Carnaval no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Bola PretaTodos os anos a cidade do Rio de Janeiro respira alegria, durante os cinco dias em que a folia está no ar. Os cariocas deixam de lado seus problemas e obrigações e curtem um espetáculo de dança e magia, esse é o tão conhecido Carnaval Carioca. O ponto principal da festa e o com maior visibilidade é o desfile das escolas de samba na Marquês da Sapucaí, porém as programações oferecidas nesse tempo de carnaval no Rio de janeiro agradam não só os foliões de escolas, mas sim todos os amantes da folia em si. Os blocos de ruas estão espalhados desde a Zona Norte até a Zona Sul (já viu a agenda dos Blocos 2014 no Rio de Janeiro), e comandam a folia de cariocas e turistas. Os mais tradicionais entre tantos que fazem a alegria da galera são os Cordão da Bola Preta, Sovaco de Cristo e Largo do Machado Mas Não largo o Copo. O Rio de Janeiro é a cidade com maior tradição no carnaval de rua atualmente, e foram esses blocos de rua que abriram caminho para o sucesso das escolas de samba.

Todos aqueles que se dizem foliões não se contentam apenas com o desfile das escolas de samba na avenida, eles saem às ruas, atrás de blocos ou bandas. Essas ações preservam a essência do verdadeiro carnaval no Rio de Janeiro. Estes blocos surgiram de formas espontâneas, normalmente em reuniões de amigos, que na maioria dos casos estavam insatisfeitos com o atual carnaval de rua. Hoje eles estão mais organizados com camisetas para os membros, a disputa do enredo e eleição do melhor samba. Além das pessoas que gostam deste tipo de carnaval os blocos arrastam às ruas importantes nomes da música, famosos como Aldir Blanc, Martinho da Vila e Beth Carvalho.

A história do carnaval no Rio de Janeiro está diretamente relacionada com os bondes, há muito tempo atrás, quando eles ainda eram um meio de transporte, os velhos bondinhos faziam parte das alegorias para o carnaval. Hoje em dia eles rodam apenas por Santa Teresa, mas mesmo assim ainda são peças fundamentais nos desfiles informais dos blocos de rua. Estes blocos são formados por vários grupos de músicos e durante todos os dias de festa eles saem para as ruas. Alguns deles, porém não revelam a data precisa que irão partir justamente para não atrair um grande publico nas ruas, já que as do bairro são muito estreitas e não suportam multidões. Mas esse objetivo nunca é alcançado e os blocos Carmelitas, Céu na terra e Songorocosongo são os mais requisitados por possuírem uma maior fama no Rio de Janeiro.

Advertisement

O bloco Carmelitas, em Santa Teresa, tem o seu nome tirado de uma homenagem ao Convento das Carmelitas, daquele mesmo bairro. Segundo dizem os entendedores do carnaval, uma freira ficou impressionada com o carnaval de Santa Teresa, que é conhecido como um dos melhores carnavais no Rio de Janeiro, e fugiu do convento pulando o muro  só retornando na quarta-feira de cinzas. Este bloco é bastante tradicional e realiza seus desfiles, pelas ruas estreitas do bairro, a quase 20 anos.

O Bola Preta é uma banda muito tradicional e popular do Rio de Janeiro e graças as suas letras de canções boêmias acabou tornando-se o bloco mais favorito de quem busca o carnaval no Rio de Janeiro. O bloco usa em seus foliões uma roupa considerada oficial, e todos que quiserem aderir ao desfile deverá usa-la, essa roupa é branca com as bolas pretas. O Cordão Bola Preta é o bloco mais antigo do carnaval de rua do Rio de Janeiro, ele já embala os foliões a quase 94 anos e no ano passado levaram as ruas mais de um milhão de pessoas durante todo o desfile.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carnaval no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui