Campo de Golfe para Rio 2016 está pronto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Golfe-2

Alô burguesia! O campo de golfe que será usado nos Jogos Rio 2016 foi entregue hoje, 22/11, pela Prefeitura do Rio ao Comitê Rio 2016. Com 970 mil m², o campo de golfe olímpico, que volta a ser esporte olímpico depois de 112 anos, foi construído na Barra da Tijuca, e é um empreendimento totalmente realizado com recursos privados. Mais do que construir uma instalação esportiva, o projeto ajudou a resgatar uma área degrada havia muitos anos e se transformou no maior programa de recuperação de vegetação de restinga do país. Apesar, de claro, ter tido algumas pessoas contra, para críticas muito bem embasadas sugiro ler o UberCarioca.

Golfe-1

O projeto do campo foi elaborado pelo escritório americano Hanse Golf Course Design, escolhido pelo Comitê Rio 2016 por destacar a formação natural das dunas. São 18 buracos, dois lagos artificiais e capacidade para 15 mil espectadores. Após os Jogos, o local será público por 20 anos. O objetivo é promover o esporte no Brasil e na América do Sul, incentivar o turismo direcionado à prática do esporte e estimular a realização de competições de nível internacional na cidade.

Advertisement

Golfe-4

O consórcio Tanedo/ECP realizou a obra, com acompanhamento da Prefeitura e do Comitê Rio 2016. Uma das principais premissas foi conjugar a excelência técnica, necessária para o bom desempenho dos atletas, com a preservação das espécies nativas da flora e da fauna. Uma equipe de veterinários, biólogos, geógrafos, engenheiros (agrônomos e florestais) e arquitetos, contratada pelo consórcio, monitorou os animais da região. Em 2013, foram encontradas e catalogadas 118 espécies. O último relatório registrou 245, o que representa aumento de 107,6%.

Golfe-5

Durante anos, o terreno onde está construído o campo de golfe foi degradado por conta da atividade de extração de areia e do armazenamento de pré-moldados de concreto. A vegetação nativa cobria somente 94 mil m², cerca de 10% da área total.  Durante a implantação do campo, foram plantadas mais de 650 mil mudas. Assim, a área de restinga aberta, que inclui vegetação nativa, bancos de areia e os dois lagos, supera agora os 650 mil m² – 67% do total e correspondente a mais de 100 campos de futebol.

Golfe14

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Campo de Golfe para Rio 2016 está pronto
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui