Bairro de Marechal Hermes completou 95 anos | Diário do Rio

Bairro de Marechal Hermes completou 95 anos

19
LinkedInWhatsApp

Marechal Hermes Ontem o bairro de Marechal Hermes completou 95 anos, um local com histórias muito interessantes e com vários quartéis.

Como não podia deixar de ser, este cantinho da Zona Norte guarda várias curiosidades:

  • Foi fundado em 1o de Maio de 1913 pelo presidente Marechal Hermes da Fonseca.
  • Foi o primeiro bairro operário residencial planejado do Brasil
  • Com a saída de Hermes da Fonseca da presidência o projeto do bairro é abandonado a própria sorte
  • Em 1930, Getúlio Vargas volta a investir nas obras do bairro, mudando o projeto urbano original. As ruas mudaram de nome, saem as datas significativas para o movimento trabalhistas entram os nomes de militares.
  • O bairro desenvolveu-se em torno da estação de trem de mesmo nome.
  • O Botafogo foi para o bairro em 1977 e hoje mantém a sede de formação de novos jogadores.
  • Teve o único cinema com abóboda da cidade (círculo na foto aérea).
  • A estação de Marechal Hermes é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional

Veja algumas fotos de Marechal Hermes aqui.

Se souberem mais curiosidades deste exemplo de bairro da Zona Norte carioca, é só botar nos comentários.

Quintino Gomes
Defensor do Carioca Way of Life, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima
LinkedInWhatsApp

19 Comentários

  1. a associação comunitaria acamha comemorou neste sabado dia 03/05 o aniversario de 95 anos o bairro de marechal hermes com um show na rua acapú com a apresentaçao de diversas atraçoes entre elas capoeira, pagode, mpb ,com a presença do luiz poeta uma das figuras mais marcantes do bairro.

    joão

    fotos em breve no orkut acamha@pop.com.br

  2. ASSOCIAÇAO COMUNITARIA ACAMHA on

    estaremos realizando neste dia 22/11/08 o dia da consciencia negra com um bela festa na praça pedro ernesto nas esquinas de acapu com igarata, com jongo, maracatu, capoeira,banda afro entre outras atraçoes apartir das 16 horas caso interesse cobrir este evento. estaremos a disposiçao grato

    joao carlos
    pres. acamha

  3. Nasci e morei em marechal até 2002, adoro marechal mas o que acaba com a beleza de marechal são os moradores de rua que sujam e deligrem a imagem do bairro para acabar com esses moradores de rua de marechal os moradores deveriam fazer um abaixo assinado contra a igreja que fornece comida pronta para esses moradores de rua pois muitos tem casa mas com a comodfidadede ter sempre comida fresquinha todos os dias eles acabam ficando por ali mesmo usando drogas, bebendo e até asaltando as pessoas.

  4. Concordo com a sr juliana mas acho que deveria dar alimentos para essas pessoas não comida pronta por isso eles nunca vão deixar o bairro e vai continuar essa sujeira e violência no bairro

  5. Morei em Marechal Hermes de 1944 ate 1968 ou seja 24 anos, na Rua Engenheiro Assis Ribeiro, antiga Rua Sete. Meus amigos moravam nesta rua e na Treze e 1o. de Janeiro. Costumavamos pular o muro da Escola Maua para jogar futebol. No campo do Uniao, hoje do Botafogo, jogavamos o futebol em campeonatos e eu jogava como goleiro, no Estrela, time formado somente por estudantes. O cinema Bolinha nas quintas-feiras era uma algazarra, com o lanterninha Tarzan completamente irado com a garotada, que ia assistir aos filmes do flash Gordon, Fumanchu entre outros. Tempo muito bom, que nao volta mais, mas que ainda reside em nossas boas lembranças. Colegas da epoca: Jose Orlando, Joninhas, Paulinho, Laercio, Tico, Ze, Rui, Luiz, Jesus, Juquinha, Durval, Nelson. Todas as noites nos reuniamos na escadinha e ficavamos conversando ate a madrugada. Viamos a lanchonete da estacao fechar e depois abrir pelo amanhecer. Saudades daquela epoca…

    • Gostaria de perguntar ao Sr.Mario Loureiro se ele conheceu alguém da casa 232 na rua 13 de maio (Alaor, Edma, Djalma, Lica etc).

  6. Marco Vinícius on

    Vale lembrar que em Marechal Hermes, também foi por muitos anos colônia portuguêsa. Os antigos operários,onde ainda hoje, residem. E suas respectivas famílias.

    Moro em Marechal desde 1982.

    Abraços !

  7. PREZADO EVANDRO.
    Nao conheci as pessoas que voce comentou, ou nao me lembro. Mas guardo excelentes recordaçoes desse bairro.
    Abraços,

  8. vanderlei duarte on

    Nasci no CHAGAS DOR em 1949. Morei até 1984 hoje reido em Realengo e vou sempre a Marechal onde encontro amigos da infancia no madrugadaa rapaziada do Rubro Negro, Motivo quem se esqueceu do time do cabrinha, do chica da silva, do azes do futuro e carnaval o bloco do manda brasa o vem como pode.
    Inumeros jogadores de futebol,DADA, WAGNER BACHAREL,IVO SOARES,PAULO OMENA,JAIR BASILIO,DEIVID,OMAN,MANICEIRA. Dizem que o descobridor do laser também morou em Marechal.

  9. Gostaria de saber se algum morador antigo deste bairro conheceu e se lembra das extintas Auto Viação Kennedy e Empresa de Transportes Pereira Santos que operarram as linhas 781 e 782 (Cascadura-Mal. Hermes – Circular) antes da também extinta Viação Suburbana e hoje operadas pela Auto Viação Três Amigos. Se alguém souber de qualquer informação sobre estas empresas, por favor publique aqui.

    • Grande Emilson! Não sabia da Viação Kennedy. Sabia da Pereira SAntos, porém não sabia que estas operavam estas linhas antes da suburbana. Pensei que elas já tinham começado a ser operadas por esta última. Estou realmente precisando de informações precisas como estas. Estou tentando ha tempos montar uma relaçao com as linhas e as empresas do Rio, desde 1965 ate 2010, mas tá difícil. Além da falta de tempo, pois estou trabalhando, existem muitas informações desencontradas. Mas um dia eu consigo! Abraços!!!

Leave A Reply