das universidades mais importantes do país, o lema “Pátria Educadora” nunca passou nem perto de ser uma realidade – na verdade, torna-se cada vez mais distante. Mesmo com a vitória de Dilma por aqui na campanha passada, o PT na base do governo municipal e estadual e um Senador supostamente interessado na causa estudantil, Lindbergh Farias (PT), os recursos não chegam – e, quando chegam, são muito mal aplicados.

A gigante UFRJ continua em greve, sem previsão de retorno. As matrículas do SiSu, por ex., serão feitas apenas após a greve, gerando insegurança aos que buscam ingressar na universidade. Matéria recente do G1 mostrou a situação precária em que se encontra o alojamento universitário – em vez de conforto e espaço, encontraram animais, entulho, obras inacabadas e alunos em depressão. Ontem (19/08), uma notícia circulou bastante e resume a situação de outra importante Federal do Rio de Janeiro: “UFF tem energia cortada por falta de pagamento”. A universidade está em greve desde Maio, completamente rendida: sem verba e sem perspectiva.

Ainda este mês, os professores da Associação de Docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (AdUnirio) paralisaram oficialmente suas atividades, tornando-se mais uma instituição federal em greve. A UERJ, que beirou a paralisação por contas dos terceirizados, é uma das poucas ainda em atividade.

Um fator novo comum a todas elas – e que tem dificultado as negociações – é a greve estudantil, promovida pelos Diretórios Centrais (DCEs) e Centros Acadêmicos (CAs) e abraçada por segmentos do dito movimento estudantil, que deliberam essas questões em assembleias usualmente esvaziadas. Completamente distantes da realidade, muitas das pautas parecem ter a menor preocupação com a sua viabilidade (por ex., 10% do PIB para a educação, em momento de crise econômica) ou com a universidade em si, como A queda de Eduardo Cunha ou Não à redução da maioridade penal – curiosamente, em momento algum se manifestam criticando o Governo Federal, maior responsável pelos cortes orçamentários da educação.

Advertisement

Hoje (20/08/15), por ex., há um ato nacional convocado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e reproduzido pelas Uniões Estaduais (UEEs) e amplamente abraçado pelas correntes supracitadas do movimento estudantil. As pautas?

  1. Contra o ajuste fiscal: que os ricos paguem pela crise!

  2. Fora Cunha: não às pautas conservadoras e ao ataque de direitos!

  3. A saída é pela Esquerda, com o povo na rua, por Reformas Populares!

São igualmente idealizadores deste ato a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Sem Terra (MST), que dizem estar reunidos “pela democracia e contra o golpe”, em evidente resposta às manifestações recentes que clamam pelo impeachment. Independentemente da opinião de cada um quanto a este, fica claro a todos que este Ato se propõe a ser uma resposta, um movimento em defesa do Governo Federal.

Dada a situação apresentada, pergunto-me porque a UNE o promove e abraça com tanto entusiasmo. Alguns a acusariam de governismo cego ou de estar cooptada, já que suas lideranças são filiadas ao PCdoB, partido da base governista e que controla a entidade há mais de 25 anos. Particularmente, a minha dúvida é saber o que é pior: a diretoria da UNE, que deixa de representar os estudantes por causa de interesses pessoais partidários, ou o PT e seu esforço contínuo – e nada republicano – de mantê-la sob controle. Deixo ao leitor que forme sua própria opinião.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ato Nacional pela Hipocrisia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui