Carioca da Semana: Durval Amorim, do No Rio de Bike

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Bike21-Cristo-Redentor

Muito se fala que incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte na cidade do Rio de Janeiro ajudaria muito a melhorar o trânsito e ainda seria um atrativo a mais, pois pedalar por locais com visuais tão bonitos é uma excelente experiência. Enquanto muita gente ainda não descobriu esse prazer (e necessidade), Durval Amorim transforma essa ideia em arte com uma série de aquarelas: a “No Rio, de bike”, que pode ser visto em sua conta no Instagram, @durvalamorim.

Durval Amorim

O projeto surgiu com o desejo de levantar a bandeira dos ciclistas: “A minha grande inspiração foi ver a foto de um amigo andando de bike no perfil @cicloviasinvisiveis do Instagram, esse projeto defende o direito dos ciclistas andarem nas vias junto com os carros. Assim que vi a foto tive a ideia de fazer algumas aquarelas com bikers pela orla do Rio de Janeiro. Não demorou muito para expandir a ideia para a cidade toda e criar a série” diz Durval, que tem mais de dois mil seguidores no Instagram.

Advertisement

Bike19-Vista-Chinesa

Durval revela que o trabalho da série “No Rio, de bike” começou há cerca de dois anos, quando ele iniciou os estudos de pintura com aquarela e precisava praticar. Escolheu paisagens cariocas como inspiração e logo recebeu elogios dos amigos. Colocou a bike na rua e as pinturas na internet e muito mais gente se interessou pela iniciativa.

Bike18-Cinema-Odeon

Designer de interfaces, Durval iria de bike para o trabalho se não morasse tão perto do escritório. No entanto, sempre que tem oportunidade, ele dá umas pedaladas.

Bike16-Museu-Nacional

“Sou ciclista de final de semana, como trabalho praticamente do lado de casa, vou a pé todos os dias para o escritório, mas no final de semana costumo pegar a bike para passear pela cidade. Adoro pedalar pela Lagoa e pelo Aterro do Flamengo. A orla de Copacabana também é imbatível” conta.

Bike13-Arcos-da-Lapa

Com um projeto inspirado nas causas defendidas pelos ciclistas, Durval enxerga um futuro promissor para quem luta por mais bicicletas nas ruas do rio: “Acho que evoluímos muito nos últimos anos, mas é inegável que ainda há muito a ser feito. Hoje vejo a sociedade se movimentando e cobrando investimentos nessa área, isso é sensacional. Sou otimista e acho que um dia teremos uma cidade com a infraestrutura cicloviária que os cariocas merecem” opina.

Bike7-Catete

Olhando para o futuro, Durval Amorim pretende fazer muitos desenhos, realizar uma grande exposição e quem sabe até lançar um livro com toda a série “No Rio, de bike” reunida. Para frente é que se anda. E se pedala.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carioca da Semana: Durval Amorim, do No Rio de Bike
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui