Cariocas querem prefeito com capacidade e eficiência administrativa

Pedro Paulo, Indio e Osório

Se comprovada uma pesquisa GPP divulgada pelo Ex-Blog do Cesar Maia hoje a eleição para prefeito do Rio em 2016 deve ficar entre três nomes, Índio da Costa (PSD), Carlos Osório (PSDB) e Pedro Paulo (PMDB).

Chega-se a essa conclusão pelo cruzamento de diversas pesquisas que mostram as prioridades dos cariocas sobre o que esperar do futuro prefeito a ser eleito em outubro. Segundo Maia, esse cruzamento mostrou que os eleitores irão votar em algo que eles acreditam que o futuro governo poderá resolver, ao invés do que ele acredita que seja o melhor para si, como cidadão.

Ou seja, o cidadão tem como prioridade para sua vida a questão X, mas ele sabe que o governo não vai ou não tem como resolver o X, logo, ele usa como causa para o voto o que ele acha que o governo pode/vai resolver, que é o problema Z. Então ele vota pensando em Z, apesar de preferir X.

Mas então você se pergunta, Índio, Osório e Pedro Paulo? Sim, afinal, Índio já foi Administrador Regional de Copacabana e Leme, Administrador do Aterro do Flamengo e Secretário de Administração na gestão de Cesar Maia, quando Prefeito. Osório foi Secretário de Transportes do estado e do município (Pezão e Eduardo Paes, respectivamente), além de Secretário de Conservação da Prefeitura, na gestão Paes. Por fim, Pedro Paulo foi Sub Prefeito da Barra,  também com Cesar Maia e Secretário da Casa Civil e de Governo dos dois últimos mandatos de Paes. Logo, é de se esperar que todos eles tenham bastante capacidade e experiência administrativa, exatamente o que foi apontado pelo GPP, um renomado instituto de pesquisas.

Segundo o Ex-Blog de Maia, o que mais irá influenciar o voto, após a análise das pesquisas do GPP, é a “Capacidade e Eficiência Administrativa” e logo, as “Obras de Urbanização e Infraestrutura”. Em terceiro lugar, mas bem atrás, vem a questão da saúde.

Por incrível que pareça, a geração de empregos é o último tópico capaz de influenciar o voto, seguido do trânsito e da segurança pública – os principais temas do momento, já que estamos em crise econômica, o trânsito não anda e a segurança pública não existe mais. O problema da mobilidade – algo que  Prefeitura tem ingerência dieta – já é tão crônico que o cidadão carioca não espera mais uma solução a curto e médio prazo.

Depois disso tudo, candidatos como Bolsonaro e Freixo ficam para trás, sem grandes perspectivas de vitória.

Deixe seu comentário

Antônio Mariano11 Posts

cientista político e mestre em administração pública pela FGV. Carioca da gema, sofredor do Botafogo e trabalha na Câmara dos Vereadores. Além disso também é Presidente da Juventude Democratas Carioca e Coordenador Nacional de Formação Política, também da Juventude Democratas.

190 Comentários

  • David Soares Reply

    29 de julho de 2016 at 04:25

    Nossos políticos são bem ruins. Sem muito preparo, sem formação, para ocupar cargos públicos que necessitam de um perfil mais administrador, até mesmo de um economista, porque não vale por alguém que faça absurdos financeiros, erros administrativos, que são a cara do freixo, do Bolso, e da feghalli então nem se fala.
    Tá brabo votar.

  • Victor Cristiano Reply

    28 de julho de 2016 at 05:57

    “Cariocas querem prefeito com capacidade e eficiência”
    AHAHHAHAAUHAUAHUAHUAHAU
    Só um imbecil pra acreditar nessa matéria totalmente tendenciosa. Enfim, não vejo capacidade e eficiência em NENHUM dos 3

  • Luciano Almeida Reply

    27 de julho de 2016 at 23:21

    Exatamente! Pelo que tenho lido, Parece que o Índio tem um certo diferencial. Enquanto o candidato do PSC quer armar a guarda municipal, como base do seu plano de governo do Município…

  • Barbara Cristini Reply

    27 de julho de 2016 at 21:33

    Gente só lembrando:
    Bolsonaros não são salvadores da pátria, ok?!
    Bora pôr os pés no chão.
    Discurso e promessas todos fazem. Acordem pra vida!
    Procurem resultados efetivos dos candidatos. Votar apenas pelo discurso vai dar (mais) merda.

  • Jéssica Rodrigues Reply

    27 de julho de 2016 at 21:31

    Esse é Pedro Paulo, Secretário Chefe da Casa Civil e braço direito do prefeito Eduardo Paes. Em 2016 será candidato a prefeito do Rio de Janeiro. Em 2013, antes da greve histórica dos profissionais da educação, foi tentado diálogo com ele sobre aumento salarial, já que há anos não tínhamos. A resposta dele foi mais uma motivação para a greve…
    Agora, Pedro Paulo, não venha pedir nosso voto, porque nossa resposta será a mesma:

    PODEMOS, MAS NÃO QUEREMOS E NEM FAREMOS!!!

  • Barbara Cristini Reply

    27 de julho de 2016 at 21:28

    Eu preferia o Molon, mas sabendo como funciona (mal) o eleitorado carioca, sei que, infelizmente, ele não tem muita chance de ganhar.
    Carioca acha que é malandro, mas adora ser enganado.

  • Barbara Cristini Reply

    27 de julho de 2016 at 21:26

    Eficiência:
    Osório e os trilhos inacabados do bonzinho de Sta Teresa.
    Pedro Paulo: a ciclovia que caiu, o elevado desmontando.
    Índio da Costa: um bon vivant que adora onstentar passear de lancha e helicóptero.
    Ah, me poupe!

  • Luiz Barros Reply

    27 de julho de 2016 at 17:51

    Aí meu povo,vamos votar com sabedoria,escolham entre os que não tenham rabo preso,envolvimento com a corrupção, etc,depois não adianta reclamar,o poder está em nossas mãos.

  • Leandro Rodrigues Reply

    27 de julho de 2016 at 15:29

    O povo ainda vacila pra caramba na hora do voto… Mas o número de pessoas inconformadas com a atual demanda de corruptos está aumentando. Nenhum desses 3 vão levar, a menos que seja na picaretagem com essa urna eletrônica sem controle.

  • Daniel Calmon Feitoza Reply

    27 de julho de 2016 at 14:21

    O que dizer de uma fonte que é o “Ex-blog do César Maia”?

    No mais, aposto do Marcelo Freixo, por ser o candidato mais coeso, de um partido que não recebe dinheiro de empresas privadas e tem propostas que dialogam com a população.

    Como vi uma outra pessoa comentando que “nunca viu” as propostas do candidato, segue para que as pessoas possam se informar e tirar as próprias conclusões:

    http://www.marcelofreixo.com.br/category/acompanhe/

    E um matéria de 2012, com um resumo das propostas na época:

    http://opiniaoenoticia.com.br/noticia/prefeitura-do-rio-de-janeiro-propostas-de-marcelo-freixo/

  • Felippe Rocha Reply

    27 de julho de 2016 at 14:21

    Imprensa vendida. Todo mundo sabe q o mais cotado é o Bolsonaro, mas vcs insistem em dizer q é o Luiz Bate em Mulher Paulo. Ven cá, vcs ainda não perceberam q as pessoas não são mais idiotas?

  • Ivan Bloch Reply

    27 de julho de 2016 at 14:06

    Quero alguém que melhore a segurança. Prenda bandidos e proteja a sociedade. Bolsonaro!

  • Marilene Guimaraes Reply

    27 de julho de 2016 at 12:38

    Nenhum dos três prestam para nada. Vamos virar a página. Só votar em quem nunca foi candidato. Estes três são farinha do mesmo saco e envolvidos com os esquemas atuais de propinas. Chega!

  • Matheus Santos Reply

    27 de julho de 2016 at 12:23

    o que significa isso? a é esqueci é medo do Flávio Bolsonaro ganhar as eleições kkkkkkkkkkk então irão permanecer com medo!

  • Roxane Oliveira Reply

    27 de julho de 2016 at 11:46

    Simplesmente porque Freixo e Bolsonaro prometem investir em segurança pública, quando, na verdade, essa é uma responsabilidade do governo do estado e não da prefeitura. Eu votaria na Carmen Miguelles, a única administradora que não tem ligação com o PMDB.

  • Gláucia Galvão Reply

    27 de julho de 2016 at 10:52

    Não sei o que é pior: a matéria tendenciosa, alguns falarem que vão votar no filho do capeta e outros (e outras!) declarando voto pro agressor de mulheres.

  • Jose Dos Santos Santos Reply

    27 de julho de 2016 at 09:50

    São todos iguais,mais não podemos esquecer que o tal de Pedro Paulo adora bater em mulher,mais a mulher parece gostar de apanhar,uma sem vergonha.

  • Rodolfo Koeller Rodrigues Vieira. Reply

    27 de julho de 2016 at 06:41

    Marcelo Crivella foi Ministro de Estado da Pesca e Aquicultura por mais de anos, além de ser senador desde 2002.

    Foi missionário na África por quase dez anos, e criou o Projeto Nordeste.

    É um excelente político. Podem até dizer que o cara é preposto do Bispo Macedo, bla bla bla, mas COMPETENTE ele é, isso não dá para negar.

    Já que o post fala de COMPETÊNCIA (capacidade e eficiência administrativa, conforme o título), então sejamos justos e vamos incluir o nome de Marcelo Crivella nessa lista.

    Repito: competente (capaz) ele É, com toda a certeza!!!!!

  • Thiago Rachid Reply

    27 de julho de 2016 at 05:07

    Os cariocas querem Cesar Maia então. Mas, ele não é candidato a prefeito.

  • Anna Maria Reply

    27 de julho de 2016 at 05:02

    pEDRO pAULO? deus me livre! VAI BATER NAS FUNCIONÁRIAS TODAS.

  • Carlos Carvalho Reply

    27 de julho de 2016 at 04:48

    Cara muito improvável isso. Pedro Paulo (fora) Osório (talvez) índio (pouco provável)

  • Amanda Rodrigues Reply

    27 de julho de 2016 at 04:16

    Lembrando que Pedro Paulo deu uma surra em sua mulher .
    Menos 1 candidato

  • Diego Mustaine Reply

    27 de julho de 2016 at 04:13

    to indo embora no fim do ano que se foda nao to nem ai cariocas burros do caralho tem q se fuder mesmo eu me sinto muito envergonhado de ter nascido aqui no rio

  • Luciene Branca Santana Reply

    27 de julho de 2016 at 03:59

    Nenhum deles. Bada do que está aí é bom o suficiente, precisamos de caras novas e competentes, URGENTE!

  • Felipe Cavalcanti Reply

    27 de julho de 2016 at 03:39

    Podem até ter experiências como administradores só não são boas experiências, Aterro estava largado na gestão do Índio, a divisão do ônibus e a péssima ideia de implementação de troncal e integrada com péssima sinalização de mudança pra ajudar os empresários de ônibus com a ajuda do Osório, e Pedro Paulo por favor né, amigão ta enfrentando acusação de agressão a mulher dele..

  • Denize Nogueira Reply

    27 de julho de 2016 at 03:32

    Um resumo de um blog em outro blog … Preguiça
    Vamos pensar de verdade!

  • Leonardo Cardoso Ferreira Reply

    27 de julho de 2016 at 02:44

    Flávio Bolsonaro. Hahahahahahahaha

  • Renard Patricio Reply

    27 de julho de 2016 at 02:39

    Nao voto em nenhum deles… muito tedenciosa essa materia !!!!

  • Osmar Calixto Reply

    27 de julho de 2016 at 02:35

    Pessoal não consegue nem interpretar o que a postagem quer dizer, imagina votar…

    A PESQUISA DIZ O QUE O CARIOCA ESPERA DE UM PREFEITO, E BASEADO NISSO A PÁGINA CITA OS CANDIDATOS QUE TEORICAMENTE SE ENCAIXAM NESSE PERFIL, SÓ ISSO…

    Se levarmos em conta que antes, em 20 anos o César Maia governou por 16 e o Conde (indicado por ele) os outros 4.
    Em seguida, entrou o Paes (cria do César Maia) que ficou por 8 anos…

    São 28 com o mesmo estilo de governo.

    A tendência eu diria seria ser eleito o Índio (outra cria do César) ou o Pedro Paulo, (candidato indicado)…
    Vamos ver…

  • Arnaldo Assis Reply

    27 de julho de 2016 at 02:32

    Pedro Paulo batedor de mulher e integrante da Quadrilha do Cabral, Osório não !

  • Rodrigo Carvalho Reis Reply

    27 de julho de 2016 at 02:31

    Será que o povo é tao estúpido que se deixa influenciar por uma postagem como essa? Que decepção ver esse bom veículo de comunicação fazendo propaganda barata de candidatos.

  • Valerio Barreto Santos Reply

    27 de julho de 2016 at 02:27

    Só os idiotas se deixarão levar pela publicação desse post, só apontaram safados

  • Lidia Teixeira Reply

    27 de julho de 2016 at 02:26

    Reportagem nada tendenciosa heim!!!! Até pq as pesquisas dizem outra coisa, ambas apontam dois candidatos péssimos, os piores possíveis, a vitória mas…
    Sabe o que tá parecendo que a atual gestão aceita, ou quer, que um desses três aí ganhem para continuar o grande trabalho de Eduardo Paes #sqn

  • Valerio Barreto Santos Reply

    27 de julho de 2016 at 02:26

    CRIVELLA PORRA

  • Juliana Cascardo Tavares Reply

    27 de julho de 2016 at 02:24

    Na minha avaliação Pedro Paulo é o melhor. Gestão eficiente!

  • Afonso Cego Reply

    27 de julho de 2016 at 02:21

    Só Bolsonaro salva

  • Evandro Contreiras Correa Reply

    27 de julho de 2016 at 02:20

    Bolsonaro so vai de nome e Freixo até agora não apresentou porra nenhuma de proposta, e olhá que ele já esta anos tentando, ja é segunda vez, a primeira não apresentou, e essa ainda não, acho que Pedro Paulo vai sair na frente, pois o Paes focou bem nas áreas mais largadas e pobre, como Zona Oeste

    lógico que falta mto, mas houve uma grande mudança

  • João Paulo Andrade Sousa Reply

    27 de julho de 2016 at 02:14

    Capacidade administrativa que Sérgio Cabral e pezao também diziam ter?

  • Itamar Sant'anna Reply

    27 de julho de 2016 at 02:08

    Essa pesquisa ta errada .eu não vou voltar em nenhum deles.

  • Marisa Oreiro Reply

    27 de julho de 2016 at 02:05

    Osório

  • Leo Noelma Reply

    27 de julho de 2016 at 02:04

    Kkkk pesquisa tendenciosa e a pedido de César Maia que apoia os três por trás dos panos.

  • Marina Maior Reply

    27 de julho de 2016 at 02:04

    Nossa…que tristeza

  • José Nunes Reply

    27 de julho de 2016 at 02:03

    Crivella não se segura até as eleições devido aos ataques por causa da sua ligação com a universal, Índio da Costa teria força se continuasse com o DEM e aliado de Paes, no PSD, com pouco tempo na TV, não dará liga e Osório é o PSDB que é fraco demais aqui no Rio não vai conseguir nada. Com a máquina na mão e mesmo com toda polêmica envolvendo seu nome, Pedro Paulo tem grandes chances de vencer.

  • Leo Noelma Reply

    27 de julho de 2016 at 02:02

    Porque não o Crivela?

  • Evio Júnior Reply

    27 de julho de 2016 at 02:01

    Kkkk de quem é essa pesquisa.. CE LOKO. .. nao voto em Nenhum desses!

  • Diogo Côrtes Reply

    27 de julho de 2016 at 01:58

    Sou carioca, eu e minha família iremos votar no Flávio bolsonaro

  • Marcelo Almirante Reply

    27 de julho de 2016 at 01:57

    O carioca vota pela cor dos olinhos, e sempre no pior candidato. Votam na emoção e sofrem na razão.

  • Marcello Martins Reply

    27 de julho de 2016 at 01:55

    O mais cotado é o FLÁVIO BOLSONARO, filho de Jair Bolsonaro!

  • Mateus Barcellos Reply

    27 de julho de 2016 at 01:54

    #FlávioBolsonaro2016

  • Diogo Reply

    27 de julho de 2016 at 01:54

    Estamos mal de candidatos hein…

  • Victor Grinbaum Reply

    27 de julho de 2016 at 01:54

    Qualquer coisa, menos Freixo!

  • Luiz Antonio Reply

    27 de julho de 2016 at 01:54

    Já querem escolher o candidato do povo que não é nenhum desses três.

  • Fernando Soído Reply

    27 de julho de 2016 at 01:52

    Aham, Cláudia…

  • Daniel Muhammed Abdul Absjali Reply