Breve História do bairro do Grajaú que já cresceu projetado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Zeppelin sobre o Grajaú Breve História do bairro do Grajaú que já cresceu projetado
Zeppelin sobre o Grajaú

No mês de agosto, o Grajaú comemorou 103 anos. Esse centenário bairro guarda muitas memórias. O Diário do Rio vai contar algumas delas.

No século XVI, a região onde hoje fica o bairro do Grajaú era chamada de Andaraí Grande. O território pertencia a padres jesuítas. A principal atividade era o plantio de cana-de-açúcar, com mão de obra escrava.

antiga praça do bairro Breve História do bairro do Grajaú que já cresceu projetado
antiga praça do bairro

Ao fim do século XIX, os nomes daquela região foram mudando. o ‘Andaraí Velho’ foi dando origem a Vila Isabel, Aldeia Campista e Grajaú”, frisa o historiador Maurício Santos.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis exalta locais que visam a valorização da cultura e história da Cidade Maravilhosa.

Advertisement

O que muita gente não sabe é que o bairro do Grajaú cresceu projetado. Ele foi erguido, seguindo planejamentos, sobre um vale conhecido como Vale dos Elefantes, ao sopé do Maciço da Tijuca, próximo ao Pico do Papagaio.

bairro é cercado de morros e montanhas Breve História do bairro do Grajaú que já cresceu projetado
bairro é cercado de morros e montanhas

Após um lento desenvolvimento, que mesclava o rural e o urbano, nos anos 1920, enfim, o Grajaú ganhou forma mais completa. O nome Grajaú é uma homenagem à cidade maranhense de Grajaú, terra natal do engenheiro Richard, que comprou as terras, projetou, construiu e urbanizou o bairro. Tudo através de sua empresa, a Companhia Brazileira de Immoveis e Construções.

Por conta desse trabalho de Richard, muitos logradouros do bairro têm nome de cidades e rios maranhenses – Gurupi, Mearim e Itabaiana. Além disso, muitos mineiros trabalharam nas obras no Grajaú, então, ruas como Uberaba, Araxá e Juiz de Fora seguem o mesmo motivo para o batismo”, pontua Maurício.

Grajaú é um bairro arborizado Breve História do bairro do Grajaú que já cresceu projetado
Grajaú é um bairro arborizado

Antônio Eugênio Richard Júnior – o engenheiro Richard – é avô materno de Sérgio Castro, fundador da Sérgio Castro Imóveis, conhecida empresa do ramo imobiliário.

RicharddeCastro Breve História do bairro do Grajaú que já cresceu projetado
o engenheiro Richard

Em 1925 foi criada a primeira sede do Grajaú Tênis Clube. Como o espaço ficou famoso, o bairro passou a ser conhecido em toda a cidade do Rio de Janeiro.

O bairro, que nasceu planejado, sofreu, nos anos 1960, com o crescimento desordenado da cidade, que culminou no surgimento de morros e favelas. Além de também de ter sido prejudicado pela especulação imobiliária.

Hoje em dia, o Grajaú é uma área residencial, com comércio local e atrativos para moradores e visitantes. Mais um feliz aniversário para o Grajaú.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Breve História do bairro do Grajaú que já cresceu projetado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui