Badminton rumo à paixão nacional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Badminton

O segundo esporte mais praticado no mundo está ganhando mais espaço no Brasil. Recentemente, o governo federal fechou um acordo político/econômico com a China e entre as medidas está um apoio na divulgação do Badminton em terras tupiniquins.

“Um memorando que prevê aporte da ordem de 1,7 milhão de reais para os esportes de Tênis de Mesa e Badminton, tendo em vista o treinamento de atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos Rio 2016, foi assinado por Brasil e China durante a visita de autoridades e empresários chineses ao Brasil” diz o trecho de uma matéria publicada no site da Confederação Brasileira de Badminton.

A ajuda chinesa se dará através de ações que funcionarão através de uma espécie de intercambio que 40 atletas e treinadores brasileiros (20 de tênis e os outros 20 de badminton) farão no país asiático, que arrematou todas as medalhas de ouro das modalidades nas Olimpíadas de 2012, em Londres.

Advertisement

As organizações que cuidam do Badminton no Brasil ficarão responsáveis pela escolha dos atletas e treinadores que farão essa viagem à China, que deve acontecer no início do ano que vem e será custeada pelos chineses.

Daniel Paiola, medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de 2011 – quando alcançou a marca de ter sido o primeiro atleta brasileiro a conquistar uma medalha individual no Badminton em Pan-Americanos -, conta que acha importante medidas que promovam o esporte em nosso país, pois só assim a modalidade irá crescer mais e melhores resultados virão:

“Em minha opinião, as ações de divulgação do badminton que estão sendo realizadas, estão no caminho certo. É preciso fazer a população conhecer o esporte para ele crescer e quem sabe um dia se tornar um esporte cultural. Porém, é preciso muito trabalho, dedicação e também paciência, pois se leva tempo para transformar uma modalidade em que era praticamente desconhecida no país em uma modalidade super praticada” pontuou o atleta de 26 anos.

Paiola ainda destacou um ponto que pode ser um gol a favor da propagação do desporto no Brasil:

“Eu acredito no badminton, como uma modalidade com grande potencial para ser muito praticada no Brasil, como é em outros lugares no mundo. Está na cultura do brasileiro gostar de esportes coletivos, como também esportes ao ar livre, é a nossa cultura, e o próprio clima no país propicia a isso. Vejo o Badminton com grande potencial para ser uma modalidade difundida, conhecida e praticada no nosso país”.

Pesquisas apontam que o Badminton é praticado no Brasil como um esporte amador desde a década de 1970, tornando-se uma modalidade oficial apenas na década seguinte, em 1984, um ano depois da disputada a primeira edição da Taça São Paulo.

A confederação brasileira para organizar o desporto por aqui foi fundada em 1993 e hoje em dia conta com conta com 15 federações filiadas.

A torcida é para que o Badminton e outras modalidades esportivas recebam suporte suficiente para que sejam mais praticados no Brasil. Em um país com tantas desigualdades sociais e educacionais, o esporte pode sim ter o poder de salvar vidas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Badminton rumo à paixão nacional
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui