Carioca está sem orgulho de sua cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Neblina por Bruno Costa

A crise tá braba, a violência tá braba, o trânsito tá brabo, tá tudo brabo e uma pesquisa da ONG Rio Como Vamos mostra que isso está transparecendo no otimismo do Carioca. A Pesquisa de Percepção do Rio Como Vamos, realizada em junho com 1.500 entrevistados mostra que o orgulho do carioca está em baixa, apontando pessimismo  e queda na percepção positiva de diversos temas.

A percepção do carioca em 2013 era de orgulho para 63%, este ano foi para 43%.

Orgulho em Relação ao Rio de Janeiro

Advertisement

Orgulho por classe social

E ainda piora, se em 2013 51% dos cariocas achavam ter melhorado de vida, em 2015 foi de apenas 31%, pela primeira vez nos 7 anos que a pesquisa é feita um número maior da população afirma ter reduzido a qualidade de vida ao invés de ter melhorado. Dentre os mais velhos (50 anos ou mais), a perda na qualidade de vida é mais acentuada. Enquanto 49% perderam qualidade de vida, apenas 16% afirmam ter melhorado.

Qualidade de Vida

E isso reflete no número de cariocas que querem deixar a cidade, : 56% contra 48% em 2013 e 27% em 2011. 16% dos cariocas se mostram indecisos sobre essa decisão, o que também é um fato negativo.. O motivo principal para esse desejo, não é a toa, é a violência existente na cidade. É seguida pela desordem urbana e pela busca de melhores condições nos serviços públicos essenciais.

Sair ou não sair da cidade

Com o sentimento de orgulho diminuído, cai também o índice de percepção positiva para o futuro: somente 25% da população se sente otimista em relação ao futuro da cidade nos próximos anos.

Futuro da Cidade

Violência

Para 71% da população carioca a segurança piorou no último ano. Os cariocas que deram nota baixa para segurança, 1 a 4, pulou de 49% em 2013 para 64% em 2015, o percentual mais alto desde 2008,

Segurança Avaliação

Segurança piorou ou melhorou

A ocorrência de roubos a transeuntes é a principal razão para a percepção de falta de segurança. 40% da população também menciona essa situação como a que gera maior medo, em especial nas classes mais altas. Bala perdida é um medo mais recorrente nas classes C/D.

Segurança Receios

Especificamente sobre a UPP, 41% dos moradores a avaliam como ruim (notas de 1 a 4) e apenas 21% encontram-se otimistas em relação ao seu funcionamento. Os moradores de bairros em que este tipo de policiamento foi implementado passam a perceber mais mudanças negativas do que positivas, como o aumento de roubos e ameaça dos bandidos que agora estão escondidos. Na avaliação em 2013, os aspectos positivos, como a valorização do imóvel e o fim dos tiroteios, eram preponderantes em relação às respostas negativas.

UPP

A pesquisa é bem completa e trata de vários outros temas que podem ser visto completos aqui. Segue um breve resumo:

Ordem pública – Os principais problemas descritos nesse ponto pelos entrevistados dizem respeito à segurança. Passam de 71% as notas baixas na avaliação do aumento dos pontos de venda de drogas na cidade. Essa é a maior preocupação no quesito.

Praias – Nas praias cariocas, assaltos e furtos são os principais problemas relatados. O índice de preocupação no quesito saltou de 16% em 2013 para 69% na pesquisa deste ano.  A sujeira da areia e a baixa qualidade da água do mar são o segundo e terceiro problemas apontados pelos entrevistados, respectivamente.

Saúde – Seis em cada 10 entrevistados usaram o sistema público de saúde no último ano, especialmente em situações de emergência. Esse número se manteve estável em relação a 2013. As principais reclamações, como em outros anos, são demora no atendimento e falta de médicos. Para 38% dos cariocas, o atendimento médico de saúde pública está pior, número superior aos 30% de 2013. Já a avaliação de UPAs e Clínicas da Família apresentou melhora (33% este ano, 29% em 2013).

Olimpíadas / grandes eventos – Passada a Copa do Mundo, a população demonstra menos otimismo com os benefícios que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos podem trazer para a cidade. O percentual de cariocas que acreditava em melhorias por conta dos grandes eventos passou de 63% em 2011 para 27% em 2015. Ainda assim, a maior parte acredita que o evento trará benefícios. Os gastos públicos são motivos de desconfiança para a população.

Transporte – O ônibus ainda é o meio de transporte mais utilizado pelos cariocas, mas o metrô é o mais bem avaliado. A avaliação dos meios de transporte se manteve igual à de 2013, com 25% de avaliações positivas.As melhorias em trens e metrô foram os principais investimentos solicitados pelos entrevistados. Mais da metade dos usuários de carros particulares disseram que usariam transporte público se houvesse mais qualidade.

Bilhete Único – Foi o primeiro ano da avaliação desse quesito e os cariocas se mostraram satisfeitos com o sistema (72% de notas boas). Quase 60% dos entrevistados disseram usar o recurso.

Bicicleta – O aumento da segurança foi o principal ponto indicado pelos entrevistados como incentivo para que eles usassem mais a bicicleta como meio de locomoção. Mais de 50% dos cariocas indicaram esse item. A construção de mais ciclovias foi o segundo item mais apontado, com 45% das indicações.

Trânsito – O trânsito na cidade recebeu avaliação negativa de 71% dos cariocas.

Educação pública em geral – Para 34% dos cariocas com crianças e jovens cursando o ensino público, a qualidade da educação melhorou. O número é, no entanto, inferior aos 46% que apontavam melhora em 2013.

Creches e pré-escolas – A qualidade do ensino público é bem avaliada nas creches e pré-escolas. No total, 53% das notas são positivas. Aumentou, porém, o número de crianças matriculadas em escolas particulares este ano. Total de 44% em 2015, contra 21% em 2013.

Fundamental – O ensino fundamental apresentou queda em qualidade na pesquisa de percepção (47% em 2013, 40% este ano).

Médio – Já o ensino médio configura o maior avanço do ano em educação. Foi o mais bem avaliado, aumentando de 34% em 2013 para 44% em 2015.

Conservação – A maior parte da população não acredita que houve evolução nos serviços de iluminação e conservação de calçados no Rio. Os cariocas acreditam que a conservação das ruas e calçadas seja papel da Prefeitura, mas que a população tem sua cota de responsabilidade também. Os mais jovens principalmente.

Acessibilidade – A atenção a idosos e deficientes também é ponto fraco na pesquisa. A acolhida a idosos tem bons índices apenas no que diz respeito a serviços, como as filas prioritárias em bancos. Já a mobilidade de pessoas com deficiência recebeu notas inferiores às da pesquisa de 2013 em todos os quesitos.

Administração pública – A população elegeu a saúde como o principal foco a merecer atenção da gestão municipal. A educação e a segurança foram outros dois temas relevantes. Apenas 19% dos cariocas avaliou o segundo mandato do Prefeito Eduardo Paes de forma positiva. A classe A é a menos insatisfeita. A Câmara dos Vereadores foi avaliada de forma bastante negativa, com 64% de notas ruim/péssimo (notas de 01 a 04) sobre o trabalho do legislativo.

Limpeza urbana – Cerca de 30% dos cariocas acreditam que a limpeza melhorou na cidade no último ano, quase 20% acham que as ruas estão mais sujas e 50% da população acreditam que a limpeza está igual há um ano. Para os moradores ouvidos, o principal responsável pela conservação da limpeza na cidade é o próprio carioca. Sobre coletiva seletiva, 56% dos entrevistados disseram separar corretamente o lixo.

Lixo zero – O projeto é novo e não estava nas pesquisas anteriores. Os cariocas estão divididos sobre a importância do programa para limpeza da cidade.

Meio ambiente – A avaliação da qualidade do ar, das águas de praias, rios e lagos praticamente não sofreu alteração em relação a 2013. Já a fiscalização da ocupação de parques e áreas verdes por favelas e moradias irregulares foi mais bem avaliada pelos cariocas do que na pesquisa anterior.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carioca está sem orgulho de sua cidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui