Botecoterapia: Harmonização de Cerveja Artesanal no Arraiá - Diário do Rio de Janeiro

Botecoterapia: Harmonização de Cerveja Artesanal no Arraiá

0

Cerveja Artesanal combina com Arrai√°?
Sim e foi no que pensei, amamos cervejas artesanais e festinhas Julinas ent√£o vamos harmonizar cerveja artesanal com comidas maravilhosas.
Selecionei alguns pratos t√≠picos dessas festa e pedi ajuda aos universit√°rios nessa mat√©ria, vou apresentar a voc√™s meu ‚ÄúBRODERER‚ÄĚ professor e √≠dolo Thiago Ribeiro, o cara √© fera e colaborou muito para nossa pauta com todo seu conhecimento e sou muito grato por isso, bora parar de falar e harmonizar o Arrai√°!

Pé de moleque com American Brown Ale

Aqui a harmonização por semelhança é a chave.
O car√°ter de maltes torrados, caramelo e chocolate ir√£o trabalhar em sinergia com as notas tostadas do amendoim e do caramelo.
Algumas vers√Ķes deste estilo recebem adi√ß√Ķes de nozes, avel√£s ou am√™ndoas, o que torna a experi√™ncia ainda mais interessante.
Rótulos sugeridos: Rogue Hazelnut Brown Nectar, Cerveja Secreta Nut Brown Ale.

Cocada com Russian Imperial Stout

O aroma e sabor de maltes escuros da cerveja trazem ricas notas de toffee, chocolate, cacau e café que, juntamente com a potência alcóolica do estilo, vão contrastar e equilibrar muito bem o sabor e dulçor da cocada. Uma combinação muito interessante para os dias mais frios.
Rótulos sugeridos: North Coast Old Rasputin e Wäls Petroleum.

Bolo de aipim com Irish Dry Stout

Quem não gosta de um bolo de aipim com um café?
A ideia √© aproveitar as ricas notas tostadas que lembram caf√© e expresso deste estilo para fazer uma das combina√ß√Ķes mais abrasileiradas de todas.
Rótulos Sugeridos: Guinness Draught Stout e Baden Baden Stout.

Churrasquinho e Salsich√£o com Bamberg Rauchbier

Churrasquinho ou salsichão feito na churrasqueira à carvão são pedidas obrigatórias em qualquer Arraiá!
Por que ent√£o n√£o aproveitar as notas caramelizadas e defumadas deste estilo para complementar o gosto destas carnes?
Historicamente, os maltes desta cerveja passavam por um processo de secagem com madeira de faia na cidade de Bamberg, na Alemanha, onde acabavam agregando notas turfadas e defumadas.
Rótulos sugeridos: Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen e Bamberg Rauchbier.

Milho verde com Munich Helles

O √ļnico momento que aceito milho nas minhas cervejas √© quando harmonizo a espiga do milho com uma cerveja puro malte! Brincadeiras √† parte, a delicadeza do milho pede uma cerveja mais leve, que permita que tanto o sabor da comida como o da bebida se equilibrem, sem ‚Äúmatar‚ÄĚ um ao outro.
Este estilo, que apresenta notas balanceadas de l√ļpulos nobres e maltes claros, por j√° ter ca√≠do no gosto dos brasileiros √© facilmente encontrado em mercados por todo pa√≠s.
R√≥tulos sugeridos: Paulaner Original M√ľnchner Hell, Bamberg Helles.

Maçã do amor com cervejas ácidas e com frutas (Fruit Lambics ou Berliner Weisse)

Que você já experimentou uma maçã do amor, eu tenho certeza.
Mas e uma cerveja ácida? E ainda por cima com a adição de fruta?!
Cerveja ácidas harmonizam de forma excepcional com sabores doces, tal como a casquinha caramelizada da maçã do amor.
E as frutas adicionadas a bebida ainda tem o potencial de promover uma sinergia com a maçã, criando uma verdadeira salada de frutas.
Existem diversos níveis e tipos de acidez: enquanto as Fruit Lambic possuem um caráter mais intenso, complexo e selvagem, as Berliners são mais simples e suaves.
Este √ļltimo estilo tem recebido contribui√ß√Ķes generosas de cervejarias brasileiras e j√° se fala em um estilo nacional pr√≥prio derivado dele, conhecido como Catharina Sour.
Rótulos sugeridos: Boon Kriek e Cerveja Blumenau Catharina Sour Sun of a Peach.

Bom como já tinha dito essa harmonização é obra do meu amigo Thiago Ribeiro e agradeço muito pela força não foi por acaso que fui até ele para pedir ajuda com esse material, mas sim pela competência e amor pela cerveja e dedicação em prol de tudo que faz pelo movimento cervejeiro.
Esse é o Grande Thiago:

Thiago Felippe Ribeiro √© mestre em engenharia qu√≠mica pela UFRJ, homebrewer, sommelier de cervejas pelo Science of Beer Institute, Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil, T√©cnico Cervejeiro pelo Instituto da Cerveja Brasil e Technische Universit√§t M√ľnchen (TUM). Participa ativamente da cultura cervejeira carioca, integrando confrarias e participando de workshops e treinamentos no universo de cervejas especiais.

Balc√£o do Botecoterapia

No nosso balcão de hoje nosso querido Raoni do Canal Boteco do Raoni resolveu fazer sua harmonização de festa julina harmonizando sua cerveja com milho cozido.

Raoni o que você achou das dicas de harmonização?
Opa, muito obrigado pela dica de harmonização, Thiago Ribeiro! Já coloquei o meu milho na panela e agora é só abrir essa Paulaner!!!
Entendedores entender√£o hahahahahaahahahhha

Raoni Soares é Sommelier de cervejas pelo ICB e comanda o Canal e redes sociais do Boteco do Raoni o maior comediante cervejeiro das galáxias.

 

Fl√°vio Lima
Flávio Lima é cervejeiro caseiro e administrador do Instagram Bares cariocas. Triatleta de garfo, faca e copo com mais de 400 bares visitados, tem um imenso amor a boemia carioca do Pé sujo ao PUB. Formado em botecoterapia e usuário de doses nada homeopáticas do líquido sagrado, segue de bar em bar evoluindo e compartilhando a cultura de boteco, em especial o maravilhoso mundo das cervejas artesanais.
Fl√°vio Lima

Latest posts by Fl√°vio Lima (see all)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente