Barra já tem a primeira Parada Carioca (Parklet) do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Parada Carioca, foto Tarso Ghelli

A Prefeitura do Rio está começando a instalação de seus “parklets”, a Parada Carioca. Que nada mais que a instalação de espaços públicos de convivências em vagas de estacionamento da cidade. Há quem critique a iniciativa, por tirar vagas de estacionamento e muitos aplaudem a iniciativa, por ser mais um espaço para o carioca poder conviver. Além de ajudar aumentar o espaço de bares e restaurantes, eu sou favorável a iniciativa.

Pois então, neste fim de semana foi instalada a primeira unidade do Parada Carioca, na Barra, em frente ao restaurante japonês Peak, na Av. Pepê, próximo à Av. Belisário Leite de Andrada Neto. O espaço ocupa a área de dois carros e conta com, além de bancos e espaço de convivência, suportes para pranchas de surf.

Parada Carioca, foto Tarso Ghelli

Advertisement

A iniciativa permite a criação de plataformas niveladas em vagas de estacionamento que ampliam o passeio público e possibilitam diversos usos, como a instalação de mobiliário urbano, realização de manifestações artísticas e outras ocupações, sempre voltadas para o uso público e que atendam a demanda dos bairros.

O programa valoriza o patrimônio cultural e segue modelos de sucesso realizados em outras cidades, como São Paulo, Boston e São Francisco, nos Estados Unidos, adaptados para a realidade do Rio de Janeiro. Para a instalação de um parklet, deve ser respeitado o limite máximo de 15% de vagas suprimidas numa mesma via.

Parada Carioca, foto Tarso Ghelli

Apesar de as unidades do Paradas Cariocas terem um responsável, o seu uso deve atender às demandas da população em geral e o uso do espaço é público, sendo acessível a todos os tipos de pessoas nos mais variados horários. Não são permitidas limitações ou seleção de pessoas na utilização do espaço, que é público. Não são aceitos a instalação de comércios, nem a instalação de mesas e cadeiras como continuidade do espaço de bares e comércios. As calçadas em frente devem continuar livres para a passagem de pedestres.

As Paradas Cariocas ficarão disponíveis para a sociedade 24 horas por dia nos sete dias da semana. Esta informação deverá ser exposta em placa no local. O projeto deve respeitar a distância mínima de 40 centímetros em relação ao limite das vagas de estacionamentos adjacentes e à pista para os carros. Os projetos deverão seguir as normas técnicas de acessibilidade da Prefeitura do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Barra já tem a primeira Parada Carioca (Parklet) do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui