Cariocas entre o risco de assalto e as notícias sobre onde tem tiroteio - Diário do Rio de Janeiro

Cariocas entre o risco de assalto e as notícias sobre onde tem tiroteio

0
Hoje em dia já é comum, em diversos locais do mundo, observar pessoas caminhando nas ruas de olho no celular. Algumas checam as informações do smartphone dezenas de vezes por dia, em qualquer ambiente. É um novo hábito da humanidade.
No Rio de Janeiro, mesmo cautelosos, os cariocas também eram assim. Eram. Do “verbo já era”. Cada vez mais as pessoas escondem seus aparelhos, com medo de serem assaltadas. Os familiares aconselham: “guarde esse celular enquanto estiver na rua, meu filho. Não dê mole. Onde já se viu andar mostrando coisa cara por aí”. Passamos a viver como se a culpa fosse nossa de possuir o aparelho.
Contudo, o carioca está agora se acostumando a abrir uma exceção a esse cuidado e verificando no celular uma informação fundamental para o seu cotidiano: Onde Tem Tiroteio?
O OTT é um aplicativo que está crescendo meteoricamente, se espalhando pelos celulares do Rio, com uma proposta simples de alertar aos moradores da cidade, em tempo real, a partir de notícias vindas de informantes, sobre onde eles podem ser encontrados por uma bala supostamente perdida.
As estatísticas mostram que quase dois terços dos usuários da internet no celular utilizam sua conexão para, em algum momento do dia, verificar as novidades mais relevantes. No Rio de Janeiro, saber onde há tiroteios passou a fazer parte dessa coleta de notícias de cada um. É uma questão de sobrevivência.
Portanto, quando for sair de casa ou se estiver voltando do trabalho, verifique se há balas perdidas cruzando o seu caminho, mas não deixe de ter cautela, pois podem roubar seu celular enquanto você consulta o OTT. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. A que ponto chegamos…
Bruno Kazuhiro

Bruno Kazuhiro

Presidente at Juventude Democratas
29 anos, é formado em Direito pela UFRJ, Mestre em Ciência Política pelo IESP-UERJ e Presidente Nacional da Juventude do Democratas. Além disso, é coordenador de Juventude da União de Partidos Latino-Americanos e Presidente Adjunto da Juventude da União Democrata Internacional.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente