Barra e Jacarepaguá podem deixar de ser Zona Oeste

Barra da Tijuca por Kenji Yamamoto

Olha, se você achava que o Flamengo ter deixado de ser Zona Sul já foi uma loucura que tal esse projeto do vereador Marcelino D´Almeida (PMDB) que foi votado hoje, terça, 2/8? Pois bem, o Projeto de Lei Nº 1369/2015 retira os bairros  de Jacarepaguá Barra da Zona Oeste, provavelmente o Recreio dos Bandeirantes também, apesar da lei não citá-lo. E, vejam só, foi APROVADO por nossos vereadores e retornará para 2ª discussão, provavelmente, amanhã, quarta, 3 de agosto.

Na Justificativa do nobre vereador diz que o projeto que “consolida a delimitação de abrangência da área denominada de Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro “tem por finalidade resgatar os bairros que compõem a abrangência da Subprefeitura da Zona Oeste, como os únicos que delimitam verdadeiramente essa região da Cidade, para que não mais se faça a confusão de dizer que os bairros da Barra da Tijuca e Jacarepaguá também pertencem a região da Zona Oeste”.

Ok! Sempre pensei que as Zonas da cidade estavam divididas por razão geográfica, Méier, Tijuca e Madureira são Zona Norte e completamente diferente entre si. Rocinha e Leblon estão na Zona Sul e não poderiam ser mais diferente. Então por que mudar?

E vejam só, retira os 3 bairros da Zona Oeste mas não o colocam em outro lugar? Será que deixaria a Barra na Zona Sul, Recreio volta para Zona Oeste e Jacarepaguá na Zona Norte? Cria uma Zona Nova para chamarem de sua?

Cada coisa…

Fonte: Berenice Seara/Extra

Deixe seu comentário

Quintino Gomes Freire8878 Posts

Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

195 Comentários

  • Patricia Nogueira Reply

    4 de agosto de 2016 at 02:32

    Tudo na verdade é uma zona!!! Exemplo : onde acaba a Barra, onde começa Jacarepaguá? Parque Olimpico fica na Barra ou Jacacity? Rio2, BoraBora são condominios de que bairro?

  • Ana Paula Araújo Reply

    3 de agosto de 2016 at 18:30

    Galera o pior ta por vir ….o quê a corja quer mesmo eh vender nosso país todo e eh isso q eles vao fazer….se nos deixarmos. …Por isso q eles fizeram de tudo pra voltar ao ao poder ..pq ladrão por ladrão depois. que a Dilma, saiu na mesma semana vários q estavam apontando foram acusados rapidinho todos se calaram e sumiram….o pau do galinheiro deles estavam mais e vale mto.. Temer ganhou. 32 milhões….a janela 200 mil pra campanha..ai se tem uma ideia de qto poder ele tem e vale no meio deles..pode estar. a onde está,Presidente??….E ainda rindo o tempo todo,n sei de q,i melhor rindo de nos.Vai ser uma facada….forte…..tinha era que mandar todos eles expulsos do nisso País….NAO governam para o para nos….NAO tem amor ao nosso Pais….então vao embora ….mta decpçao

  • Luciana Bianco Reply

    3 de agosto de 2016 at 18:20

    Vai virar a nova Zona Sul!! Como agora foi inaugurado o metro e o tempo de viagem entre a zona sul e oeste está menor. O plano do Eduardo Paes provavelmente é criar uma extensão da zona sul e valorizar só aquele lado da cidade, que é o que ele tem feito e esquece do resto da cidade.

  • André Luiz Reply

    3 de agosto de 2016 at 17:47

    Quando se fala em crimes cometidos na Barra ou Recreio nunca citam como Zona Oeste, a própria mídia já faz distinção das regiões há muito tempo…Fatos acontecido em Campo Grande e adjacências são classificados como na Zona Oeste… Ou seja, a discriminação da região já é antiga, agora o dito vereador quer fazer nome, separando ou criando uma nova Zona. Como já colocado, mandem esse é outros vereadores a preocuparem com com os colégios, os salários dos professores, a segurança, o salário dos policiais, com a saúde e o salário dos agentes de saúde…

  • Suzy Fernandes Reply

    3 de agosto de 2016 at 17:46

    Falta do que fazer. Já não chega os absurdos que víamos na tv, qdo acontecia algo bom na Barra e Recreio os repórteres chamavam de Z. Sul e qdo acontecia algo ruim chamavam de Z. Oeste. Ah porra…

  • Camila Folhadella Reply

    3 de agosto de 2016 at 15:05

    É muita hipocrisia, não podem contaminar barra, recreio e jacaré paguá com o restante da zona oeste. A única coisa que esse governo imundo faz, são essas coisas ridículas.

  • Odileia A de Araujo Reply

    3 de agosto de 2016 at 14:54

    Vamos criar a Zona dos que têm muito a fazer de bom para seus eleitores, mas em vez disso criam projetos inúteis, apenas para dizerem que trabalham?
    No inferno, de preferência!

  • Milton Baptista Reply

    3 de agosto de 2016 at 12:42

    O Rio de Janeiro é um caos em torno de denominação. Geograficamente o Centro economico fica geograficamente na região nordeste da cidade. Jacarepáguá tem o centro geográfico. Flamengo fica geograficamente na região leste. Ipanema fica geograficamente na região sudeste. Barra da Tijuca fica gograficamente na região zul. Recreio fica geograficamente na região sudoeste. Guaratiba fica geograficamente na zona oeste. Santa Cruz fica geograficamente na região noroeste. Realengo fica geograficamente na Região Norte. Toda essa confusão surgiu por considerar o centro econômico como centro geográfico, assim o que estivesse abaixo do centro econômico estaria na zona sul, o que estivesse à esquerda seria zona oeste. Então onde teria parado a zona leste da cidade? dentro da Baía de Guanabara…

  • Fernanda Vieira Reply

    3 de agosto de 2016 at 12:05

    Acho que o vereador ainda não entendeu Pq os bairros ficam nessa localidade de zona Oeste! Acho que já podem fazer uma vaquinha e comprar uma bússola e ensina-lo onde fica o norte!

  • André Vergineli Tricarico Reply

    3 de agosto de 2016 at 11:26

    Para nós, que somos da verdadeira zona Oeste, é sim algo bom. Sou morador de Realengo e por muitas vezes, temos investimentos na região da Barra da Tijuca, associado à Zona Oeste, ainda que nós da região de Realengo, Bangu, Campo Grande não vemos qualquer mudança. Essa lei, visa a maior distribuição dos recursos municipais e mais investimentos para a Zona Oeste verdadeira. Vocês da Barra e região, criem outro nome, tipo “região de Barra da Tijuca”.

  • Fernando Muzi Reply

    3 de agosto de 2016 at 09:59

    Guardem esse nome,o nome deste vereador!
    Marcelino é da safra dos incompetentes da Zona Oeste,mais exato de Bangu… Não produz nada,apenas recebe salário, não fez nada pela região,apenas um galpão que sediam shows a preços duvidosos pela infraestrutura…
    Mas em outubro meu povo, antes de sair dando voto, façam uma análise do que seu candidato fez por você e principalmente pelo coletivo!!!!

  • Dionora Lula Reply

    3 de agosto de 2016 at 04:19

    Não Importa qual “Zona” essas regiões irão ficar”
    A zona tem que ser arrunada e organizada”
    RespeitadA”
    Porque quem sempre ganha é a Barra Da Tijuca”
    Enfim, Existem pessoas trabalhadoras nesta ” zona” que moram e não têm Carros e precisam dos transportes públicos”
    E o 887?!
    Ah esse então!
    Fique esperando ele entre o Supermercado e o Castelo dos Vinhos?!
    Nossa ai você irá ter tempo pra pensar no que Realmente é uma ZONA!
    rsssszzzzz

  • Rafael Correa Reply

    3 de agosto de 2016 at 04:18

    Se colocar jacareapagua na zona norte vao fuder o mercado imobiliario da regiao e quero saber se o iptu vai ser o mesmo da pavuna.

    Querem empurrar a barra pra zona sul de qualquer jeito

  • Sergio Da Silva Pontes Reply

    3 de agosto de 2016 at 03:39

    Quero ver esse vereador fazer o devido saneamento das lagoas da baixada de jacarepagua, que e uma vergonha internacional!!!!!!

  • Kelly Pereira Reply

    3 de agosto de 2016 at 03:19

    Obrigada, Ricardo. Fiquei aqui martelando na minha cabeça junto com minha irmã pra lembrar a palavra certa: emancipação. 🙂

  • Julio De Oliveira E Melo Reply

    3 de agosto de 2016 at 01:54

    Essas regiões são um caso a parte em relação ao restante da zona oeste. O plano diretor não pode dar as mesmas diretrizes para elas que dá para a z.o. Talvez seja uma boa. Mas primeiro precisa ser esclarecido melhor…

  • Isaias De Paula Araujo Reply

    3 de agosto de 2016 at 01:45

    Tanta coisa pra fazer na cidade e o poder público cassando colocar Barra na Zona Sul. Palhaçada da na mesma. O Rio de Janeiro sempre vai ter favelas e a saúde sempre esta bosta.

  • Vladimir Pereira Reply

    3 de agosto de 2016 at 01:40

    Gente não sei vcs, mais eu fico meio puto qdo. falam que Barra e Recreio é zona oeste. Nós que moramos em Padre MIguel, Bangú Santíssimo St.a Cruz achamos isso meio estranho. Ou não?

  • Rafael Mello Reply

    3 de agosto de 2016 at 00:30

    Acho que é muita falta do que fazer não acha vereador? Faz um projeto de Lei que realmente ajuda a população em alguma coisa útil. Não essa merda de mudar bairros de Zona, qual a diferença isso pro mundo? NENHUMA

  • Marciel Gomes Reply

    3 de agosto de 2016 at 00:29

    Fala sério tnc, tanta coisa mais importante parado na camara pra ser votado, a cidade cheia de problemas, sem hospitais, sem salários, sem segurança e esse bandos de vagabundos perdendo tempo com isso. Triste isso.

  • Carlos R. Coutinho Reply

    3 de agosto de 2016 at 00:18

    Porrrrrrr será que esse cara não tem o que fazer. A culpa é de quem elege esse tipo de político. Acorda temos coisas muito sérias para sere resolvidas.

  • Olivia Regadas Reply

    3 de agosto de 2016 at 00:15

    Sera que eles nao tem mais o que fazer? Vao trabalhar cambada!!!

  • Flavio Pereira Reply

    3 de agosto de 2016 at 00:05

    Nossa cidade está um verdadeiro caos é o nobre vereador pago com o dinheiro dos nossos impostos perdem tempo com essa baboseira, tá de sacanagem …… agora Madureira vai fazer divisa com a zona sul ( praça seca )

  • Taísa Fadi Reply

    3 de agosto de 2016 at 00:04

    Claro que querem a barra do zona sul, assim dá para cobrar mais caro quando vender um imóvel.
    Já já iram colocar Av das Américas na altura de Guaratiba como receio hahaha
    Aí Thiago Fadi isso é Brasil !

  • Luan Borges Reply

    3 de agosto de 2016 at 00:03

    Eu sou plenamente a favor. Não é questão de “não ter nada pra fazer”, muito pelo contrário. Se um governo diz que investiu X% em saneamento e habitação na Zona Oeste, ele pode estar falando, na verdade de uma obra de luxo na Barra da Tijuca. Com a divisão, os dados mostrariam um real investimento em áreas que realmente precisam de investimento, como a chamada “Zona Oeste Pobre”: Realengo, Bangu, Santíssimo, Paciência, Santa Cruz…

  • Kelly Pereira Reply

    2 de agosto de 2016 at 23:59

    Eu só acho que a Zona Oeste tem problemas de verdade. E não precisa desse debate sobre “geografia política”.
    Mas se insistem, deveriam pensar em tornar Campo Grande um município. Pelo simples motivo de NENHUM prefeito se importar com uma área tão grande (inclusive Santa Cruz).

  • Wagner Santoss Reply

    2 de agosto de 2016 at 23:56

    Vereador Marcelino D’ Almeida tanta coisa como prioridade e você com ideia de idiota isso é reflexo dos seus eleitores tudo idiotas….pqp

  • Adriana Lamas Reply

    2 de agosto de 2016 at 23:46

    Manda esse cara criar uma lei que cuide melhor da educação no município!

  • Joao Ricardo Leite Vieira Reply

    2 de agosto de 2016 at 23:41

    Vcs ainda comentam essa falta do que fazer. Palhaçada para aparecer, dizer que está fazendo alguma coisa. Dar visão a um idiota que devia ser mais do que ignorado.

  • Marcos Frias Reply

    2 de agosto de 2016 at 23:38

    Realmente, esse é o problema mais importante que temos que colocar em votação, afinal moramos no paraíso né

  • José Nunes Reply

    2 de agosto de 2016 at 23:35

    Projeto de lei criada por um vereador de Bangu e adjacências. Para isso que ele busca votos? Fazer por outras regiões ou leis superficiais.

  • Davi Luiz Reply

    2 de agosto de 2016 at 23:32

    Entao fica: zonas sul norte leste oeste e jacarepagua?? Ta certo isso producao?…???!

  • Thiago Silva Reply

    2 de agosto de 2016 at 23:29

    Jacarepaguá na Zona Norte está tão “serto” quanto a Tijuca na Zona Sul… huashua

  • Widerson Silva Reply

    2 de agosto de 2016 at 23:26

    Iraja, Madureira, Coelho Neto e adjacências querem chamar de subúrbio sendo zona norte, agora querem colocar Jacarepagua como? Palhaçada, tanta coisa pra se preocupar.
    Barra, Recreio e Jacarepagua é zona oeste mesmo e pronto, reclama com quem colocou o centro onde é o centro.

  • Edimar Rodrigues de Oliveira Reply

    2 de agosto de 2016 at 23:24

    Vindo de vereadores e td uma zona mesmo aí invés de fiscalizar hospitais que tá td caindo ao pedido que mudar bairro! E uma vergonha esses políticos pior ainda é quem vota nessas merdas!

  • Jéssica Saturnino Reply

    2 de agosto de 2016 at 23:23

    Palhaçada isso! Tem muito assunto mais importante pra resolver do que isso!