Carnaval 2016 é só de Jazz na Lavradio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Carnaval 2016 é de Jazz na Lavradio

Não gosta de samba e vai ficar no Rio? Então deixa eu te dizer que você vai ter o que fazer, sim! Nos dias 06, 07, 08 e 09 de fevereiro, acontece na Rua do Lavradio pelo quarto ano consecutivo, o ‘Lavradio Jazz Fest’, a partir das 13h. O evento é produzido pelo Grupo Scenarium em parceria com a cervejaria Heineken.

A programação gratuita inclui dois shows por dia. Oito grupos vão se revezar em um palco montado em frente ao Restaurante Santo Scenarium (Rua do Lavradio, número 36), apresentando o melhor do jazz dixieland, criado entre os anos de 1910 e 1920, em New Orleans. O estilo é uma das marcas do Mardi Gras, carnaval da cidade americana e uma das festas populares mais famosas do mundo.

Quando idealizamos o festival, em 2012, nossa ideia era trazer o espírito do carnaval de New Orleans para o Rio de Janeiro. Lá é, sem dúvida, a cidade que mais se assemelha ao Rio de Janeiro nesse quesito, e não à toa, muita gente traça um paralelo entre o nascimento do samba aqui, com o nascimento do jazz naquela cidade. Fazer jazz de New Orleans no carnaval do Rio é muito mais óbvio do que pode parecer“, explica Thiago Espósito, produtor musical do festival.

Advertisement

Pao-do-Ouvidor

No Centro do Rio? Passa no Paço!

Programação:

Sábado, 06

13h – Quinteto Rádio Swing: O cantor, guitarrista e arranjador norte-americano Mark Lambert lidera seu quinteto formado por grandes instrumentistas brasileiros. O grupo toca Jump Swing, fusão entre Jazz e Rhythm & Blues popularizado nos anos após a Segunda Guerra Mundial por Louis Jordan, Ray Charles e Louis Prima. O gênero junta a espontaneidade do Jazz improvisado com os rítmos dançantes de R&B. Com sucessos como, “Let the Good Times Roll” (Ray Charles), “Caldonia” (Louis Jordan) e “Jump, Jive an’ Wail” (Louis Prima). Alem disso, Mark Lambert & Quinteto Radio Swing toca as melhores músicas dançantes do R&B e Soul Americano.

16h – Dolls and Dames New Orleans Band: As duas mais consagradas cantoras de jazz da noite carioca, Indiana Nomma e Alma Thomas se unem para montar um quinteto que presta homenagem às cantoras nascidas em Nova Orleans que fizeram parte do cenário musical durante os anos 30, 40, e 50. Indiana Nomma é Hondurenha e viveu no México, Portugal, Nicarágua, Alemanha e Brasília. Há 5 anos no Rio de Janeiro, conheceu a grande cantora de jazz nova-iorquina Alma Thomas, radicada no Brasil há 11 anos. O gosto pelos mesmos estilos musicais e a afinidade natural que houve entre seus timbres vocais, fez com que a parceria na cidade maravilhosa tenha se tornado uma referência de qualidade para os jazzófilos cariocas. Dentre as homenageadas, estão The Boswell Sisters, Mahalia Jackson, Irma Thomas e Sweet Emma Barret.

Domingo, 7

13h – Manouche Carioca: O jazz cigano, com sua sonoridade alegre e pulsante, invade o Carnaval trazendo a atmosfera retrô dos anos 30. O grupo nasceu da paixão de seus integrantes pelo Gypsy Jazz, estilo de música surgido nos anos 30, capitaneado pelo guitarrista Django Reinhardt. O Manouche é formado por: Thiago Di Sabbato (violão la pompe) Yuval Ben Lior (violão manouche) Tibor Fittel (acordeon) Marcos Luz (baixo) João di sabbato (bateria).

16h – All That Jazz Band: A All That Jazz Band é a mais antiga banda do Rio de Janeiro especializada no Hot Jazz, o estilo vibrante de New Orleans. O grupo foi criado em 1990, com o apoio do escritor e baterista amador, Fernando Sabino, que era um aficcionado do Jazz de New Orleans. Neste show o grupo apresenta grandes sucessos como La Cucaracha, Syboney, Tequila, Cielito Lindo, Frenesi, Perdido, entre outros.

Segunda-feira, 8

13h – São Jorge Brass Band: Na segunda de Carnaval, o São Jorge Brass Band, capitaneado pelo trompetista inglês Tom Ashe, leva a tradição do Carnaval de rua de New Orleans para o Rio de Janeiro. Primeiro e único bloco de jazz, o grupo executa o melhor do ritmo, incluindo também o Ragtime e o Charleston.

16h – Monte Alegre Hot Jazz Band: O grupo de “Traditional Jazz” nasceu no Rio de Janeiro em 2009. Seus integrantes de diversos países (Brasil, Chile, Estados Unidos e Inglaterra) participam ativamente da cena musical contemporânea carioca. O repertório é formado por arranjos de temas famosos compostos durante as primeiras décadas do século 20, como “Royal Garden Blues”, “That’s a plenty” e “Bourbon street parade”, somados a eternos clássicos como “When the Saints go marching in” e “Hello Dolly”. Sua formação acústica típica de uma banda de rua de New Orleans traz ao grupo uma sonoridade característica do gênero.

Terça-feira, 9

13h – Roda Romani: Com uma formação de quinteto especialmente montada para os fuliões jazzófilos. O grupo é o pioneiro de jazz manouche do Rio. Liderado pela talentosa violinista Carol Panesi sua formação e repertório é incomum no cenário carioca. Eles tocam a vertente do jazz criada na França pelo guitarrista cigano Django Reinhardt e seu parceiro, o violinista francês Stephano Grapelli. O jazz manouche, ou o jazz cigano, como é conhecido, é ritmicamente rico e animado e bebeu na fonte do jazz de New Orleans. As interpretações são intensas e o repertório é cuidadosamente lapidado. Temas como Minor Swing, Basin Street Blues, Djangology, Sweet Georgia Brown e Nuages não podem faltar no repertório.

16h – Orleans Original Jazz Band: O sexteto surgiu em 2010, idealizado pelo produtor musical Thiago Espósito, para trazer o jazz de New Orleans ao público do centro do  io de Janeiro, que aos poucos via a cena do jazz crescer na cidade, mas não tinha acesso ao subgênero mais divertido do jazz. No repertório, clássicos do jazz de New Orleans como When The Saints Go Marching In, You Are My Sunshine, Hello Dolly e Sweet Georgia Brown.

Serviço

Lavradio Jazz Fest
Dias: 06, 07, 08 e 09 de fevereiro de 2016
Palco montado na Rua do Lavradio, em frente ao Restaurante Santo Scenarium (nº 36). Telefone para informações: (21)3147-9007
Horário: 13h às 18h30
Grátis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carnaval 2016 é só de Jazz na Lavradio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui