Candidatos a prefeito do Rio de Janeiro em 2012

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Prefeitura da Cidade Maravilhosa por Wilson Moura Ainda não acabaram as eleições 2010 mas acho que já podemos fazer prognósticos sobre as eleições 2012 em nossa cidade. Provavelmente vou errar 90% mas, oras, nem os partidos ainda começaram a discutir quem serão seus candidatos a prefeito em 2012 mas não custa fazer o exercício. E, é bom ressaltar, quem ganhar em 2012 será prefeito durante a Copa e durante as Olimpíadas.

 

Vamos aqui aos meus chutes e quais são os seus?

Advertisement

PMDB – é o partido de Eduardo Paes, o atual prefeito do Rio é o candidato natural para 2012, afinal, a não ser que cometa algum deslize muito grave, não tem como vir para a reeleição. A maior discussão é sobre seu vice, já que Paes pode sair candidato a governador em 2014 e tendo de deixar sua cadeira vazia.

 

PT – o partido de Lula e Dilma pode tentar a sorte com Lindberg Farias – o recém-eleito senador pelo Rio de Janeiro é ambicioso, tanto que seu real desejo era vir candidato a governador mas devido a pressão de Cabral sobre o PT acabou candidato a senador. Talvez tente a prefeitura do Rio apenas para fazer nome para a eleição de 2014. Mas duvido que o carioca vote nele.

 

Ainda tem Alessandro Molon – foi o deputado federal mais votado do partido. Candidato a prefeito em 2008 terminou em 5o lugar mas não contou com o apoio de seu partido. Talvez em 2012 possa tentar uma candidatura mais forte.

 

Por fora tem Benedita, Bittar… ou o apoio a reeleição de Paes, especialmente se perder o 2o turno presidencial para Serra.

 

PV – de acordo com Cesar Maia, em seu twitter, alguns setores do Partido Verde começam a ventilar o nome da acreana Marina Silva para vir candidata à prefeitura do Rio. Ela teve 31.91% dos votos úteis para presidente na capital, um feito e tanto. Resta saber se ela aceitaria.

 

Há o ex-deputado Fernando Gabeira que não foi eleito em 2008 por muito e não teria muito a perder em 2012, a não ser que queira vir vereador para puxar uma forte bancada para os Verdes e parar de reclamar que está desempregado.

 

Sirkis é um mala mas está com mandato de deputado federal. Pode tentar uma candidatura sem chances mas para ter o nome lembrado em sua campanha de 2014.

 

DEM – o partido do ex-prefeito Cesar Maia deve ter candidato em 2012 mesmo com os revés das últimas eleições. E é claro que o nome de Maia vai surgir em qualquer lista e seria o nome natural dos Democratas.

 

Outros nomes que surgem é de Indio da Costa mas apenas caso Serra seja derrotado para presidente. E ainda Rodrigo Maia, tendo um mandato como deputado federal, e figura importante de seu partido, poderia tentar uma eleição para o Executivo pela 1a vez.

 

PR – não duvido que Clarissa Garotinho tente a prefeitura do Rio mesmo com uma chance limitada de vitória. Atrapalhar a vida de Cabral e cia é uma tarefa a qual seu pai, Anthony Garotinho, deve dedicar os próximos anos e usar sua filha em 2012 pode ser importante.

 

PRB – deve voltar Marcelo Crivella que, como disseram em sua campanha para o Senado, quer ser tudo menos Senador.

 

PDT-  o Wagner Montes, como deputado estadual mais votado da capital, foram 9,2% dos votos, quase 300 mil cariocas o escolheram, o que o dá um mega potencial para almejar vôos maiores. Mas, novamente, deve ser bloqueado por seu partido que decidiu ser figurante no estado.

 

PSolMarcelo Freixo e Chico Alencar ficaram cada um em 2o lugar entre os mais votados de nossa cidade. Apesar de achar muito difícil a vitória de um dos dois os socialistas gostam de marcar presença e eles podem tirar preciosos votos de um PT que se desgasta a cada ano.

 

PCdoB – pode tentar novamente com Jandira Feghali, apesar dela já ter mostrado que não nasceu para as eleições proporcionais. Mas é sempre bom manter o nome da mídia para a eleição seguinte.

 

PSDB – os tucanos provavelmente fecharão outra aliança com o DEM ou com o PV mesmo em caso de vitória de Serra. Mas caso prefira lançar seu próprio candidato o partido não chega a ter muitos nomes, talvez apenas Otávio Leite e Luiz Paulo, e talvez Lucinha. Mas não acho que sejam fortes o suficiente para ir contra Eduardo Paes.

 

Os outros partidos? A maioria deve fechar alianças.

 

Foto: Prefeitura da Cidade Maravilhosa por Wilson Moura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Candidatos a prefeito do Rio de Janeiro em 2012
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui