Cadastramento Biométrico do TRE tem de ser agendado pela internet ou telefone

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Presidente do TRE-RJ, desembargadora Jacqueline Montenegro
Presidente do TRE RJ desembargadora Jacqueline Montenegro 3.jpg min Cadastramento Biométrico do TRE tem de ser agendado pela internet ou telefone
Presidente do TRE-RJ, desembargadora Jacqueline Montenegro
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) lançou, nesta quarta-feira, uma campanha nas principais emissoras de rádio e TV para incentivar o cadastramento biométrico no município do Rio. A presidente do Tribunal, desembargadora Jacqueline Montenegro, esteve nesta manhã na 4ª Zona Eleitoral, no bairro do Jardim Botânico, onde realizou o procedimento.
A biometria traz ainda mais segurança para a votação. Como cada pessoa tem digitais únicas, a tecnologia impede que um eleitor vote no lugar de outro. Nossa expectativa é de que o eleitor do município do Rio tenha consciência da importância desse cadastramento e agende o quanto antes seu atendimento, evitando assim filas no futuro“, explicou a desembargadora.
O cadastramento, que dura menos de 15 minutos, deve ser agendado pelo site do TRE-RJ ou por meio do telefone 3436-9000. No momento do atendimento, o eleitor deverá ter em mãos documento de identidade oficial, comprovante de residência recente e o título de eleitor (se possuir).
No município do Rio, até o momento cerca de 6,5% (315.550) dos 4.837.583 eleitores já realizaram a biometria, mas todos podem fazer o cadastramento, inclusive aqueles cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos. A meta do TSE é de que todos os eleitores do país estejam cadastrados até 2022.
Campanha
Com o mote “A digital de cada um faz a diferença”, as peças publicitárias, que estão sendo veiculadas também por meio de cartazes e de posts nas redes sociais, trazem ilustrações dos dedos das mãos caracterizadas em 30 personagens com diferentes atributos físicos, étnicos, culturais e sociais, representando a diversidade e multiculturalidade da sociedade brasileira.
PERGUNTAS FREQUENTES
O cadastramento biométrico é obrigatório?
No momento, o cadastramento biométrico não é obrigatório para os eleitores do município do Rio, mas a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores se antecipem e agendem sua ida aos cartórios, a fim de evitar filas no futuro. O procedimento é simples, rápido (dura menos de 15 minutos) e o eleitor já sai do cartório com o título na mão e apto para votar pelo sistema de identificação biométrica em 2018.
Como o eleitor pode fazer o cadastramento?
O eleitor deve fazer o agendamento pelo site do TRE-RJ ou pelo telefone 3436-9000. No momento do atendimento, ele deverá ter em mãos documento de identidade oficial, comprovante de residência recente e o título de eleitor (se possuir).
Quem deve fazer o cadastramento?
Todos os eleitores do município do Rio podem fazer o cadastramento, inclusive aqueles cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos. A meta do TSE é de que todos os eleitores do país estejam cadastrados biometricamente até 2022.
Qual o horário de funcionamento das zonas eleitorais?
As zonas eleitorais funcionam de segunda a sexta, das 11h às 19h. Para evitar filas, o eleitor deve agendar o atendimento pelo site do TRE-RJ ou pelo telefone 3436-9000.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cadastramento Biométrico do TRE tem de ser agendado pela internet ou telefone
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Eu moro no centro da cidade eu quero saber como que fasso pra mim fazer a transferência do título não estou conseguindo fazer a transferência boa noite era pra mim já ter feito mais o cartório do centro da cidade está fecha eu não quero que vcs me apaguem do sistema

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui