Breve História do Palácio do Itamaraty do Rio, sede da Diplomacia do Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Palácio do Itamaraty Rio de Janeiro por Fulviubsas Breve História do Palácio do Itamaraty do Rio, sede da Diplomacia do Brasil
Palácio do Itamaraty, Rio de Janeiro por Fulviubsas

Quem passa próximo à Central do Brasil, no Centro da cidade, já deve ter notado, mais ao fundo, um bonito casarão cor de rosa. Além de chamar a atenção pela beleza, o Palácio do Itamaraty é de extrema importância para a história do Rio de Janeiro e do Brasil.

Conde de Itamarati Breve História do Palácio do Itamaraty do Rio, sede da Diplomacia do Brasil
O Conde de Itamarati

O Palácio foi construído entre os anos 1851 e 1855. O responsável pela obra foi o Conde de Itamarati, Francisco José da Rocha Leão, que era filho do primeiro barão de Itamarati. Evidentemente, daí veio o nome do prédio.

A família de Francisco José da Rocha Leão dizia que a planta do Palácio havia sido desenhada por dois anônimos arquitetos franceses. Contudo, oficialmente, consta que foi José Maria Jacinto Rebelo o mentor da obra.

No final dos anos 1920 e começo dos anos 1930, foi instalada no Palácio uma biblioteca, que na época era considerada uma das mais importantes do Brasil.

Advertisement

Montada pelo francês Joseph Gire e pelo austríaco Anton Flonder, essa biblioteca se deu através de um concurso promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. Nesse espaço, ficaram as doações de livros, mapas e arquivos do Barão de Rio Branco”, destaca o historiador Maurício Santos.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para a valorização da cultura carioca

Voltando aos anos 1800, já no final, de 1889 a 1898, o Palácio foi sede do governo republicano. De 1899 até 1970, era a casa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Com o desenvolvimento de Brasília, Distrito Federal, os poderes foram saindo do Rio de Janeiro, antiga capital, e indo para lá. O mesmo aconteceu com o Ministério das Relações Exteriores, que passou a ser chamado de Itamaraty (dessa vez com y) em homenagem ao nome do antigo e histórico casarão”, pontua Maurício Santos.

Palácio do Itamaraty Rio de Janeiro por Fulviubsas 1 Breve História do Palácio do Itamaraty do Rio, sede da Diplomacia do Brasil
Palácio do Itamaraty, Rio de Janeiro por Fulviubsas

Entretanto, o Palácio não deixou, por completo, de ser base para a antiga e importante função. Hoje em dia, o prédio é um escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro.

O Palácio abriga, ainda, os acervos do Museu Histórico e Diplomático, do Arquivo Histórico e da Mapoteca. Lá também se encontra a sede de informações da Organização das Nações Unidas (ONU) no Rio de Janeiro.

Assim como nossos hermanos argentinos, nós, cariocas, também temos nossa histórica “Casa Rosada”. Só que a nossa é muito mais bonita.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Breve História do Palácio do Itamaraty do Rio, sede da Diplomacia do Brasil
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui