Botafogo vai ter Memorial às Vítimas do Holocausto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Memorial do Holocausto em Berlim
Memorial do Holocausto em Berlim Botafogo vai ter Memorial às Vítimas do Holocausto
Memorial do Holocausto em Berlim

O Memorial do Holocausto vai virar realidade. Ontem pela manhã, o prefeito Marcelo Crivella e a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Bergher descerraram a placa da Pedra Fundamental do Monumento às Vítimas do Holocausto, no Parque Yitzhak Rabin, em Botafogo.

A construção do memorial insere a cidade do Rio de Janeiro entre as grandes metrópoles do planeta que rendem homenagens às vítimas do genocídio nazista, como Paris, Berlim, Nova York, Washington e Londres. Em seu discurso, Crivella lembrou do idealizador do Memorial, o deputado Gerson Bergher, morto em 2016. Para o prefeito a execução da obra sob sua gestão, depois da recusa de seus antecessores em tocar o projeto,  simboliza o compromisso da Prefeitura com a igualdade e o respeito aos povos.

– A maior homenagem que podemos prestar aos seis milhões de judeus mortos pelo nazismo é bradar ao mundo: Holocausto, nunca mais!, afirmou Crivella.

O monumento terá 22 metros de altura. Na sua base estará escrito um dos Dez Mandamentos: “

Advertisement

O Memorial é um marco de resistência contra o esquecimento, porque, sete décadas depois, o mundo continua matando inocentes e deixando muitas crianças órfãs, disse Teresa Bergher. 

Quando o arquiteto André Orioli apresentou o projeto vencedor do concurso promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, em 1988, jamais poderia imaginar que hoje esta frase seria tão atual. A obra rende homenagens às vítimas do massacre nazista contra judeus e outras minorias durante a Segunda Guerra Mundial, mas serve sobretudo para nos lembrar da importância de uma cultura de paz e tolerância.

Financiado exclusivamente com recursos privados, o Memorial do Holocausto será construído no alto do Mirante do Pasmado, e contará com anfiteatro, galeria para exposição e sala de mídia digital. A construção do memorial está prevista na lei 4665, promulgada em 2007, de autoria de Teresa Bergher. O local terá rampas de acesso, área para solenidades, galeria circular com três divisões, abrigando a galeria da Memória, com 300 m², espaço de mídias interativas de 182 m², auditório para 130 pessoas, copa, administração e sala de reuniões.

– Quando idealizamos o projeto, fomos ao Museu do Holocausto, em Jerusalém. Eles apoiaram a iniciativa e ficaram de nos enviar objetos das vítimas para o acervo, como roupas e sapatos. Vou tentar trazer também um vagão de um dos trens que levavam as vítimas para os campos de concentração. Este monumento é uma luta antiga. O massacre de seis milhões de judeus não pode ser esquecido. É como se matassem todos os habitantes da cidade do Rio de Janeiro, sem contar vítimas de outras minorias”, afirmou Teresa Bergher.

Além do prefeito Marcelo Crivella e da secretária Teresa Bergher, a cerimônia contou com a presença de crianças da rede municipal de ensino e das escolas judaicas, sobreviventes do Holocausto, judeus e outras minorias vítimas da perseguição do Nazismo, como homossexuais, ciganos, deficientes físicos e testemunhas de Jeová

Presente ao evento, o embaixador de Israel, Yossi Shelly, se disse bastante emocionado com a cerimônia:

Devemos lembrar sempre o Holocausto. Só assim, o mundo vai evitar repetir esse horror no futuro.

Durante a cerimônia, o arquiteto André Orioli apresentou o projeto, com exibição de vídeo com depoimentos de sobreviventes do Holocausto e a leitura do manifesto dos combatentes do Gueto de Varsóvia. A banda da Guarda Municipal encerrou a solenidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Botafogo vai ter Memorial às Vítimas do Holocausto
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui