Carioca da semana: Caio Farias, do “Em Algum Lugar do Mundo”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em_Algum_Lugar_do_Mundo01

Viajar por aí, conhecer novas pessoas, culturas e ainda documentar tudo isso. Esse é o sonho de muita gente. Sonho que Caio Farias e Adriana Mendonca estão tornando realidade. O casal se lançou no mundo em outubro de 2015 e está por aí desde então, registrando tudo para o site “Em algum lugar do mundo” – Facebook e Instagram.

Em um tom de brincadeira, Adriana e eu gostávamos de olhar o mapa mundi para escolher onde casaríamos, até que entendemos que uma viagem era mais importante do que casamento. Dispensamos então cerimonia e lua de mel, passamos a nos dedicar a cortar gastos e economizar bastante por um bom tempo. Estava decidido: íamos dar uma volta ao mundo. Ainda na fase de planejamento nos demos conta que ‘volta ao mundo’ significaria ter um prazo determinado de retorno, e só a ideia de voltar já nos fazia sofrer. Começamos então a considerar que, se adotássemos um padrão de vida mais simples e mais desapegado, poderíamos viajar por prazo indeterminado. E assim fizemos! Entendemos que poderíamos levar uma vida diferente se estivéssemos dispostos a encarar algumas dificuldades, a sair da zona de conforto e a se reinventar, pessoal e profissionalmente” conta Caio, que é formado em administração.

Em_Algum_Lugar_do_Mundo02

Advertisement

O casal divide as tarefas durante as viagens. Adriana costuma fazer contatos, fechar reservas, buscar orçamentos e promoções. Caio cuida de todo o controle financeiro, atualiza planilhas. Quanto aos registros, Adriana geralmente produz o conteúdo para o blog e mídias e cuida também da parte de relacionamento. Caio toca a parte técnica do blog e da produção dos vídeos. Os dois disputam a câmera para as fotos.

Os dois trabalham juntos, por enquanto, sem a ajuda de mais ninguém. Eles não têm nenhum tipo de patrocínio, contudo começaram a prestar serviços em consultoria de marketing digital e produção de conteúdo audiovisual, que podem ser remunerados ou em troca de algum apoio.

Em_Algum_Lugar_do_Mundo03

Entretanto, nem só de belezas e diversões vive uma viagem pelo mundo. Caio e Adriana encontram problemas pelo caminho.

O principal desafio é nos mantermos produtivos enquanto viajamos. Não encaramos como uma viagem a turismo, e sim como um novo estilo de vida. Claro que conhecemos muitos lugares, mas precisamos trabalhar onde quer que a gente esteja e Isso significa ter disciplina. Passamos um mês inteiro em Cape Town praticamente dentro de casa, por exemplo. Outra grande dificuldade que encontramos, especialmente na África, é a má qualidade da internet. Isso é fundamental pra quem trabalha 100% online, e acaba por influenciar definitivamente na escolha do destino. Relutamos em aceitar, mas não poderemos postergar nossa estadia por aqui exclusivamente por essa razão. Podemos citar ainda como desafio: se manter dentro do orçamento que estipulamos. Nas viagens anteriores de férias, tínhamos o salário no fim do mês pra pagar a conta do cartão de credito, o que não acontece mais. Ah, não menos importante: manter uma rotina de alimentação saudável e exercícios físicos” frisa Caio.

Em_Algum_Lugar_do_Mundo04

O casal já esteve na Espanha, África do Sul, Namíbia, Botsuana, Zimbábue e Moçambique. Começaram tudo no continente africano, como a passagem de saída do Brasil pra África do Sul incluía uma conexão na Espanha, decidiram parar lá por 10 dias. Depois disso, chegaram à África do Sul por Joanesburgo, onde passaram uma semana. Em seguida, foram para a Cidade do Cabo, pra uma estadia de dois meses. Depois percorreram os outros países citados em um safari de 20 dias e partiram pra Moçambique, onde estão agora para uma temporada de um mês.

Em viagens assim, situações inusitadas são praticamente inevitáveis. Caio comenta sobre isso: “Estávamos como house sitters em uma casa em Simonstown, na Cidade do Cabo, tomando conta de uma casa com dois cachorros: um filhote e uma idosa que já não andava direito. Um incêndio começou numa montanha não muito distante e, em poucas horas, todo o bairro já estava pegando fogo. Não conseguimos contato com a dona da casa (que estava viajando), fizemos as malas e estávamos prontos pra abandonar a casa a qualquer momento, sem saber o que fazer, para onde ir e ainda com os dois cachorros a tiracolo. Felizmente o fogo não atingiu a nossa casa, mas tudo a nossa volta estava em chamas, inclusive o quintal do vizinho! Veja:

A mais recente é a quando chegamos no priemiro dia em Moçambique pra nos hospedarmos (mais uma vez de graça, através de workaway) em uma praia praticamente deserta, onde havia apenas um restaurante e conseguimos pedir uma pizza, Ao sentarmos na mesa, uma cobra sai debaixo dela”.

Os planos futuros do casal são continuar viajando o máximo de tempo possível e transformar o hobby em profissão. Só podemos desejar sucesso, muitos registros e boas viagens.

Bate-Bola com Caio

– Restaurante preferido?
Le Ble Noir, em Copacabana

– Point do Rio que mais te agrada?
Circo voador é um dos nossos preferidos.

– Lugar desconhecido preferido na cidade?
Gostamos de descobrir novos botecos. Tem um ali em Botafogo, pouco badalado, que é garantia de cerveja gelada e uma galinha espetacular nos final de semana.

– Cartão postal mais amado?
A vista da janela do nosso quarto, para o Cristo.

 – Ser carioca é:
Detestar o trânsito, a insegurança, a bagunça e o calor do Rio e amar o Rio mesmo assim.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carioca da semana: Caio Farias, do “Em Algum Lugar do Mundo”
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui